ESCOLA ESTADUAL PROF DR.LAURO PEREIRA TRAVASSOS
DISCIPLINA : FÍSICA – Profa. Cláudia – 14/06/2021
Séries : EJA - 2ºSA e 2ºSB - Noturno
Atividade V – Convergente ou Divergentes?
Aprofundando nosso estudo sobre a Luz, vamos por a mão na massa e fazer acontecer! Calma!! Não se assustem !!! Será muito simples e vamos aprender juntos!
Material de apoio : fazer leitura Caderno Aprender Sempre Págs. 193 a 204;
Para quem não assistiu ainda, assistir a vídeo aula no Centro de Mídias :
04/08 - 2ª série EM - Física - As ondas nossas de cada dia (é essa data mesmo é uma reprise de 13/05/2021) * vamos retomar abordando a Luz...
Link abaixo :
https://www.youtube.com/watch?v=IapXbxeW7qA
Poucas pessoas se dão conta, mas as lentes convergentes estão presentes numa grande quantidade de instrumentos ópticos. Por exemplo, elas podem ser encontradas nas lupas, óculos, microscópios, câmera fotográfica, projetores, lunetas e até no olho humano. Basicamente, as lentes convergentes são utilizadas quando se deseja obter uma imagem ampliada do objeto a ser observado; no entanto, dependendo da distância em que o objeto se encontra, pode-se criar uma série de imagens com características bem diferentes. ƒ No século XVIII, quando ainda não existia luz elétrica, era comum usar-se potes de vidro com formato esférico cheios de água para focar a luz da vela. Dizem, não sei se é lenda, que bordadeiras, por exemplo, usam este artifício para obter maior luminosidade em suas áreas de trabalho. Depois de toda essa motivação, que tal utilizar o pote de vidro para ilustrar o processo de formação da imagem por uma lente convergente? É fácil, siga os passos conforme descritos abaixo :
Encha o pote esférico com água ou um copo grande transparente e deixe-o repousando sobre uma mesa, próxima de uma parede. A parede servirá de anteparo para a imagem da chama da vela;
Acenda a vela e escureça o ambiente o máximo que você puder;
Agora, explore as seguintes situações e faça anotações de suas observações :
Posicione a vela à distância de uns 15 cm do pote ou copo (o pote deve ficar entre a vela e a parede).
Mova a vela no sentido de afastamento do pote até que se possa ver a chama da vela projetada na parede (veja a Figura 1 abaixo).
Observe que a imagem da chama aparecerá invertida (mova a vela para cima e para baixo, da esquerda para direita, e note que a imagem se moverá no sentido oposto);
Afaste e aproxime a vela do pote e perceba o tamanho da imagem ;
Agora, aproxime bastante a vela do pote ou copo (cuidado para não esquentar demais o pote ou se queimar) e note que, a partir de um determinado ponto, a imagem da chama desaparece do anteparo. Este ponto é conhecido como o foco da lente;
Apague a vela e acenda a luz do ambiente; posicione uma folha de jornal (ou livro/revista) bem próximo do pote ou copo e leia o texto através da água. Observe que, nesse caso, a lente de água se comporta como uma lente de aumento (veja a Figura 2).
Relate com suas palavras o que achou do experimento, e faça comentários sobre suas descobertas consulte suas anotações referentes ao comportamento do experimento e relacione tudo isso ao assunto que abordamos inicialmente as lentes convergentes e divergentes.
Todos alunos (enviar a foto legível) ou documento em word se for digitada – ambos como “anexo”
- enviar essa atividade até 02/07/2021, com NOME e SÉRIE, para o email : claudiannascimento@prof.educacao.sp.gov.br
Dúvidas estou á disposição podem me escrever!
Espero que gostem! Bons estudos!