Atividade de Filosofia 1ª Séries – 2º Bimestre – Atividade 2
Semana de 07/06/2021 a 11/06/2021
Data de Entrega do Trabalho: 18/06/2021
Turmas: 1ª Séries A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L
Professor: Geraldo Pereira Chagas
Habilidade: As narrativas e as linguagens da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na compreensão de diferentes ideias, eventos e processos.
Unidade Temática: A existência ética
Objeto de conhecimento: Sujeito coletivo.
Ser melhor
– Que adianta você me dizer que resolveu agora ser bom? – exclamou Lorde Henry, molhando seus alvos dedos em uma vasilha de cobre vermelho, cheia de água de rosas. – Você já é perfeito. Não mude, por favor.
Dorian Gray meneou a cabeça.
– Não, Harry, durante minha vida, tenho praticado atos terríveis. Não pretendo voltar a isso. Comecei ontem minhas boas ações.
– Onde estava você ontem?
– No campo, Harry, sozinho em uma pequena estalagem.
– Meu caro amigo – disse Lorde Henry, sorrindo –, todo mundo pode ser bondoso no campo. Lá não há tentações. E esta é justamente a razão pela qual as pessoas que vivem fora da cidade não são absolutamente civilizadas. A civilização não é, de maneira nenhuma, uma coisa fácil de alcançar. Há apenas duas maneiras de chegar a ela. Uma é a cultura e a outra, a corrupção. Ora, a gente do campo não tem oportunidade de travar conhecimento com qualquer das duas maneiras; por isso, fica completamente estagnada.
– A cultura e a corrupção – repetiu Dorian Gray, como um eco. – Conheci um pouco de ambas. E agora horrorizo-me ao pensar que as duas possam estar lado a lado. Tenho um novo ideal, Harry. Vou mudar. Creio que já mudei. [...] Não falemos mais nisso e não tente persuadir-me de que a primeira boa ação que pratico depois de muitos anos, que o primeiro sacrifício que faço, embora pequeno, seja na verdade uma espécie de pecado. Quero ser melhor do que sou. Hei de ser melhor.
WILD, Oscar O retrato de Dorian Gray. São Paulo: Abril Cultural, 1972. P. 253-255.
1. O texto acima é um treco do romance O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. Em que medida o diálogo expressa a existência de um senso e de uma consciência moral tanto em Lorde henry como em Dorian Gray?
2. Você acredita que existem valores morais que estão naturalmente ligados à vida na cidade (cultura e corrupção) e outros que estão ligados à vida no campo? A moral varia apenas de acordo com as condições geográficas? Justifique, refletindo sobre o que vimos até aqui.