quinta-feira, 30 de abril de 2020

Língua Portuguesa Suplência 2SC Prof.ª Cida


Língua Portuguesa – Prof.ª Cida Vieira – Suplência 2º SC (entregar até 22/05/2020)
Orientações: 
  1. As matérias e os exercícios deverão ser feitos no caderno do aluno; 
  2. Data de entrega das atividades: até 22/05/2020.
  3.  As atividades deverão ser entregues via e-mail: vieiracida21@gmail.com
1-Dissertação
   É o texto argumentativo onde o que importa é a exposição clara de um ponto de vista ou de uma ideia, através de razões, justificativas, provas que venham a convencer o leitor de sua defesa.
   A linguagem desse texto é objetiva, direta, clara e culta, atentando-se para a coesão (conectivos) e coerência (= lógica entre as ideias).
   Esse texto deve ser escrito em 3ª pessoa (exceto alguns textos em 1ª pessoa).
   O texto dissertativo tem uma estrutura a ser seguida:
   *Introdução: onde são apresentados o posicionamento e a ideia central do texto.
   *Desenvolvimento: onde se desenvolve e aprofunda a ideia principal exposta na introdução, por meio de apresentação de fatos, relações de causa e consequência, de aspectos positivos e negativos, razões, provas e argumentos.
   *Conclusão: fechamento do texto, onde conclui-se o ponto de vista exposto, apresentando uma proposta de solução para a questão trabalhada, ou retomando a ideia central em uma síntese com solução.
Atividade: via e-mail
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Liberdade sem fio
A ONU acaba de declarar o acesso à rede um direito fundamental do ser humano – assim como saúde, moradia e educação. No mundo todo, pessoas começam a abrir seus sinais privados de wi-fi, organizações e governos se mobilizam para expandir a rede para espaços públicos e regiões onde ela ainda não chega, com acesso livre e gratuito.
ROSA, G.; SANTOS, P. Galileu. Nº 240, jul. 2011 (fragmento).


A internet tem ouvidos e memória
     Uma pesquisa da consultoria Forrester Research revela que, nos Estados Unidos, a população já passou mais tempo conectada à internet do que em frente à televisão. Os hábitos estão mudando. No Brasil, as pessoas já gastam cerca de 20% de seu tempo on-line em redes sociais. A grande maioria dos internautas (72%, de acordo com o Ibope Mídia) pretende criar, acessar e manter um perfil em rede. “ Faz parte da própria socialização do indivíduo do século XXI estar numa rede social. Não estar equivale a não ter uma identidade ou um número de telefone no passado”, acredita Alessandro Barbosa Lima, CEO da e.Life, empresa de monitoração e análise de mídias
     As redes sociais são ótimas para disseminar ideias, tornar alguém popular e também arruinar reputações. Um dos maiores desafios dos usuários de internet é saber ponderar o que se publica nela. Especialistas recomendam que não se deve publicar o que não se fala em público, pois a internet é um ambiente social e, ao contrário do que se pensa, a rede não acoberta anonimato, uma vez que mesmo quem se esconde atrás de um pseudônimo pode ser rastreado e identificado. Aqueles que, por impulso, se exaltam e cometem gafes podem pagar caro. 
Disponível em: http://www.terra.com.br. Acesso em: 30 jun. 2011 (adaptado).
INSTRUÇÕES: A partir da leitura dos textos acima, redija uma dissertação argumentativa sobre o tema proposto; lembrando que seu texto deverá conter a estrutura dissertativa e no mínimo 20 e máximo de 30 linhas.

