terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Atividade de Língua Portuguesa do 1º Bimestre--- 3ª Série A e B-----Prof.ª Cida Vieira

     Atividade de Estudos Intensivos -   3ºs anos   -     Fevereiro

    1. Observe a imagem abaixo e assinale a única alternativa FALSA:

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTeqxqSlIo0Aj3dowJ1bL6QJuZOReCDjjGoNTJpJZk2POmG6V2_UNfOLMjG3YD_eqe3HMPAJHSHINBK5haVmQRzm7FCeSJokK6Lm8i1uKw8tnvKgD09NJVLzQS9DgLL7mGJBsbILhqMSU/s320/7.jpg

 

    a)   A função desse texto é transmitir uma reflexão ao leitor.

    b) A palavra “” do texto pode ser substituída, sem alterar o sentido do mesmo, por “apenas”.

    c)  A mensagem do texto é a de que o desmatamento também afeta direto e negativamente a vida dos animais.

    d) Esse texto não é literário visto que apresenta apenas uma interpretação, é objetivo, trata de uma realidade e suas palavras estão no sentido denotativo.

    e) A imagem e o pequeno texto (NÃO ERA SÓ UMA ÁRVORE) juntos são desnecessários, visto que sem um ou outro o sentido geral da mensagem não seria prejudicada.

 

   2.   Leia os dois textos ao lado e responda as questões com suas palavras:

 

TEXTO 1:

Descuidar do lixo é sujeira

Diariamente, duas horas antes da chegada do caminhão da prefeitura, a gerência de uma das filiais do McDonald’s deposita na calçada dezenas de sacos plásticos recheados de papelão, isopor, restos de sanduíches. Isso acaba propiciando um lamentável banquete de mendigos. Dezenas deles vão ali revirar o material e acabam deixando os restos espalhados pelo calçadão.

(Veja São Paulo, 23-29/12/92)


O texto apresentado é: 

 

                            (  ) literário

  

                            (  ) não literário

 

            Por  quê?__________________________

 

           _________________________________

3.

Tirinha da Mafalda sobre discurso vazio em conteúdo

A tirinha acima é uma crítica:

a) ao fato de os pais não explicarem as coisas corretamente às crianças.
b) quanto à cautela dos pais para que as crianças não distorçam na rua o que ouvem em casa.
c) ao fato de as crianças contarem aos amigos o que os pais falam em casa.
d) à fala das pessoas, que muitas vezes não tem importância.
e) ao fato de Mafalda ter criado uma expectativa no amigo que o desiludiu.

 

4. Observe o seguinte trecho do livro Iracema, de José de Alencar:

Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.

Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.

O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.

Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.

[...] Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se.

[...] Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido.

[...] O sentimento que ele pôs nos olhos e no rosto, não o sei eu. Porém a virgem lançou de si o arco e a uiraçaba, e correu para o guerreiro, sentida da mágoa que causara.

Marque verdadeiro ou falso:

a) (    ) Iracema é retratada na obra como uma selvagem, inferior ao elemento branco com quem se encontra pela primeira vez, mostrando a valorização do elemento estrangeiro nas produções literárias dessa geração do Romantismo.

b) (    ) A idealização do herói nacional pode ser comprovada no exagero da descrição de Iracema feita por José de Alencar, todos os seus atributos eram maiores e melhores do que a natureza com que foi comparada.

c) (    ) Há uma clara separação do elemento indígena e a natureza, colocando esta última apenas como pano de fundo da narração.

d) (    ) A valorização da natureza faz dela participante efetivo do romance.

5. Leia a charge abaixo e responda a questão:


6. Leia os trechos abaixo e responda as questões:

I. “Pálida, à luz da lâmpada sombria
     Sobre o leito de flores reclinada,
     como a lua por noite embalsamada,
     Entre as nuvens do amor, ela dormia!”

II. “Uma noite, eu me lembro... Ela dormia
     Numa rede encostada molemente...
     Quase aberto o roupão... solto o cabelo
     E o pé descalço no tapete rente”.

Os dois textos apresentam diferentes concepções da figura da mulher.

A - Apontar nos dois textos situações contrastantes que revelam essas diferentes concepções. 

      

 B -  Se ambos os textos são românticos, como explicar a diferença no tratamento do tema?