segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Atividade de Geografia 1º Bimestre----2ª Série A e B----Prof.ª Alessandra

  Geografia      -       Prof.ª Alessandra

Turmas: 2º anos (A e B) – 1º Bimestre

Habilidade do Currículo Paulista: “Reconhecer, na linguagem cartográfica e nos produtos do sensoriamento remoto, formas indispensáveis para visualizar fenômenos naturais e humanos segundo localizações geográficas”.

Tema e Conteúdo: Cartografia e Poder

 

Bom dia, para todas e todos!

Espero que vocês e suas famílias estejam bem!

 

   Nosso ano letivo começa de forma híbrida, ou seja, teremos uma parte presencial e uma parte virtual. Oriento que todos acompanhem o CMSP (Centro de Mídias São Paulo) e as atividades que serão postadas no Blog da escola. Isso é necessário para que todos possam ter acesso ao mesmo conteúdo. A Proposta de aula do Centro de Mídias atende ao que é solicitado no Currículo de Geografia e ele será a base das atividades propostas.

Para quem está em casa tenha sempre uma rotina de estudos, priorize o seu horário de aula e procure realizar as atividades em um local tranquilo.

Caso ocorra alguma dúvida entre em contato comigo por meio das plataformas digitais e assim que realizar a atividade a envie imediatamente, pois nesse ano a sua presença está relacionada ao envio das atividades.

 Bom estudo!

 

Atividade complementar das aulas do CMSP: Que poderá ser acessada também a partir do link a seguir: 

https://www.youtube.com/watch?v=fS7MO6RPuwA&list=PLtYe4M7gMnkMfO1eb6KnVnJg8oofoNlDc&ab_channel=2as%C3%A9rieEM-CMSP

 

                                           Sensoriamento Remoto


O sensoriamento remoto é a técnica de obtenção de informações acerca de um objeto, área ou fenômeno localizado na Terra, sem que haja contato físico com o mesmo. As informações podem ser obtidas através de radiação eletromagnética, gerada por fontes naturais (sensor passivo), como o Sol, ou por fontes artificiais (sensor ativo), como o radar. São apresentadas na forma de imagens, sendo mais utilizadas, atualmente, aquelas captadas por sensores óticos orbitais localizados em satélites.

Os satélites, girando numa órbita em torno da Terra, levam consigo um sensor capaz de emitir e/ou receber a energia eletromagnética refletida da Terra.

As imagens orbitais possibilitam muitas aplicações, como o mapeamento e a atualização de dados cartográficos e temáticos, a produção de dados meteorológicos e a avaliação de impactos ambientais.

      Fonte: https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/o-que-e-cartografia/sensoriamento-remoto.html

 

Como surgiu o sensoriamento remoto?

A tecnologia do sensoriamento remoto surgiu durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando se utilizou a fotografia área (aerofotogrametria) para reconhecer alvos e facilitar o planejamento das operações militares.

Algumas décadas depois, a partir de 1960, o sensoriamento remoto começou a ser utilizado da forma que conhecemos hoje, para coletar imagens e informações.

Durante a Guerra Fria (1947-1991), o uso do sensoriamento remoto cresceu muito e ele foi utilizado pelos Estados Unidos e pela União Soviética.

O primeiro satélite de observação da Terra foi enviado ao espaço pela NASA em 1972, chamava-se LANDSAT-1. O projeto de observação ainda existe e o último satélite dessa série, o LANDSAT-8, foi enviado para o espaço em 2013.

O primeiro satélite de observação brasileiro, o SCD-1, foi enviado ao espaço em 1993.

 

Para que serve o sensoriamento remoto?

A tecnologia de sensoriamento remoto tem inúmeras funções, já que o sistema pode ser usado para a observação de muitos tipos de superfície, coletando imagens que serão transformadas em dados. Hoje em dia, uma das técnicas de sensoriamento remoto mais usada é o satélite, que orbita ao redor da Terra.

Por ter muitas aplicações, o sensoriamento remoto é um dos instrumentos mais usados pela geotecnologia, área que utiliza diferentes tecnologias para coletar, organizar e analisar dados geográficos.

Os principais usos do sensoriamento remoto são:

  • criação de mapas com dados variados (cartografia): geografia, topografia, hidrografia, relevo, vegetação, entre outros;

  • observação do uso dos recursos naturais;

  • criação ou atualização de mapas em tempo real e GPS;

  • observação de mudanças climáticas e previsão de fenômenos meteorológicos;

  • acompanhamento do crescimento das cidades;

  • coleta de dados para planejamento urbano;

  • medição dos níveis dos oceanos;

  • controle de áreas desmatadas;

  • observação das áreas usadas na agricultura.

        

Fonte: https://www.significados.com.br/sensoriamento-remoto/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade

Com base nas aulas do CMSP e na leitura dos textos acima, responda:

 1)- O que é Sensoriamento Remoto?

 2)- Cite alguns usos do Sensoriamento Remoto.

 3) – Observe o mapa abaixo e indique os dois países com o maior número de satélites. Percebam que há uma relação desse dado com o período da Guerra Fria.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Quantidade_de_sat%C3%A9lites_por_pa%C3%ADs.svg

 

Registre sua atividade no caderno, fotografe e envie para o meu e-mail: geografausp@gmail.com. Muito importante: Necessário colocar seu nome completo e sua turma e por favor, façam de caneta para ser possível a leitura.

Se alguém preferir digitar também é aceito da mesma forma.

Poderão encaminhar para o Messenger no perfil criado para os estudantes na minha disciplina: https://www.facebook.com/alessandra.geografia.77. Postarei as atividades por lá também para facilitar aqueles que possuem maior familiaridade com o Facebook.

      Data de Entrega: 29/02/2021.

     Bom Estudo!