Geografia - Prof.ª Alessandra
Turmas: 1º ano (A) – 1º Bimestre
Habilidade do Currículo Paulista: “Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas”.
Temas e Conteúdos: Formas de representação e pensamento espacial
Bom dia, para todas e todos!
Espero que vocês e suas famílias estejam bem!
Nosso ano letivo começa de forma híbrida, ou seja, teremos uma parte presencial e uma parte virtual. Oriento que todos acompanhem o CMSP (Centro de Mídias São Paulo) e as atividades que serão postadas no Blog da escola. Isso é necessário para que todos possam ter acesso ao mesmo conteúdo. A Proposta de aula do Centro de Mídias atende ao que é solicitado no Currículo de Geografia e ele será a base das atividades propostas.
Para quem está em casa tenha sempre uma rotina de estudos, priorize o seu horário de aula e procure realizar as atividades em um local tranquilo.
Caso ocorra alguma dúvida entre em contato comigo por meio das plataformas digitais e assim que realizar a atividade a envie imediatamente, pois nesse ano a sua presença está relacionada ao envio das atividades.
Bom estudo!
Atividade complementar das aulas do CMSP: Que poderá ser acessada também a partir do link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=fyXxXQZW03g&list=PL1EAsbCb8zETJOWYUW9iQxB4EsivIaT4s&ab_channel=1as%C3%A9rieEM-CMSP
CARTOGRAFIA
A cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar, analisar e produzir mapas, cartogramas, plantas e demais tipos de representações gráficas do espaço. Trata-se, portanto, de um conjunto de técnicas científicas e até artísticas que visa à elaboração de documentos que representem de forma reduzida uma determinada localidade.
Apesar de contar, atualmente, com avançadas técnicas e modernos equipamentos, essa é uma prática extremamente antiga, pois existe desde que o homem aprendeu que seria melhor conhecer os lugares desenhando-os em pedaços de rochas. O mais antigo mapa que se tem notícia tem 4500 anos e provavelmente foi produzido pelos povos babilônicos. Ele foi produzido em uma placa de argila e representa, provavelmente, a área do vale do Rio Eufrates.
Com o passar dos tempos, as técnicas cartográficas foram se aprimorando, principalmente durante o período das grandes navegações, em que os europeus utilizavam mapas para encontrar novos caminhos marítimos e descobrir novos territórios. Temos aí a constituição da Cartografia como ciência moderna. A evolução, no entanto, não parou por aí, de forma que as técnicas cartográficas tornaram-se mais aprimoradas, especialmente durante períodos de guerra e de grandes revoluções científicas.
No século XX, uma nova era estabeleceu-se na cartografia com o uso de fotografias aéreas para auxiliar a produção dos mapas, uma técnica denominada por aerofotogrametria. Pouco tempo depois, a Terceira Revolução Industrial propiciou o desenvolvimento de procedimentos ainda mais avançados.
Nos dias de hoje, graças aos avanços realizados no âmbito dos meios informacionais, a produção de mapas conta com complexas técnicas de elaboração e representação, envolvendo computadores, satélites, softwares e muitos outros equipamentos.
Os problemas da cartografia
Representar uma dada realidade física em um plano não é uma tarefa muito simples, sobretudo quando essa representação envolve todo o globo terrestre. O primeiro problema está no fato de a Terra apresentar uma forma esférica, o que torna impossível a sua representação em plano. O segundo problema está no fato de que essa esfera não é perfeita, possuindo contornos e traços não muito bem definidos.
O primeiro problema foi, de certa forma, resolvido por Karl F. Gauss (1777-1855), um notável matemático que elaborou o conceito de Geoide, que considera o formato da Terra sem considerar os continentes, ou seja, apenas imaginando como ela seria se houvesse apenas os oceanos. Ao longo dos tempos, os cartógrafos foram avançando nessa ideia e aproximaram-se da forma que atualmente caracteriza os globos terrestres.
Já o segundo problema é impossível de ser resolvido totalmente. No entanto, a melhor solução foi a elaboração das chamadas Projeções Cartográficas, em que a Terra passa a ser representada em um plano de diferentes maneiras, ora distorcendo as formas dos continentes, ora distorcendo suas áreas e, às vezes, distorcendo ambos. Existem inúmeras projeções da Terra atualmente, cada uma atendendo a um determinado interesse ou aspectos da superfície terrestre.
Fonte: Por Me. Rodolfo Alves Pena - https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-cartografia.htm
Atividade
Com base nas aulas do CMSP e na leitura do texto acima, responda:
O que é Cartografia?
O que podemos representar por meio da Cartografia? Cite exemplos.
Observe o Mapa abaixo. Trata-se de um mapa temático. Aponte qual é o tema do mapa. Seria possível fazer a leitura do mapa sem a legenda? Por quê?
Registre sua atividade no caderno, fotografe e envie para o meu e-mail: geografausp@gmail.com. Muito importante: Necessário colocar seu nome completo e sua turma e por favor, façam de caneta para ser possível a leitura.
Se alguém preferir digitar também é aceito da mesma forma.
Poderão encaminhar para o Messenger no perfil criado para os estudantes na minha disciplina: https://www.facebook.com/alessandra.geografia.77. Postarei as atividades por lá também para facilitar aqueles que possuem maior familiaridade com o Facebook.
Data de Entrega: 29/02/2021.
Bom Estudo!