Atividade de Geografia 6ª Séries – 4º Bimestre – Atividade 5
Semana de 16/11/2020 a 20/11/2020
Data de Entrega do Trabalho: 27/11/2020
Professor: Geraldo Pereira Chagas
Habilidade: (EF06GE10) Explicar a importância dos solos para a manutenção da vida, identificar os fatores de formação, tipos e usos e relacionar com permeabilidade e a disponibilidade de água, em diferentes lugares e tempos.
Unidade Temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida.
Objeto de conhecimento: Biodiversidade e ciclo hidrológico.
Biomas brasileiros
Mata Atlântica
Cerrado
Caatinga
Amazônia
Pampa
Pantanal
Sondagem
Qual a importância dos solos para o desenvolvimento humano, animal e das plantas?
Você sabe o que é pedologia?
Solos
O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins), que desgastam as rochas em forma lenta no relevo da terra.
O processo de formação do solo é lento e paciente. Saiba que são necessários cerca de 400 anos para se formar 1 cm de solo.
Não é fácil definir solo porque, além de ser um material complexo, a definição necessariamente precisa levar em conta sua utilização. Para o geólogo, por exemplo, o solo é o produto de alteração das rochas; para um arqueólogo, o meio me que ficam preservados registros de civilizações passadas; para o agrônomo ou agricultor, onde crescem as plantas; para um engenheiro, o material em que serão fixados as fundações de uma construção; para um hidrólogo, um meio em que se armazena água subterrânea.
Para evitar esse empobrecimento do solo, é importante fazer a rotação de culturas, que nada mais é do que alterar o plantio de diversas culturas numa mesma área, de uma safra para outra. Na rotação de culturas, os agricultores plantam uma leguminosa, como a soja, por exemplo, e, no ano seguinte, plantam no lugar dela (depois de uma colheita, é claro) outra cultura, como milho ou algodão.
Outro aspecto importante, que o agricultor deve respeitar, é o tipo de cultivo mais adequado para casa região. Em áreas de morros, os plantios de florestas e de culturas perenes (como o café e a laranja), que necessitam de revolvimento do solo, são mais indicados. Já para as áreas planas, a produção de grãos é mais indicada, visando a reduzir a erosão do solo e a contaminação dos rios.
Horizontes
A estrutura de um solo compreende várias camadas horizontais diferentes em cor, textura, composição, entre outras. Cada uma dessas camadas é um horizonte do solo, e seu conjunto constitui o que se chama de perfil do solo. A delimitação dessas camadas é feita visualmente no campo pelo pedólogo, o especialista em solos.
Horizonte O – Formado pela matéria orgânica em vias de decomposição, razão da sua cor escura.
Horizonte A – Zona com mistura de matéria orgânica e substâncias minerais e bastante influência do clima e alta atividade biológica.
Horizonte B – Caracterizado pela cor forte e pela acumulação de argilas procedentes dos horizontes superiores e também de óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio.
Horizonte C – Mistura de solo pouco denso com rocha-matriz pouco alterada.
Horizonte D – Rocha matriz sem alteração.
Entre os horizontes A e B, é possível, às vezes, delimitar um horizonte E, caracterizado pela remoção de argila, matéria orgânica e óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio, que vão se acumular no horizonte logo abaixo.
Atividade
Há muitas ou poucas classificações de solos no Brasil? Comente sua resposta.
Quais problemas podem ser associados ao empobrecimento do solo?
Qual é o nome dado para o especialista em solos?
Cmsp:
https://www.youtube.com/watch?v=k8GbU8dYIks&ab_channel=6oanoEF-CMSP