2 - Conjunção:
 A ligação das orações
   Conjunção, como o próprio título já diz, é a palavra invariável que liga orações ou termo da mesma natureza gramatical e estabelece relações entre os termos ligados. Ex.: “A mãe se desmanchando em timidez, medo e bondade, sorria”. (Timidez= substantivo, medo e bondade, sorria = relação de adição e substantivo).
Processos básicos de construção das frases
As frases obedecem a dois processos básicos de construção: 
1. A coordenação: processo em que as frases são independentes, cada qual encerrando um sentido completo.
2. A subordinação: processo em que frase depende da outra para que se efetive o entendimento.
Classificação das conjunções
Conjunções coordenativas
As conjunções coordenativas estabelecem uma coordenação entre dois termos de uma oração ou entre duas orações independentes. Podem ser:
Aditivos: quando estabelecem uma relação de soma entre duas orações. São elas e, nem, não só..., mas também. Ex: Adoro abrir a janela e ver o dia ensolarado/ Não estivemos lá nem nos interessamos por saber de nada.
Adversativas: quando estabelecem uma relação de oposição entre dois termos ou duas orações. São elas: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, não obstante. Ex: Sabia que ele estava na festa, mas não o encontrei. / A ceia estava pronta, no entanto os convidados não compareceram.
Alternativas: quando estabelecem uma relação de alternância entre dois termos ou duas orações, podendo ocorrer os dois fatos ao mesmo tempo.
São elas ou, ora...ora, ou...ou, quer...quer, seja...seja, já...já. Ex: “A lua ora brilha, ora se esconde, ora se escancara toda de luz. ” (Jorge de Lima)
Conclusivas: quando estabelecem uma relação de conclusão ou consequência entre dois termos ou duas orações. São elas: logo, portanto, assim, por isso, por conseguinte, então. Ex: Não fiz a tarefa, portanto não receberei nota.
Explicativas: quando estabelecem uma relação de explicação entre dois termos ou duas orações sendo que a segunda oração explica ideia, expressa na primeira. São elas pois (anteposto ao verbo), porque, porquanto, que. Ex: Abri a porta porque sabia que era você.
Exercícios

1). Complete as orações com as conjunções coordenativas:

a). Saiu cedo, ____________ não voltou ainda.
b). Estava estudando, _________você me telefonou.
c). Você reage ____________será dominado pela doença.
d). Não compareceu à reunião ___________ justificou a falta.
e). Não se afobe, __________ dispomos de bastante tempo.
 f). Falou bonito, ______________não me convenceu.
g). Você presenciou a cena, ___________pode explicar tudo.
h). As plantações estavam bonitas, __________o temporal destruiu tudo.
i). Nossas leis não são justas, _____________precisamos de uma Constituinte para modificá-las,
j). Errou, __________não quer reconhecer o erro.
k) Ele falava __________ eu ficava ouvindo.

2). Complete a conjunção coordenativa e classifique-a:
a). Tinha feito vários cursos, ____________devia estar preparado para o cargo. (____________________) 
b). Vocês falam muito, _____________agem pouco. (___________________)
c) O ator não aceitava críticas ao seu trabalho _____________ criou vários atritos com a imprensa. (_____________)
d). Reativemos o transporte ferroviário, ______________é mais econômico. (_____________________)
e). Os povos da América Latina enfrentam problemas, _____________devem unir-se. (_________________)
f). Não escreverei nada ___________darei entrevista. (_______________________)



3). Em cada uma das questões que seguem ocorre uma conjunção coordenativa grifada. Indique o tipo de relação estabelecido por tal conjunção, de acordo com o código que segue.

A) relação de adição;
B) relação de oposição;
C) relação de alternância;
D) relação de conclusão;
E) relação de explicação

1. Não vieram à festa nem telefonaram avisando. (     )
2. Compre um carro, ou ande a pé. (     )
3. Ele deve ser importante, pois todos falam dele. (       )
4. O terreno era árido, mas produzia alimentos para todos. (      )
5). Saiu daqui faz umas duas horas, portanto já dever ter chegado. (       )

3) Diferenças nos usos das palavras abaixo: Atenção
1) POR QUE / POR QUÊ / PORQUE / PORQUÊ
* Por que: é usado no início de perguntas.
  Ex: Por que você não foi à festa?
* por quê: é usado no final de pergunta.
  Ex: Você não foi a festa por quê?
* porque: é usado em respostas, explicações ou justificativas.
  Ex: Ele não foi a festa porque não quis.
* Porquê: é um substantivo usado que equivale a motivo, razão e sempre vem acompanhado do artigo.
  Ex: Fale o porquê de sua falta na festa.
                    artigo         motivo
2) MAIS / MAS
* Mais – é um advérbio que indica quantidade.
  Ex: Jorge tem mais irmãos que eu.
                                      quantidade
* Mas – é uma palavra que dá ideia de oposição, contrariedade.
  Ex:  Edna era uma pessoa agradável, mas nem todos gostavam dela.
3) MAU / MAL
*Mau: é um adjetivo, que tem como antônimo bom.
  Ex: Este menino é mau.
        Este menino é bom.
* Mal: palavra que indica o contrário de Bem.
  Ex: Não te desejo o mal.
        Não te desejo o Bem.
Exercício:

