O acesso ao cinema é um direito de todos ?
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CINEMA NO BRASIL - REDAÇÃO -
De acordo com a Constituição Federal de 1988, todo cidadão brasileiro tem o direito de acesso ao lazer e ao entretenimento. Todavia, tal direito não é efetivo, haja vista que grande parte das pessoas não tem acesso à contemplação cinematográfica. Diante disso, convém analisar as causas, consequências e possível solução acerca da problemática.
Mormente, faz-se necessário apresentar a estrutura desigual do cinema. Com o advento do mundo globalizado, cresceu-se exponencialmente o número de salas de cinema e mecanismos de streaming, como a Netflix. Entretanto, esse crescimento não chegou a todos os cidadãos. De acordo com estudo divulgado no portal de notícias G1, a maioria dos cinemas estão concentrados nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. Além disso, segundo análise do IBGE, cerca de 60 milhões de brasileiros não têm acesso à internet, o que impossibilita a utilização de streaming. Depreende-se, portanto, que em um país onde vigora uma Constituição Cidadã, é inaceitável que permaneça uma estrutura cultural de poucos.
Outrossim, urge analisar os efeitos dessa situação. Mediante a teoria de Arthur Schopenhauer, importante pensador da filosofia pessimista, a contemplação artística é a maneira mais eficaz dos indivíduos fugirem dos problemas e da realidade problemática do cotidiano. Dessa maneira, ao negligenciar o acesso à produção artística do cinema, vigorará uma série de problemas psicológicos, pois impossibilitará os indivíduos de possuírem uma rotina menos desgastante; algo grave, que merece mais importância das pessoas.
Assim sendo, medidas precisam ser tomadas a fim de solucionar a adversidade. O Governo Federal, em ação conjunta ao Ministério da Cultura, deve incentivar a abertura de novas salas de cinema em regiões menos urbanizadas, por meio de subsídios a empresas de cinema. Com a união entre a iniciativa pública e privada, o acesso ao cinema será mais abrangente e as empresas terão mais liberdade fiscal para atuarem nessas regiões. Espera-se, com isso, que todos os brasileiros tenham acesso às atividades lúdicas, assim como garantido na Constituição vigente.
" Todavia, tal direito não é efetivo, haja vista que grande parte das pessoas não tem acesso à contemplação cinematográfica. Diante disso, convém analisar as causas, consequências e possível solução acerca da problemática.
Localize no texto as passagens que são identificadas nas palavras abaixo :
As causas,
Consequências
Possível solução .