Globalização e meio ambiente
Um dos principais desafios da globalização é garantir o desenvolvimento sustentável
ATIVIDADES
QUESTÃO 1
“Solos saudáveis são fundamentais para os suprimentos de alimentos, combustíveis, fibras e até medicamentos, disse a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) […]. De acordo com a FAO, a América Latina e o Caribe têm as maiores reservas de terras cultiváveis do mundo; portanto, o cuidado e a preservação dos seus solos é fundamental para que a região alcance a meta de erradicação da fome”.
(Nações Unidas no Brasil. Disponível em <http://nacoesunidas.org/na-primeira-comemoracao-do-dia-mundial-dos-solos-onu-lembra-sua-importancia-para-todos>. Acesso em: 23 jan. 2015).
Existem várias técnicas nos sistemas de cultivo que permitem o uso do solo sem afetar a sua conservação, EXCETO:
a) terraceamento
b) rotação de culturas
c) adubação orgânica
d) fertilização química
e) plantio em curvas de nível
QUESTÃO 2
Um dos eventos climáticos naturais que vêm sendo intensificados pelas práticas antrópicas, causando, assim, a problemática relacionada ao aquecimento global, é:
a) a formação das ilhas de calor urbanas.
b) a inversão térmica e concentração de poluentes.
c) a manifestação do efeito estufa.
d) o buraco na camada de ozônio.
e) o recongelamento das calotas polares.
QUESTÃO 3
Desertificação ameaça 2 bilhões, diz ONU
Relatório divulgado por órgão das Nações Unidas revela riscos de seca no mundo todo. Problema afeta tanto a África quanto regiões europeias, como a Espanha.
G1, Ciência e Saúde. Disponível em: <G1.Notícias>. Acesso em: 23 jan. 2015.
No Brasil, as regiões brasileiras que mais sofrem com a desertificação são:
a) Centro-Oeste e Norte
b) Sudeste e Sul
c) Nordeste e Sul
d) Nordeste e Sudeste
e) Norte e Sudeste
QUESTÃO 4
O crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades e segregação espacial, subemprego e submoradia, violência urbana e graves problemas ambientais.
Sobre os problemas socioambientais nos espaços urbano-industriais, é correto afirmar que:
a) os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais, são grandes desafios das cidades na atualidade.
b) as ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano, têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem, contudo, alcançar os depósitos subterrâneos.
c) os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade.
d) a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.
e) a chuva ácida ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências a destruição da cobertura vegetal e a alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultável.