GEOGRAFIA DO TURISMO
Geografia turística é o nome atribuído a um ramo dos estudos geográficos dedicado a unir os conhecimentos comuns tanto à geografia como à ciência do turismo. Subdivisão da geografia econômica, a geografia turística irá fundamentalmente tratar da utilização dos serviços públicos e privados à disposição do homem em determinado espaço geográfico, bem como a disponibilidade dos diferentes tipos de turismos disponíveis no terreno. O ponto de convergência fundamental entre as duas matérias encontra-se na definição de geografia, aqui entendida em seu termo mais básico, como estudo dos lugares, diversidade dos espaços terrestres, e consequentemente na definição de turismo, matéria dedicada ao estudo do movimento de pessoas. É na cultura, no fenômeno social, no estudo da relação entre ser humano e natureza, entendidos ambos como personagens dinâmicos que as duas disciplinas irão convergir. É nessa lógica de distribuição terrestre, sempre influenciada pela variável de um conceito temporal, em outras palavras, a análise do tempo e sua influência sobre as mudanças ocorridas no ambiente e em sua respectiva população, que as atividades do homem são proporcionalmente influenciadas pela configuração do terreno.
Vários são os geógrafos que acreditam que os estudos de turismo podem ser a solução para a proteção de espaços locais, ligando o interesse econômico à preservação do meio, sendo justamente um exemplo eficaz do conceito de desenvolvimento sustentável, não esquecendo que o turismo é um fenômeno social complexo e diversificado, de ocorrência relativamente recente, ainda por se explorar em sua plenitude. Desse modo, vários serão os tópicos cobertos pela matéria, em especial o impacto ambiental da atividade turística, gerenciamento e sociologia do turismo e preservação dos patrimônios histórico-culturais, bem como a economia relacionada a lazer (tanto do ponto de vista do viajante turista como do fornecedor de instalações e serviços turísticos).
Importante é mencionar também que não se deve confundir os termos "geografia do turismo" e "geografia turística". O primeiro termo liga-se ao estudo reflexivo do turismo sob parâmetros delineados pela geografia, mais precisamente a ciência do turismo utilizando a geografia como ferramenta metodológica e reflexiva; o segundo termo concentra-se fundamentalmente em repassar informações descritivas dos espaços físicos, sendo uma união das duas matérias a dar origem a uma terceira. A geografia turística é estudo útil para a área econômica, em especialmente empresas do setor turístico, gestores da área operacional (agentes de viagem e promotores de vendas), consultores especialistas na formatação de roteiros turísticos, assistentes de marketing, coordenadores e recepcionistas e demais agentes relacionados.
Vídeo complementar:
https://www.youtube.com/watch?v=n4akljddYdM
ROTEIRO DE QUESTÕES:
1-O que se entende por Geografia Turística? Qual é a sua importância?
2-Qual é o ponto de convergência entre a Geografia Econômica e a Geografia Turística?
3-Por que, para muitos geógrafos, os estudos relativos ao turismo são importantes?
4-O que se entende por desenvolvimento sustentável?
5-Por que o desenvolvimento da atividade turística deve levar em consideração o impacto ambiental?
6-Indique a diferença entre “Geografia do Turismo “ e “ Geografia Turística”.
email PAULOMSILVA@PROF.EDUCACAO.SP.