1. Complete as frases abaixo utilizando: porqueporquêpor que ou por quê: 

a) O clima da Terra está se alterando______________ os gases expelidos sobretudo pelas indústrias destroem a camada de ozônio. 
b) ____________há tantos casos de doenças no pulmão nos dias de hoje?
c) Ele não explicou o ____________ de sua atitude. 
d) Você não foi à nossa casa ____________?
e) Não queremos saber _____________ as ruas estão tão esburacadas; queremos que sejam consertadas. 
f) O governo deve esclarecer o ____________ de tantos impostos. 
g) Não volte tarde _____________ há risco de ser assaltado. 
h) Ela ficou irritada _______________ ?
i) Todos querem saber ______________houve tanto rigor na entrada do show. 
j) ____________ houve tanto rigor na entrada do show?
k) Houve tanto rigor na entrada do show _____________ ?
l) Conseguimos perceber ______________ você se retirou: ficou magoado com a falta de respeito das pessoas.
2). Complete as frases a seguir com MAS ou MAIS:
a)    . Tenho _____ amigos que você.
b)    . Pesquisei bastante, ______ não achei nada sobre esse assunto.
c)    . Este ano estou _____ dedicado aos estudos.
d)    . Divirta-se, _____ antes cumpra com suas obrigações.
e)    . Este é o terno _____ caro da loja.
f)     Ele estudou muito, _____ não foi bem na prova.
g)    O carro está com problemas, ____ vou usá-lo assim mesmo.
h)    . Os professores lutaram por um aumento, ____ não conseguiram.
i)      . Há _____ crimes à luz do dia atualmente.
j)      . Não consegui chegar a tempo, _____ ninguém percebeu.
k)    . Quanto ______ estudo _____ aprendo.
l)      . Queria comprar um carro novo, _____ não tinha dinheiro.
m)  Pelé jogou _____ que Maradona.
n)    . Eles correram bastante, ______ perderam o ônibus.
o)    . Esses alunos conversam demais, _____ fazem as tarefas.
p)    . Na cidade há _____ assaltos do que no campo.

Atividade via e-mail (envie somente as respostas)

Visita

  Sobre a minha mesa, na redação do jornal, encontrei-o, numa tarde quente de verão. É um inseto que parece um aeroplano de quatro asas translúcidas e gosta de sobrevoar os açudes, os córregos e as poças de água. É um bicho do mato e não da cidade. Mas que fazia ali, sobre a minha mesa, em pleno coração da metrópole?
  Parecia morto, mas notei que movia nervosamente as estranhas e minúsculas mandíbulas. Estava morrendo de sede, talvez pudesse salvá-lo. Peguei-o pelas asas e levei-o até o banheiro. Depois de acomodá-lo a um canto da pia, molhei a mão e deixei que a água pingasse sobre a sua cabeça e suas asas. Permaneceu imóvel. E não tem mais jeito – pensei comigo. Mas eis que ele se estremece todo e move a boca molhada. A água tinha escorrido toda, era preciso arranjar um meio de mantê-la ao seu alcance sem, contudo, afogá-lo. A outra pia talvez desse mais jeito. Transferi-o para lá, acomodei-o e voltei para a redação.
  Mas a memória tomara outro rumo. Lá na minha terra, nosso grupo de meninos chamava esse bicho de macaquinho voador e era diversão nossa caçá-los, amarrá-los com uma linha e deixá-los voar acima de nossa cabeça. Lembrava também do açude, na fazenda, onde eles apareciam em formação de esquadrilha e pousavam na água escura. Mas que diabo fazia na Avenida Rio Branco esse macaquinho voador? Teria ele voado do Coroatá até aqui, só para me encontrar? Seria ele uma estranha mensagem da natureza a este desertor? Voltei ao banheiro e em tempo de evitar que servente o matasse. “Não faça isso com o coitado! ” “Coitado nada, esse bicho deve causar doença. ” Tomei-o da mão do homem e o pus de novo na pia. O homem ficou espantado e saiu, sem saber que laços de afeição e história me ligavam àquele estranho ser. Ajeitei-o, dei-lhe água e voltei ao trabalho. Mas o tempo urgia, textos, notícias, telefonemas, fui para casa sem me lembrar mais dele.
GULLAR, Ferreira. O menino e o arco-íris e outras crônicas. Para gostar de ler, 31. São Paulo : Ática, 2001.
Questões:
  1. Ao encontrar um inseto quase morto em sua mesa, o homem
  1. Colocou-o dentro de um pote de água.
  2. Escondeu-o para que ninguém o matasse.
  3. Pingou água sobre sua cabeça.
  4. Procurou por outros insetos no escritório.

