segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Química ----EJA (2SA, 2SB, 2SC, 2SD) -----Prof.º Everton----

 ATIVIDADE DE QUÍMICA    EJA  (2SA, 2SB, 2SC, 2SD) REFERENTE A SEMANA DO DIA 16/11/2020 À 27/11/2020

2º BIMESTRE


NOME: ______________________  Nº: _________   SÉRIE: _________

DATA: __________________     PROF. EVERTON

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evertonlara@professor.educacao.sp.gov.br

ENTREGAR ATÉ 27/11

EXERCÍCIOS SOBRE A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA

O modelo atômico, iniciando-se com o de Dalton, fez a Química progredir. Alguns cientistas que contribuíram para o seu desenvolvimento foram Thomson, Rutherford e Bohr. 

QUESTÃO 1

O primeiro modelo científico para o átomo foi proposto por Dalton em 1808. Este modelo foi comparado a:

a)      Uma bola de tênis;

b)      Uma bola de futebol;

c)       Uma bola de pingue-pongue;

d)      Uma bola de bilhar;

e)      Uma bexiga cheia de ar.

 

QUESTÃO 2

Relacione os nomes dos cientistas e filósofos apresentados na coluna à esquerda com suas descobertas na coluna à direita:

a)      Demócrito                         (   ) Descobridor do nêutron.

b)       Thomson                          (   ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.

c)       Rutherford                        (   ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.

d)      Dalton                                 (   ) Foi o primeiro a utilizar a palavra átomo.

e)      Chadwick                            (   ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao Sistema Solar.

QUESTÃO 3

(UFTM-MG)Fogos de artifício utilizam sais de diferentes íons metálicos misturados com um material explosivo. Quando incendiados, emitem diferentes colorações. Por exemplo: sais de sódio emitem cor amarela, de bário, cor verde, e de cobre, cor azul. Essas cores são produzidas quando os elétrons excitados dos íons metálicos retornam para níveis de menor energia. O modelo atômico mais adequado para explicar esse fenômeno é o modelo de:

a) Rutherford.

b) Rutherford-Bohr.

c) Thomson.

d) Dalton.

e) Millikan.

 

QUESTÃO 4

(UFRS-RS) O conhecimento sobre estrutura atômica evoluiu à medida que determinados fatos experimentais eram observados, gerando a necessidade de proposição de modelos atômicos com características que os explicassem.

A associação correta entre o fato observado e o modelo atômico proposto, a partir deste subsídio, é:

a) I – 3; II – 1; III – 2; IV – 4

b) I – 1; II – 2; III – 4; IV – 3

c) I – 3; II – 1; III – 4; IV – 2

d) I – 4; II – 2; III – 1; IV – 3

e) I – 1; II – 3; III – 4; IV – 2

FONTE: 

 

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-quimica/exercicios-sobre-evolucao-dos-modelos-atomicos.htm

 

QUESTÃO 5

Uma importante contribuição do modelo de Rutherford foi considerar o átomo constituído de:

a) elétrons mergulhados numa massa homogênea de carga positiva.

b) uma estrutura altamente compactada de prótons e elétrons.

c) um núcleo de massa desprezível comparada com a massa do elétron.

d) uma região central com carga negativa chamada núcleo.

e) um núcleo muito pequeno de carga positiva, cercada por elétrons.
 

 

QUESTÃO 6

Relacione as características atômicas com os cientistas que as propôs:

I. Dalton

II. Thomson

III. Rutherford

(   ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.
(   ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.
(   ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao “Sistema solar”.

 

QUESTÃO 7

(ESPM-SP)

O átomo de Rutherford (1911) foi comparado ao sistema planetário (o núcleo atômico representa o sol e a eletrosfera, os planetas):

Eletrosfera é a região do átomo que:

a) contém as partículas de carga elétrica negativa.

b) contém as partículas de carga elétrica positiva.

c) contém nêutrons.

d) concentra praticamente toda a massa do átomo.

e) contém prótons e nêutrons.

