ROTEIRO DE PLANO DE AULA E ATIVIDADES ONLINE 30/11 a 04/12/2020
COMANDA DA ATIVIDADE
Os diferentes biomas terrestres são reconhecidos pelo tipo de vegetação clímax que apresentam. Um bioma é uma unidade de comunidade mais ampla que podemos reconhecer, onde os fatores climáticos interagem com a biota (organismos vivos). De modo geral a vegetação de um bioma é uniforme, mas diferentes espécies vegetais podem predominar em diferentes partes de um bioma.
Principais biomas terrestres mundiais
Tundra - localiza-se próximo ao Polo Norte. Seu solo possui uma camada que está sempre congelada (permafrost). Árvores não se desenvolvem nesse bioma. A vegetação é constituída por musgos, liquens e eventuais arbustos. A fauna é formada por ursos polares, bois almiscarados, lobos, raposas, lemingues, etc.
Paisagem de uma região de tundra. Foto: Vkhom68 / Shutterstock.com
Taiga - também chamada de Floresta de Coníferas, localiza-se no hemisfério norte, ao sul da Tundra. Sua vegetação é constituída por árvores do tipo coníferas, adaptadas ao clima frio. Renas, alces, veados, lobos, ursos polares, linces e esquilos estão entre os animais desse bioma.
Região de Taiga na Sibéria (Rússia). Foto: Okyela / Shutterstock.com
Floresta Temperada - localiza-se em regiões de clima temperado, principalmente nos Estados Unidos, Europa e Ásia. As quatro estações do ano são bem definidas. As árvores desse bioma (carvalhos, faias, pinheiros e outras) são caducifólias. Abriga animais como javalis, veados, esquilos e raposas.
Floresta temperada na Romênia (Europa). Foto: Florin Mihai / Shutterstock.com
Floresta Tropical - é encontrada nos trópicos, sendo a Amazônia a maior área desse bioma. Caracteriza-se por temperaturas elevadas e chuvas abundantes. Sua vegetação é densa e heterogênea, com árvores de varias alturas. É o bioma com maior diversidade de vegetais e animais.
Mata de uma floresta tropical. Foto: Eugene Sergeev / Shutterstock.com
Campos Temperados - são grandes formações vegetais com predominância de gramíneas, herbáceas e pequenos arbustos esparsos. Ocorrem na América do Norte, Eurásia, África e América do Sul. O clima é semiárido. Os Campos da região Sul do Brasil são chamados de “pampas”.
Campos temperados. Foto: Ami Parikh / Shutterstock.com
Savanas – são típicas de regiões de clima tropical. As savanas mais conhecidas são as africanas, onde vivem leões, girafas, elefantes, zebras, entre outros. Também ocorrem na América do Sul e Austrália. Sua vegetação é formada por gramíneas e árvores esparsas.
Vegetação de savana na África. Foto: TTphoto / Shutterstock.com
Deserto – ocorre nas regiões quentes ou frias, onde a precipitação é muito baixa. A vegetação está ausente na maior parte desse bioma. As plantas são principalmente cactáceas e herbáceas e estão adaptadas à escassez de água.
Deserto de Sonora, Arizona (EUA). Foto: Marc Turcan / Shutterstock.com
Biomas terrestres brasileiros
Amazônia – é o maior bioma do Brasil. Localiza-se na região Norte. Seu clima é quente e úmido. A vegetação predominante é a Floresta Ombrófila Densa. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte. Abriga a maior biodiversidade do planeta.
Floresta Amazônica. Foto: Filipe Frazao / Shutterstock.com
Mata Atlântica – ocupava quase todo o litoral brasileiro, mas atualmente ocupa cerca de 7% da área original. Apesar de certa homogeneidade, apresenta diferentes formações florestais. A fauna é riquíssima (onça pintada, mico-leão-dourado, veado, tatu-canastra, etc.)
Mata Atlântica, exemplo de Floresta Ombrófila Densa. Foto: Luiz Rocha / Shutterstock.com
Caatinga - localiza-se no sertão nordestino e é o único bioma com distribuição exclusivamente brasileira. A vegetação é adaptada ao clima seco, formada por árvores e arbustos baixos com galhos retorcidos, ervas rasteiras e cactos.
