Atividade de Estudos Intensivos - 3ºs anos - Fevereiro
1. Observe a imagem abaixo e assinale a única alternativa FALSA:
a) A função desse texto é transmitir uma reflexão ao leitor.
b) A palavra “só” do texto pode ser substituída, sem alterar o sentido do mesmo, por “apenas”.
c) A mensagem do texto é a de que o desmatamento também afeta direto e negativamente a vida dos animais.
d) Esse texto não é literário visto que apresenta apenas uma interpretação, é objetivo, trata de uma realidade e suas palavras estão no sentido denotativo.
e) A imagem e o pequeno texto (NÃO ERA SÓ UMA ÁRVORE) juntos são desnecessários, visto que sem um ou outro o sentido geral da mensagem não seria prejudicada.
2. Leia os dois textos ao lado e responda as questões com suas palavras:
O texto apresentado é:
( ) literário
( ) não literário
Por quê?__________________________
_________________________________
3.
A tirinha acima é uma crítica:
a) ao fato de os pais não explicarem as coisas corretamente às crianças.
b) quanto à cautela dos pais para que as crianças não distorçam na rua o que ouvem em casa.
c) ao fato de as crianças contarem aos amigos o que os pais falam em casa.
d) à fala das pessoas, que muitas vezes não tem importância.
e) ao fato de Mafalda ter criado uma expectativa no amigo que o desiludiu.
4. Observe o seguinte trecho do livro Iracema, de José de Alencar:
Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
[...] Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se.
[...] Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido.
[...] O sentimento que ele pôs nos olhos e no rosto, não o sei eu. Porém a virgem lançou de si o arco e a uiraçaba, e correu para o guerreiro, sentida da mágoa que causara.
Marque verdadeiro ou falso:
a) ( ) Iracema é retratada na obra como uma selvagem, inferior ao elemento branco com quem se encontra pela primeira vez, mostrando a valorização do elemento estrangeiro nas produções literárias dessa geração do Romantismo.
b) ( ) A idealização do herói nacional pode ser comprovada no exagero da descrição de Iracema feita por José de Alencar, todos os seus atributos eram maiores e melhores do que a natureza com que foi comparada.
c) ( ) Há uma clara separação do elemento indígena e a natureza, colocando esta última apenas como pano de fundo da narração.
d) ( ) A valorização da natureza faz dela participante efetivo do romance.
5. Leia a charge abaixo e responda a questão:
6. Leia os trechos abaixo e responda as questões:
I. “Pálida, à luz da lâmpada sombria
Sobre o leito de flores reclinada,
como a lua por noite embalsamada,
Entre as nuvens do amor, ela dormia!”
II. “Uma noite, eu me lembro... Ela dormia
Numa rede encostada molemente...
Quase aberto o roupão... solto o cabelo
E o pé descalço no tapete rente”.
Os dois textos apresentam diferentes concepções da figura da mulher.
A - Apontar nos dois textos situações contrastantes que revelam essas diferentes concepções.
B - Se ambos os textos são românticos, como explicar a diferença no tratamento do tema?