QUESTÃO 8

Ao longo dos anos, as características atômicas foram sendo desvendadas pelos cientistas. Foi um processo de descoberta no qual as opiniões anteriores não poderiam ser desprezadas, ou seja, apesar de serem ideias ultrapassadas, fizeram parte do histórico de descoberta das características atômicas.

Vários foram os colaboradores para o modelo atômico atual, dentre eles Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Abaixo você tem a relação de algumas características atômicas, especifique o cientista responsável por cada uma destas teorias:

I. O átomo é comparado a uma bola de bilhar: uma esfera maciça, homogênea, indivisível, indestrutível e eletricamente neutra. 

II. O átomo é comparado a um pudim de ameixas: uma esfera carregada positivamente e que elétrons de carga negativa ficam incrustados nela. 

III. Átomo em que os elétrons se organizam na forma de camadas ao redor do núcleo. 

III. Átomo que apresenta um núcleo carregado positivamente e ao seu redor gira elétrons com carga negativa.
 

QUESTÃO 9

Aponte em cada modelo a seguir as características que contrariam a proposta de modelo atômico atual: o átomo constituído de núcleo e eletrosfera, considerando as partículas subatômicas: prótons, nêutrons e elétrons.

I. Átomo dos gregos Demócrito de Abdera (420 a.C.) e Leucipo (450 a.C.): a matéria era composta por pequenas partículas que receberam a denominação de átomo (do grego átomo = indivisível).

II. Átomo de Dalton: uma esfera maciça, homogênea, indivisível, indestrutível e eletricamente neutra.

III. Átomo de Thomson: o átomo como uma pequena esfera positiva impregnada de partículas negativas, os elétrons.

IV. Átomo de Rutherford: o átomo consiste em um núcleo pequeno que compreende toda a carga positiva e praticamente a massa do átomo, e também de uma região extranuclear, que é um espaço vazio onde só existem elétrons distribuídos.

 

EXERCÍCIOS SOBRE O NÚMERO ATÔMICO, NÚMERO DE MASSA E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA

Com estes exercícios sobre o número atômico, é possível avaliar seus conhecimentos a respeito da determinação do número de partículas do átomo e da distribuição eletrônica.

QUESTÃO 1

Um determinado elemento químico originou um cátion metálico bivalente, que apresentava 36 elétrons e 58 nêutrons. A partir dessas informações, marque a alternativa que apresenta o número atômico e número de massa, respectivamente, desse elemento:

a) 38 e 96

b) 36 e 94

c) 38 e 94

d) 32 e 96

e) 34 e 92

QUESTÃO 2

Dada a tabela abaixo sobre os elementos C e D:

Quais são os valores de x, y, z, w, v?

a) 13, 15, 14, 13, 31

b) 14, 13, 13, 14, 31

c) 15,13, 13, 14, 31

d) 13, 13, 14, 15, 31

e) 14, 15, 13, 13, 31

QUESTÃO 3

(Uefs-BA) Na configuração eletrônica de um elemento químico, há dois elétrons no subnível 3d. O número atômico desse elemento é:

a) 18

b) 20

c) 21

d) 22

e) 40

QUESTÃO 4

(UEL-PR) Quantos elétrons de valência existem na configuração do elemento químico de número atômico 52?

a) 2

b) 3

c) 4

d) 5

e) 6

 

FONTE:

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-quimica/exercicios-sobre-numero-atomico.htm

QUESTÃO 5

Utilizando o diagrama de Pauling, realize a distribuição eletrônica do elemento tungstênio (W), cujo número atômico (Z) é igual a 74 e, posteriormente, forneça:

a)     A distribuição eletrônica em ordem de energia;

b)     A ordem geométrica;

c)     O número total de elétrons por camada;

d)     O número de elétrons no subnível mais energético;

e)     O número de elétrons no subnível mais externo.

