ATIVIDADE DE QUÍMICA
REGULAR (3C)
4º BIMESTRE
(REFERENTE A SEMANA DO DIA 30-11-2020 A 04-12-2020 e 07-12-2020 a 11-12-2020)
NOME: _____________ Nº: _________ SÉRIE: _________
DATA: __________________ PROF. EVERTON
RESPONDA NO CADERNO, TIRE FOTO E ENVIE PARA O EMAIL
evertonlara@professor.educacao.sp.gov.br
ENTREGAR ATÉ 11/12
Hidrosfera
Segue link para conteúdo digital: (recorte e cole no navegador)
https://www.google.com/search?q=hidrosfera+quimica&oq=hidrosfera+quimica&aqs=chrome.0.69i59j0i22i30l5j69i60l2.1782j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8
ASSISTA A VÍDEO-AULA: (COPIE E COLE NO NAVEGADOR)
PARTE 1:
https://www.youtube.com/watch?v=PQxbCSCYIaw
Neste vídeo, estudamos o que é a hidrosfera, algumas propriedades da água, a composição química dos oceanos e os tipos de água (salgada, salobra, doce, mineral, potável, destilada, deionizada, desmineralizada, dura e pesada)
PARTE 2:
https://www.youtube.com/watch?v=yFfUuaxFbdA
Neste vídeo, estudamos a diferença entre água poluída e contaminada, os tipos mais comuns de poluição da água (sedimentar, térmica, radioativa, por compostos orgânicos sintéticos, por metais pesados e por nutrientes de micro-organismos aeróbios) e a eutrofização.
MOSTRAR MAIS
PARTE 3:
https://www.youtube.com/watch?v=OsV3OhvNFYo
Neste vídeo, estudamos quais são os parâmetros de potabilidade e o tratamento convencional da água.
EXERCÍCIOS:
Questão 1 – (Enem) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.
Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:
a) desenvolver processos de reutilização da água.
b) explorar leitos de água subterrânea.
c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.
d) captar águas pluviais.
e) importar água doce de outros estados.
Questão 2 – (Enem) A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.
A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:
I. Contaminação de lençóis freáticos.
II. Diminuição da umidade do solo.
III. Enchentes e inundações.
Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente:
a) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização
de córregos e rios.
b) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.
c) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento/impermeabilização do solo urbano.
d) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.
e) construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.
Questão 3 – (Enem) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:
a) reduzida área de solos agricultáveis.
b) ausência de reservas de águas subterrâneas.
c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.
Questão 4 – (Enem) A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.
Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:
a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta.
b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.
c) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.
d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.
e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.
Questão 5 – (UFC) A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Com relação a esse elemento, assinale a alternativa correta.
a) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, além dos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.
b) Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.
c) A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica, assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local.
d) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes.
e) A diminuição da chuva no Brasil tem sido o maior problema ligado à falta de água para abastecer as cidades.
Questão 6 – (UFLA 2016) O fato de alguns insetos se locomoverem sobre a superfície da água e algumas espécies de plantas crescerem por cima da superfície da água é resultado de um fenômeno físico denominado:
a) Densidade
b) Tensão superficial
c) Capacidade térmica
d) Temperatura de fusão
Questão 7 – (UFJF 2014) A maior parte dos seres vivos é constituída por água, responsável por 70 a 85% de sua massa. Considere as afirmativas abaixo relacionadas às propriedades físico-químicas da água.
I) A molécula de água é polarizada, ou seja, apesar de ter carga elétrica total igual a zero, possui carga elétrica parcial negativa na região do oxigênio e carga elétrica parcial positiva na região de cada hidrogênio.
II) Na água em estado líquido, a atração entre moléculas vizinhas cria uma espécie de rede fluida, em contínuo rearranjo, com pontes de hidrogênio se formando e se rompendo a todo momento.
III) A tensão superficial está presente nas gotas de água, sendo responsável pela forma peculiar que elas possuem.
IV) O calor específico é definido como a quantidade de calor absorvida durante a vaporização de uma substância em seu ponto de ebulição.
Assinale a alternativa que contenha todas as afirmativas CORRETAS.
a) I e III
b) II e IV
c) I, II e III
d) I, II e IV
e) I, III e IV
Questão 8:
Faça um breve resumo (mínimo de 20 linhas) dos assuntos abordados nesta aula:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
30-11-2020