  1. O homem interessou-se pelo inseto porque
  1. Decidiu descansar do trabalho cansativo que realizava no jornal.
  2. Estranhou a presença de um inseto do mato em plena cidade.
  3. Percebeu que ele estava fraco e doente por falta de água.
  4. Resolveu salvar o animal para analisar o funcionamento do seu corpo.

  1. A mudança na rotina do homem deveu-se
  1. À chegada do inseto na redação do jornal.
  2. Ao intenso calor daquela tarde de verão.
  3. À monotonia do trabalho no escritório.
  4. À transferência de local onde estava o inseto.
  1. Em “Não faça isso com o coitado! ”, a palavra sublinhada sugere sentimento de 
  1. Maldade
  2. Afeição
  3. Desprezo
  4. Esperança

  1. A presença do inseto na redação do jornal provocou no homem
  1. Curiosidade científica.
  2. Lembranças da infância.
  3. Medo de pegar uma doença.
  4. Sensação de espanto.

  1. Com base na leitura do texto, pode-se concluir que a questão central é
  1. A presença inesperada de um inseto do mato na cidade.
  2. A saudade dos amigos de infância.
  3. A vida agitada da grande cidade.
  4. A preocupação com a proteção aos animais.

  1. “Parecia morto, mas notei que movia nervosamente...” a palavra destacada pode ser substituída por :
  1. Logo
  2. Pois
  3. Porém
  4. E


  1. “Não faça isso com o coitado! ” O verbo destacado indica:
  1. Ação
  2. Obséquio
  3. Ordem
  4. Vontade

  1. “Estava morrendo de sede...” a palavra destacada é usada para: 
  1. Caracterizar a sede
  2. Para acompanhar o nome
  3. Para substituir um nome
  4. Para ligar os termos

  1. “É um bicho do mato e não da cidade. Mas que fazia ali, sobre a minha mesa, pleno coração da metrópole? ” O conectivo usado expressa: 
  1. Uma explicação
  2. Uma alternativa
  3. Uma conclusão
  4. Uma oposição
4 ) Conotação e Denotação:
DENOTAÇÃO
É o que chamamos de sentido literal da palavra, ou seja, seu significado real no mundo. Quando afirmo que crianças morrem de fome ao redor do mundo, não é mera força de expressão para afirmar que sentem muita fome. Elas, de fato, estão morrendo por problemas de inanição e outros ocasionados pela alimentação precária ou mesmo falta dela. 
Mais um exemplo: Meu primo tem um papagaio. (sentido real, meu primo tem uma ave)
CONOTAÇÃO
É o que chamamos de sentido figurado da palavra, o que significa que temos uma força de expressão, um modo de dizer. Este sentido está muito presente em figuras de linguagem como metáfora ou hipérbole, esta última sendo o caso da frase “estou morrendo de fome” para apontar estar sentindo muita fome. Eu posso afirmar que não tomei o café da manhã e agora estou morrendo de fome, por exemplo. 
Mais um exemplo: Meu primo é um papagaio. (sentido figurado, meu primo não para de falar)
NUMERE EM QUE SENTIDO FORAM EMPREGADAS AS PALAVRAS 