QUESTÃO 6

Faça a distribuição eletrônica em níveis de energia para os seguintes elementos:

a)      9F

b)       10Ne

c)       15P

d)      28Ni

e)      56Ba

QUESTÃO 7

(ITA-SP) No esquema a seguir, encontramos duas distribuições eletrônicas de um mesmo átomo neutro:

A 1s2  2s          B 1s2  2s1  2p1

A seu respeito é correto afirmar:

a)      é a configuração ativada.

b)       é a configuração normal (fundamental).

c)      A passagem depara  libera energia na forma de ondas eletromagnéticas.

d)      A passagem de para  absorve energia.

e)      A passagem de para  envolve perda de um elétron.

QUESTÃO 8

(UNI-RIO)“Os implantes dentários estão mais seguros no Brasil e já atendem às normas internacionais de qualidade. O grande salto de qualidade aconteceu no processo de confecção dos parafusos e pinos de titânio, que compõem as próteses. Feitas com ligas de titânio, essas próteses são usadas para fixar coroas dentárias, aparelhos ortodônticos e dentaduras, nos ossos da mandíbula e do maxilar.”

Jornal do Brasil, outubro 1996.

Considerando que o número atômico do titânio é 22, sua configuração eletrônica será:

a) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p3

b) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5

c) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2

d) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d2

e) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6

 

FONTE:

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-quimica/exercicios-sobre-distribuicao-eletronica.htm

 

EXERCÍCIOS SOBRE LIGAÇÕES IÔNICAS

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA

As ligações iônicas ocorrem quando um átomo cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de outro elemento, formando íons.

QUESTÃO 1

Um elemento X possui configuração eletrônica igual a 1s2 2s2p6 3se um elemento Y possui configuração eletrônica igual a 1s2 2s2p4. Da ligação iônica entre esses dois elementos resulta o composto de fórmula molecular:

  1. XY

  2. YX

  3. X2Y

  4. XY2

  5. X2Y2

QUESTÃO 2

Marque a alternativa em que todos os compostos possuem somente ligações iônicas:

  1. CaO, MgCl2, HCl

  2. NaCl, CaCl2, CaO

  3. PF3, NaCl, NH3

  4. Na2O, SrCl2, H2O

  5. O2, NH3, MgCl2

QUESTÃO 3

Considere as seguintes espécies químicas:

Na+, Ca2+, Al3+, O2-, Br1-, Cl1-

Qual das fórmulas a seguir está correta?

  1. NaCl2

  2. Al3Br

  3. AlO2

  4. H2Br

  5. CaCl2

QUESTÃO 4

(UFV-MG) Os compostos formados pelos pares Mg e Cl; Ca e O; Li e O; K e Br possuem fórmulas cujas proporções entre os cátions e os ânions são, respectivamente:
Dados: 3Li; 8O; 12Mg; 17Cl; 19K; 20Ca; 35B.

a) 1:1    2:2    1:1    1:2
b) 1:2    1:2    1:1    1:1
c) 1:1    1:2    2:1    2:1
d) 1:2    1:1    2:1    1:1
e) 2:2    1:1    2:1    1:1

QUESTÃO 5

(Mack-SP) Se o caráter iônico entre dois ou mais átomos de elementos químicos diferentes é tanto maior quanto for a diferença de eletronegatividade entre eles, a alternativa que apresenta a substância que possui caráter iônico mais acentuado é:

(Dados: 1H, 9F, 11Na, 19K, 53I)

  1. NaI

  2. F2

  3. HI

  4. KI

  5. KF

QUESTÃO 6

(FUC-MT) O alumínio (Z=13) forma com um elemento químico E um composto iônico na proporção de 1 : 3. O elemento E pode ter número atômico:

  1. 11

  2. 3

  3. 9

  4. 31

  5. 5

FONTE:

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-quimica/exercicios-sobre-ligacoes-ionicas.htm

 

EXERCÍCIOS SOBRE LIGAÇÕES COVALENTES

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA

QUESTÃO 1

(FEEQ – CE)

