quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Geografia 6º Ano D----Prof.º Geraldo----4º Bimestre----

 Atividade de Geografia 6ª Séries – 4º Bimestre – 7

Professor: Geraldo Pereira Chagas

Habilidade: (EF06GE32*) Diferenciar fenômenos naturais e fenômenos provocados pela ação humana e relacionar com os fenômenos climáticos (radiação solar, a radiação ultravioleta, linha de Calor, o aquecimento global, El niño, La Niña, Efeito estufa e Camada e Ozônio entre outros).

Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida. 

Objeto de conhecimento: Atividades humanas e dinâmica climática. 


Ilhas de calor 

Ilha de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas.

Para entendermos melhor este fenômeno climático, podemos usar como exemplo a cidade de São Paulo que é considerada uma ilha de calor, como esta cidade tem grande concentração de asfalto (ruas e avenidas) e concreto (prédios, casas e outras construções), ela concentra mais calor, fazendo com que a temperatura fique acima da média dos munícipios da região. A umidade relativa do ar também fica baixa nestas áreas. 

Outros fatores que favorecem o aquecimento da temperatura em São Paulo são: pouca quantidade de verde (árvores e plantas) e alta índice de poluição atmosférica, que favorece a elevação da temperatura. 

A formação 


El niño e La Niña 

O El niño e a La Niña são parte de um mesmo fenômeno atmosférico-oceânico que ocorre no oceano Pacífico Equatorial (e na atmosfera adjacente), denominado El Niño Oscilação Sul (ENOS). O ENOS refere-se às situações nas quais o oceano Pacífico Equatorial está mais quente (El Niño) ou mais frio (La Niña) do qual a média normal histórica. A mudança na temperatura do oceano Pacífico Equatorial acarreta efeitos globais na temperatura e precipitação. 


O que é o El Niño-Oscilação Sul (ENOS)?

Talvez a melhor maneira de se referir ao fenômeno El Niño seja pelo uso da termiologia mais técnica, que inclui as características oceânicas-atmosféricas, associadas ao aquecimento anormal do oceano Pacífico tropical. O ENOS, ou El Niño-Oscilação Sul representa de forma mais genérica um fenômeno de interação entre atmosfera e oceano, associado a alterações dos padrões normais da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) e dos ventos alísos na região do Pacífico Equatorial, entre a Costa Peruana e no Pacífico Oeste próximo à Austrália. 


El Niño

O El Niño representa o aquecimento anormal das águas superficiais e subsuperficiais do oceano Pacífico Equatorial. A expressão El Niño é derivada do espanhol, e refere-se à presença de águas quentes que todos os anos aparecem na costa norte de Peru na época de Natal. Os pescadores do Peru e do Equador chamaram a esta presença de águas mais quentes de Corriente de El Niño, em referência ao Niño Jesus ou ao Menino Jesus. 

Com esse aquecimento do oceano e com o enfraquecimento dos ventos, começam a ser observadas mudanças da circulação da atmosfera nos níveis baixos e altos, determinando mudanças nos padrões de transporte de umidade e, portanto, variações na distribuição das chuvas em regiões tropicais e de latitudes médias e altas. Em algumas regiões do globo, também são observados aumentos ou queda de temperatura. 


La Niña

O termo la Niña (“a menina”, em espanhol”) é um fenômeno que se caracteriza por ser oposto ao El Niño. Pode ser chamado também de episódio frio, ou ainda El Viejo (“o velho”, em espanhol”). Algumas pessoas chamas o La Niña de anti-El Niño, porém, como El Niño se refere ao menino Jesus, anti-El Niño seria então o Diabo e, portanto, esse termo é pouco utilizado. O termo mais utilizado hoje é: La Niña. 


Atividade 

  1. Quais fenômenos naturais você conhece?

  2. Escreva com suas palavras o que você já sabe sobre ilha de calor, El Niño 

e La Niña

  1. Como El Niño e La Niña interferem na agricultura do Brasil?



Link Cmsp: https://www.youtube.com/watch?v=AxzKSOzJAVI&ab_channel=6oanoEF-CMSP