DENOTATIVO (1), ou CONOTATIVO (2):
1. (___). Meu pai é meu espelho
2. (___). Quebrei o espelho do banheiro
3. (___). Essa menina tem um coração de ouro.
4. (___) A Praça da Sé fica no coração de São Paulo.
5. (___). Fez um transplante de coração.
6. (___). Você é mesmo mau: tem um coração de pedra.
7. (___). Para vencer a guerra era preciso alcançar o coração do país. 
8. (___). Completou vinte primaveras.
9. (___). Na primavera os campos florescem.
10. (___) O leão procurou o gerente da Metro.
11. (___) O metro é uma unidade de comprimento.
12. (___). Estava tudo em pé de guerra.
13. (___). Ela estava com os pés inchados.
14. (___). É órfão de afeto.
15. (___). Muito cedo ele ficou órfão de pai.
16. (___) Caíram da escada.
17. (___) O leão caiu num sono profundo.
18. (___). Feriu-se na boca.
19. (___) Vem o Flamengo apontando a boca do túnel.
20. (___) O alpinista conseguiu escalar a montanha.
21. (___). Ela disse uma montanha de absurdos.
22. (___) Este cavalo venceu a corrida.
23. (___) Você foi um cavalo durante a partida.
24. (___) Nosso goleiro engoliu um frango naquele jogo.
25. (___) Correu muito, mas não apanhou o frango carijó. 
26. (___) A tempestade já conspirava no ar.
27. (___) Os cascos do animal tiravam fogo dos seixos do caminho.
28. (___) O pescador vinha chegando.
29. (___) O chão era uma confusão desolada de galhos.
30. (___) A casa estava no meio de um vale que o sol beijava.
31. (___) A varanda corria ao longo da face norte da casa.
32. (___) Havia outros cães.

Sinônimos / Antônimos

Sinônimos são as palavras que são diferentes, mas que possuem significados semelhantes. 
Ex: Feliz = alegre = contente
Antônimos  são palavras que possuem significados exatamente opostos um ao outro.
Ex: Feliz – Infeliz / Alegre – Triste
Exercícios:
  1. Reescreva as frases no caderno, substituindo as palavras em destaque por um sinônimo.
a) Tânia me auxiliou na pesquisa.
b) Verônica é muito carinhosa com seus filhos.
c) O cabelo de Mariana está comprido.
d) No início do ano, Marcelo se tornou meu amigo.
e) O gato saltou o muro.


  1. Leia a conversa entre dois amigos.

-A professora deu uma tarefa difícil - disse Bruno.
-Eu achei a tarefa fácil - comentou Eduardo.

Agora, responda.
a) Os dois meninos tiveram opiniões semelhantes sobre a tarefa?
b) Que palavras ajudaram você a descobrir? Escreva-as. Como elas são chamadas?


  1. Copie as palavras a seguir. Depois, escreva um vocábulo que possa ser usado como antônimo de cada uma delas.

a) dia
b) longo
c) quente
d) devagar
e) forte
f) duro

Atividade via e-mail:

  1. Empregue (D) ou (C) nas orações:
  1. (  ) Você está no olho da rua.
  2. (  ) A fúria da ventania destruiu tudo.
  3. (  ) Ele mal abriu o livro.
  4. (  ) Jorge bicava tudo que via.
  5. (  ) Maria estava amarga hoje.
  6. (  ) O ônibus estava lotado.
  7. (  ) Colhi uma flor no jardim.
  8. (  ) Ele estava com uma pulga atrás da orelha.
  9. (  ) Quero mais fruta.
  10. (  ) Ninguém está nadando em ouro.

  1. Escreva uma oração Denotativa _- D e outra oração Conotativa – C:


  1. – Poste                
   D-__________________________________________________________________________  
            
                 C-__________________________________________________________________________                                                                
  1. – Túmulo              

    D -_________________________________________________________________________   
        
                  C – ________________________________________________________________________


  1. - Fogo   
              
   D-___________________________________________________________________________              
                                       
                C-___________________________________________________________________________
          
  1. – Coração    
       
  D- ___________________________________________________________________________
    
         
  C-___________________________________________________________________________

                                                                                             
  1. Empregue os antônimos e sinônimos corretamente:     

 Sinônimos:

  1. Ele estava________________________________. (exausto)
  2. Maria_________________________muito na corrida. (Suou)                                  
  3. João era_______________________________ (bagunceiro)
  4. Era uma pessoa____________________________(sensível)
  5. Ele______________________de irregularidade. (suspeitava)

              Antônimos:
  1. Nunca pensou em   ________________________.(regredir)
  2. Tudo era ______________________________. (destruição)
  3. Leni é uma pessoa __________________________. (tímida)
  4. Só vi ____________________________em Jorge. (virtudes)
  5. O_________________de amor era fundamental. (carência)


  1. Use A para antônimo e S para sinônimo:

A)  (   ) amigo, inimigo
B) (   ) salto, pulo
C) (   ) casa, lar
D) (   ) honesto, desonesto
E) (   ) aluno, estudante
F) (   ) dor, sofrimento
G) (   ) problema, solução
H) (   ) grande, amplo