O selênio e o enxofre pertencem à família VI A da tabela periódica. Sendo assim, o seleneto e o sulfeto de hidrogênio são representados, respectivamente pelas fórmulas:

a) HSe e HS

b) H2Se e HS

c) HSe e H2S

d) H2Se e H2S

e) H3Se e H3S
 

QUESTÃO 2

(FUVEST-SP)

Considere o elemento cloro formando compostos com, respectivamente, hidrogênio, carbono, sódio e cálcio. (Consulte a tabela periódica.). Com quais desses elementos o cloro forma compostos covalentes?

QUESTÃO 3

(UNI-RIO)

O dióxido de carbono (CO2) é um gás essencial no globo terrestre. Sem a presença desse gás, o globo seria gelado e vazio. Porém, quando ele é inalado em concentração superior a 10%, pode levar o indivíduo à morte por asfixia. Esse gás apresenta em sua molécula um número de ligações covalentes igual a:

a) 4

b) 1

c) 2

d) 3

e) 0
 

QUESTÃO 4

(FUVEST)

As unidades constituintes dos sólidos: óxido de magnésio (MgO), iodo (I2) e platina (Pt) são, respectivamente:

a) átomos, íons e moléculas;

b) íons, átomos e moléculas;

c) íons, moléculas e átomos

d) moléculas, átomos e íons;

e) moléculas, íons e átomos.
 

QUESTÃO 5

O cloreto de sódio (NaCl), o pentano (C5H12) e álcool comum (CH3 CH2OH) têm suas estruturas constituídas , respectivamente, por ligações:

a) iônicas, covalentes e covalentes

b) covalentes, covalentes e covalentes

c) iônicas, covalentes e iônicas

d) covalentes, iônicas e iônicas

e) iônicas, iônicas e iônicas
 

FONTE:

https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-quimica/exercicios-sobre-ligacoes-covalentes.htm

EXERCÍCIOS SOBRE ELETRONEGATIVIDADE

EXERCÍCIOS DE QUÍMICA

A eletronegatividade é uma propriedade periódica dos elementos que mostra a tendência que um átomo tem de atrair elétrons para si em uma ligação covalente.

QUESTÃO 1

Qual é a ordem crescente de eletronegatividade dos halogênios?

  1. At < I< Br < Cl < F

  2. F < Cl < Br < I < At

  3. F > Cl > Br > I > At

  4. Cl < F < Br < I < At

  1. Visto que pertencem à mesma família, a eletronegatividade de todos esses elementos é a mesma.

QUESTÃO 2

Dos elementos químicos do terceiro período da Tabela Periódica, qual é o mais eletronegativo?

  1. Na.

  2. Mg.

  3. Aℓ.

  4. Cℓ.

  5. Ar.

QUESTÃO 3

(Acafe-SC) Em relação à eletronegatividade, a alternativa verdadeira é:

a) Os metais, em geral, são os elementos mais eletronegativos.

b) Os elementos que apresentam os maiores valores de eletronegatividade são os metais alcalinos.

c) Os elementos mais eletronegativos estão na parte superior direita da tabela periódica.

d) Os gases nobres são estáveis em razão de sua alta eletronegatividade.

e) Os elementos de transição são os elementos com os mais altos valores de eletronegatividade.

QUESTÃO 4

(UFV-MG) A eletronegatividade é uma propriedade periódica importante. Em relação a essa propriedade, assinale a alternativa correta (consulte a tabela periódica):

a) O flúor (F) é o menos eletronegativo de todos os elementos.

b) O frâncio (Fr) é o mais eletronegativo de todos os elementos.

c) O sódio (Na) é o mais eletronegativo de todos os elementos.

d) O carbono (C) é mais eletronegativo que o silício (Si).

e) O potássio (K) é mais eletronegativo que o cálcio (Ca).

 

BONS ESTUDOS!!

16/11/2020