Parque Nacional Serra da Capivara, com vegetação de Caatinga. Foto: Andre Dib / Shutterstock.com
Cerrado – encontra-se principalmente na região Centro-Oeste. Apresenta clima quente e baixa precipitação. Sua vegetação é formada por árvores com caules tortuosos, arbustos e gramíneas. A fauna é muito rica.
Paisagem de cerrado. Foto: Filipe Frazao / Shutterstock.com
Pantanal – é a maior planície inundável do mundo. Está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A vegetação é formada por gramíneas, arbustos e árvores de grande porte, dependendo do local. Possui uma rica diversidade de plantas e animais.
Pantanal. Foto: Filipe Frazao / Shutterstock.com
Mata de Araucárias – encontra-se principalmente na região Sul do país. Caracteriza-se pela presença de pinheiros, com predominância do pinheiro-do-paraná, árvore típica da região.
Araucárias. Foto: Iuliia Timofeeva / Shutterstock.com
Mata de Cocais – ocorre entre as florestas úmidas da região Norte e as terras semiáridas do Nordeste do Brasil. A vegetação é dominada por palmeiras, como a carnaúba, babaçu e oiticica.
Referências
http://www.mma.gov.br/biomas
http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biomas/
Odum, E. P. Fundamentos de Ecologia. 6ª ed. São Paulo: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
EXERCÍCIOS SOBRE OS PRINCIPAIS BIOMAS DO MUNDO
Os principais biomas mundiais são:
a) Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Desertos e Campos.
b) Tundra, Cerrado, Floresta Subtropical, Floresta Tropical, Mangues, Floresta Mediterrânea, Monções Asiáticas, Desertos.
c) Floresta Temperada, Chaparral, Mediterrâneo, Floresta Tropical, Campo Sujo, Mata de Araucárias, Pampas, Desertos.
d) Taiga, gramíneas, Mata de Galeria, Floresta Equatorial, Pantanal, Mata de Araucárias, Vegetação Xerófila, Floresta Tropical.
Com relação aos grandes biomas do mundo, suas localizações e características gerais, assinale o que for correto.
01. A tundra, que é encontrada em regiões polares e alpinas, não tem representatividade em território brasileiro.
02. Savanas tropicais são conjuntos de formações abertas com domínio de uma vegetação de gramíneas dispersas e tufos de ervas baixas. Ocorrem na América do Norte, Eurásia, África e nos pampas da América do Sul.
04. Os desertos, que ocorrem nos centros de altas pressões da América do Norte, África, Eurásia e Austrália, não têm representatividade na América do Sul.
08. As florestas tropicais recebem uma precipitação elevada e bem distribuída durante o ano todo. Concentradas na faixa intertropical, constituem um dos ecossistemas com maior biomassa terrestre.
16. As taigas são as matas de coníferas que ocorrem em latitudes acima de 45º. No inverno, elas são muito úmidas e frias.
Com relação ao tipo de vegetação dos principais biomas mundiais, é INCORRETO afirmar que:
a) Os desertos quase não possuem vegetação.
b) Os campos são constituídos por uma vegetação composta por gramíneas e quase não possuem vegetação arbustiva ou arbórea.
c) As savanas possuem uma vegetação florestal densa que é composta por árvores que atingem mais de 30 metros e não perdem as folhas no outono.
d) A vegetação da Tundra é composta por musgos e líquens, que resistem ao frio intenso do inverno e voltam a brotar no verão.
e) A Taiga é composta por florestas de coníferas, um tipo de árvore que possui folhas em forma de agulha que são recobertas por uma cera que as torna mais resistentes ao frio.
A Mata Atlântica é o exemplar brasileiro de que tipo de bioma mundial?
a) Savanas.
b) Campos.
c) Florestas equatoriais.
d) Tundra.
e) Florestas tropicais.
Devolutiva no e-mail:
rubensabreu@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp 9.9890.3850