quinta-feira, 30 de abril de 2020

Língua Portuguesa 1º Série A, B e C Prof.ª Suellen

E.E. Prof. Dr. Lauro Pereira Travassos
Nome:_______________________________nº____ Série: 1º ano ABC Data:___/___/2020.

Atividade de Literatura
O conteúdo desta atividade avaliativa encontra-se nos slides intitulados Trovadorismo. Consulte-os para responder.
  1. Quais elementos típicos da vassalagem amorosa podem ser verificados nos poemas classificados como “cantigas de amor”?
  2. Leia o poema abaixo para responder a pergunta que se segue.



                          II
A dona que am’ e tenho por Senhor
amostrade-mh-a Deus, se vos en prazer for,
se non dade-mh-a morte.

A que tenh’ eu por lume d’estes olhos meus
e por que choran sempr(e) amostrade-mh-a
            [Deus,
se non dade-mh-a morte

Essa que Vós fizestes melhor parecer
de quantas sei, ay Deus, fazede-mh-a veer,
de non dade-mh-a morte.

Ay Deus, que mh-a fezeste mais ca min amar,
mostrade-mh-a hu possa con ela falar,
se non dade-mh-a morte.
(Bernardo Bonaval)

A mulher que eu amo e tenho por Senhora
Mostrai-a a mim, Deus, se for de Vosso agrado,
Se não, dai-me a morte.

A que tenho eu por lume destes olhos meus
e por quem choram sempre, mostrai-a a mim
[Deus,
se não, dai-me a morte.

Essa que vós fizestes ser tão bela
de quantas conheço, ai Deus, fazei-me vê-la,
se não, dai-me a morte.

Ai Deus, que me fizestes mais e mais amá-la,
mostrai-me onde posso com ela falar,
se não, dai-me a morte.



A cantiga assinada por Bernardo Bonaval é de muita simplicidade; ainda assim apresenta reverência à mulher. O que pode ser considerado mais marcante nela?

Leia a cantiga abaixo e responda.




-  Ai flores, ai flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo!
     Ai Deus, e u é?

Ai, flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado!
     Ai Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pos comigo!
     Ai Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amado
aquel que mentiu do que mi há jurado!
     Ai Deus, e u é?

-Vós me preguntades polo voss'amigo,
e eu ben vos digo que é san'e vivo.
     Ai Deus, e u é?

Vós me preguntades polo voss'amado,
e eu ben vos digo que é viv'e sano.
     Ai Deus, e u é?

E eu ben vos digo que é san'e vivo
e seerá vosc'ant'o prazo saído.
     Ai Deus, e u é?

E eu ben vos digo que é viv'e sano
e seerá vosc'ant'o prazo passado.
     Ai Deus, e u é?


--Ai, flores, ai flores do verde pinheiro,
sabeis notícias do meu namorado?
ai,Deus, onde está?

Ai flores, ai flores, do verde ramo,
sabeis notícias do meu amado?
ai, Deus, onde está?

Sabeis notícias do meu namorado,
aquele que mentiu sobre o que combinou comigo?
Ai, Deus, onde está?

Sabeis notícias do meu amado,
aquele que mentiu sobre o que jurou?
Ai, Deus, onde está?

--Vós perguntais pelo vosso namorado?
e eu bem vos digo que está são e vivo:
ai, deus, onde está?

Vós perguntais pelo vosso amado?
e eu bem vos digo que está vivo e são.
ai, Deus, onde está?

E eu bem vos digo que está são e vivo
e estará convosco antes do prazo combinado:
ai, Deus, onde está?

E bem vos digo que está vivo e são
e estará convosco antes de terminar o prazo:
ai, Deus, onde está?



  1. A cantiga de amigo de autoria de D. Dinis é uma pastorela. Como se pode provar isso?
  2. Em relação à forma, a pastorela de D. Dinis apresenta oito estrofes. As pares repetem as impares, com sutil alteração. Trata-se de uma técnica bastante utilizada pelos trovadores. Qual é?

  1. (MACK – SP) Assinale a alternativa incorreta com respeito ao Trovadorismo em Portugal:
  1. Nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino.
  2. Nas cantigas de amor, há reflexo do relacionamento entre senhor e vassalo na sociedade feudal: distância e extrema submissão.
  3. A influência dos trovadores provençais é nítida nas cantigas de amor galego-portuguesas.
  4. Durante o Trovadorismo, ocorreu a separação entre a poesia e a música.
  5. Muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros.

  1. (Fatec- SP adaptada) O paralelismo, uma técnica de construção literária nas cantigas trovadorescas, consistiu em:
  1. unir duas ou mais cantigas com temas paralelos e recitá-las em simultaneidade.
  2. Um conjunto de estrofes ou um par de dísticos (dois versos) em que sempre se procura dizer a mesma ideia.
  3. apresentar cantigas, nas festas da corte, sempre com o acompanhamento de um coro.
  4. reduzir todo o refrão a um dístico.
  5. pressupor que há sempre dois elementos paralelos que se digladiam verbalmente. 

  1. (Fuvest-SP) Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre homem amante/mulher amada, ou mulher amante/homem amado, pode-se afirmar que:
  1. o Trovadorismo corresponde ao Renascimento.
  2. o Trovadorismo corresponde ao movimento humanista.
  3. o Trovadorismo corresponde ao Feudalismo.
  4. o Trovadorismo e o Medievalismo só poderiam ser provençais.
  5. tanto o Trovadorismo como o Humanismo são expressões da decadência medieval.

  1. (FMU-FIAM-FAAM-SP) Nas mais importantes novelas de cavalaria que circularam na Europa medieval, principalmente como propaganda das Cruzadas, sobressaem-se:
  1. as namoradas sofredoras, que fazem bailias para atrair o namorado ausente.
  2. os cavaleiros medievais, concebidos segundo os padrões da Igreja Católica (por quem lutam).
  3. as namoradas castas, fiéis, dedicadas, dispostas a qualquer sacrifício para ir ao encontro do amado.
  4. os namorados castos, fiéis, dedicados, que, entretanto, são atraídos pelas namoradas sedutoras.
  5. os cavaleiros sarracenos, eslavos e infiéis, inimigos da fé cristã.

  1. (PUC- SP) As narrativas que envolvem as lutas dos cruzados envolvem sempre um herói muito engajado na luta pela cristandade, podendo ser a um só tempo frágil e forte, decidido e terno, furioso e cortês. No entanto, com relação à mulher amada, esse herói é sempre:
  1. pouco dedicado
  2. infiel
  3. devotado
  4. indelicado
  5. nenhuma das alternativas

  1. Acerca das cantigas satíricas (escrárnio e maldizer), estabeleça diferenças entre elas.