Atividade via e-mail:
Os três pássaros do rei Herodes (lenda)
Pela triste estrada de Belém, a Virgem Maria, tendo o Menino Jesus ao colo, fugia do rei Herodes.
Aflita e triste ia em meio do caminho quando encontrou um pombo, que lhe perguntou:
– Para onde vais, Maria?
– Fugimos da maldade do rei Herodes, – respondeu ela.
Mas como naquele momento se ouvisse o tropel dos soldados que a perseguiam, o pombo voou assustado.
Continuou Maria a desassossegada viagem e, pouco adiante, encontrou uma codorniz que lhe fez a mesma pergunta que o pombo e, tal qual este, inteirada do perigo, tratou de fugir.
Finalmente, encontrou-se com uma cotovia, que, assim que soube do perigo que assustava a Virgem, escondeu-a e ao menino, atrás de cerrado grupo de árvores que ali existia.
Os soldados de Herodes encontraram o pombo e dele souberam o caminho seguido pelos fugitivos.
Mais para a frente a codorniz não hesitou em seguir o exemplo do pombo.
Ao fim de algum tempo de marcha, surgiram à frente da cotovia.
– Viste passar por aqui uma moça com uma criança no regaço?
– Vi, sim – respondeu o pequenino pássaro – Foram por ali.
E indicou aos soldados um caminho que se via ao longe. E assim afastou da Virgem e de Jesus os seus malvados perseguidores.
Deus castigou o pombo e a codorniz.
O primeiro, que tinha uma linda voz, passou a emitir, desde então, um eterno queixume.
A segunda passou a voar tão baixo, tão baixo, que se tornou presa fácil de qualquer caçador inexperiente.
E a cotovia recebeu o prêmio de ser a esplêndida anunciadora do sol a cada dia que desponta.
1. O texto é uma lenda porque:
a) faz menção a uma passagem bíblica do Novo Testamento.
b) narra uma história fantasiosa transmitida pela tradição oral.
c) faz uma revelação importante.
d) está baseado num fato histórico, que realmente aconteceu.
e) os animais falam.
2. Com relação à expressão “Pela triste estrada de Belém”, podemos afirmar que:
a) a paisagem era deserta, sem árvores.
b) o autor estava triste quando escreveu o texto.
c) Maria estava angustiada e triste e, com isso, todo o ambiente parecia triste.
d) essa é uma pista que o narrador nos dá de que o desfecho será ruim.
e) o caminho era muito longo e assim deixava a impressão de tristeza.
3. Assinala o único item que NÃO se aplica nem ao pombo nem à codorniz:
a) covardia
b) medo
c) egoísmo
d) coragem
e) delação
4. A codorniz não hesitou em seguir o exemplo do pombo. O exemplo da:
a) fuga
b) mentira
c) violência
d) amizade
e) delação
5. Assinala o item que caracteriza a cotovia:
a) solidária
b) delatora
c) orgulhosa
d) esquiva
e) sarcástica
6. Como castigo, a linda voz do pombo passou a ser um:
a) pio
b) gorjeio
c) latido
d) uivo
e) arrulho
7. De acordo com o texto, a cotovia canta:
a) na aurora
b) de madrugada
c) ao meio-dia
d) ao anoitecer
e) no pôr do sol
8. A codorniz “passou a voar tão baixo, tão baixo, que se tornou presa fácil de qualquer caçador inexperiente. ” A expressão grifada dá a ideia de:
a) condição
b) consequência
c) causa
d) tempo
e) finalidade
9. Assinala a alternativa em que NÃO há correspondência entre a explicação e a significação da palavra no texto:
a) inteirada do perigo: cientificada do perigo
b) cerrado grupo de árvores: compacto grupo de árvores
c) com uma criança no regaço: com uma criança na garupa
d) não hesitou em seguir o exemplo: não titubeou em seguir o exemplo
e) cada dia que desponta: cada dia que surge
10. A cotovia deu aos perseguidores uma pista falsa porque:
a) era mentirosa.
b) queria se vingar das outras aves.
c) era inimiga de Herodes.
d) sabia que poderia ser punida por Deus.
e) queria salvar a Virgem Maria e o Menino Jesus.