segunda-feira, 12 de julho de 2021

EJA-----Atividade de Recuperação de Matemática 3º SA-------Prof.º André Luís

 Recuperação para alunos do 3SA - Atividade de Matemática – Professor André Luís

Atividade de RECUPERAÇÃO de Matemática sobre Diagrama da árvore e Princípio Fundamental da Contagem para alunos do 3SA. Responder a atividade até 15/07

Confira nos links abaixo a sugestão de vídeo do Centro de Mídias São Paulo (CMSP) antes de responder a atividade proposta. 

Anotar a resolução no caderno e enviar para  o e-mail andrecruz@prof.educacao.sp.gov.br


11/11 - 3ª série EM - Matemática - Princípios da contagem e diagrama de árvore

https://www.youtube.com/watch?v=phNXcToQvxQ&t=663s 


04/11 - 3ª série EM - Matemática - Princípio fundamental da contagem: Parte VI

https://www.youtube.com/watch?v=Koz2a7-GvW4&t=1211s 

Objetivos:

Compreender a ideia do princípio aditivo e multiplicativo da contagem e diferenciar os dois princípios.

Construir o diagrama de árvore.

O Diagrama de Árvore é utilizado quando temos que encontrar todas as combinações entre todos os elementos de conjuntos diferentes.


QUESTIONÁRIO PARA RECUPERAÇÃO 

Anotar a resolução no caderno e enviar para  o e-mail andrecruz@prof.educacao.sp.gov.br


Questão 1

Construa um diagrama de árvore para a seguinte situação:

‘’Lançar uma moeda não viciada, ou seja, com duas faces distintas, duas vezes”.

Faça o desenho do diagrama no caderno e envie a resposta junto das outras questões.


Leia antes de responder a Questão 2)

O Princípio Multiplicativo, também chamado Princípio Fundamental da Contagem (PFC), é utilizado quando temos que encontrar todas as possibilidades entre todos os elementos de conjuntos diferentes. 

Seja um conjunto com n elementos e outro conjunto com m elementos, o total de possibilidades será n m. Isso é comprovado pelo Diagrama de Árvore.


Questão 2

Miguel ganhou um boné de seu pai como presente. Como ele não gostou do boné, decidiu ir até a loja para trocá-lo. Chegando na loja, a vendedora lhe informou que poderia trocar o boné dentre as seguintes peças disponíveis: quatro camisetas de cores distintas e três bermudas de cores distintas.

Com base nas informações, determine:

De quantas maneiras diferentes Miguel pode escolher uma camiseta e uma bermuda


Questão 3 

Considere que A, B e C são três cidades distintas. De quantas maneiras uma pessoa pode sair da cidade A e chegar a C, passando por B? 

  1. 12 

  2. 144


Questão 4


Considere que A, B e C são três cidades distintas. De quantas maneiras uma pessoa pode sair da cidade A até C, retornando para A por um caminho diferente da ida, tanto de A para B quanto de B para C?

  1. 12 

  2. 72 

  3. 144

Princípio Fundamental da Contagem - Parte VI

Princípio Fundamental da Contagem

Objetivos da aula

Compreender e utilizar o princípio multiplicativo da contagem em situações-problema. 

Utilizar o princípio multiplicativo e o princípio aditivo da contagem na resolução de problemas.

Questão 5

Carlos participará de uma gincana na escola e a equipe ganhadora terá direito de escolher o projeto que receberá doações. Ganhará a gincana a equipe que conseguir fazer o maior número de combinações com as roupas doadas por uma cadeia de lojas:

seis camisetas, três calças, dois pares de tênis. De quantas maneiras distintas a equipe de Carlos poderá combinar as roupas? Use o PFC.

Questão 6

De quantas maneiras podemos escolher um capitão, um imediato e um cozinheiro de bordo de uma tripulação composta por 15 homens?

Resposta: Um capitão, um imediato, um cozinheiro de bordo Tripulação = 15 homens.

P = 15 14 13 = 2.730


Questão 7

Carla tem 9 blusas, 6 saias e 4 sapatos. Considerando a quantidade de combinações diferentes que ela pode fazer com essas peças, pode-se afirmar que Carla terá:

  1. Exatamente 215 combinações possíveis.

  2. Um número de possibilidades entre 220 e 360.

  3. Um número de possibilidades maior que 360.

  4. Um número de possibilidades entre 200 e 220.

  5. Um número de possibilidades menor que 200.


Questão 8

Quantos são os números ímpares de três algarismos e começados por um algarismo par?


Questão 9

Ângela confecciona bolsas e promete exclusividade às suas clientes. Ela dispõe de 5 diferentes tipos de fecho, 3 diferentes tecidos para a bolsa e 4 pedras a serem utilizadas como o toque final.

Além disso, ela consegue fazer 3 modelos distintos de alça. Quantas bolsas, no máximo, Ângela confeccionará até que ela modifique suas disponibilidades?

Questão 10

III) Observe os algarismos a seguir: 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

A quantidade de números de três algarismos distintos que se pode formar é:

  1. 30.

  2. 60.

  3. 90.

  4. 120. 

  5. 150.