quinta-feira, 22 de abril de 2021

Atividade de Geografia (EJA 1º SA)------ E Regular Manhã 1º B, 1º C , 1º D, E e F-Prof.º Cláudio

 GLOBALIZAÇÃO 1º anos

AULA NO YOUTUBE

https://www.youtube.com/watch?v=GGCADRrB5qQ&t=32s

ATIVIDADES GOOGLE FORMULÁRIO

https://drive.google.com/open?id=11PLEpX-hu2DpigS6nDufJPl_JpNp4hdn-HOXE7OZOgo

 

Globalização

A globalização, sem sombra de dúvidas, consiste em um dos mais complexos e importantes conceitos da sociedade atual, uma vez que se refere a um processo socioeconômico em âmbito global que integra continentes, países e nações como um todo.

A globalização consiste em um conjunto de várias transformações econômicas, políticas, culturais e sociais no mundo, que são não só notáveis como também estudadas e impulsionadas desde o final do século XX e primeiros passos do XIX.

O termo pode ser utilizado para descrever o conjunto capitalista e a própria consolidação desse modelo em quase todas as esferas de nosso planeta. Mas na prática, ela tem a capacidade de integrar países de todos os continentes de uma forma única, mas principalmente pelos sistemas de transporte e veículos de comunicação integrada.

Mas afinal, como podemos definir a globalização?

Entrar em um consenso para dizer o que o termo quer dizer não é uma tarefa simples, visto que ele é bem complexo. Profissionais, especialistas e pesquisadores das áreas de história, geografia, ciências sociais, filosofia, economia e agregados podem compor um significado diferente para o termo.

Porém, se tentarmos sintetizá-lo, é certo afirmar que a globalização tem como principal objetivo intensificar as relações socioespaciais em todo o mundo, criando conexões mais fortes – e melhor, capazes de ultrapassar barreiras.

Quais são as principais características da globalização?

Sua origem não pode ser datada com um período específico, porém, é certo afirmar que a expressão começou a ser utilizada só depois de 1980, quando a Guerra Fria terminou e a queda do Muro de Berlim ocorreu.

Porém, existem também teóricos que acreditam que ela foi um verdadeiro resultado da consolidação do capitalismo (o que não deixa de ser) e também resultado dos avanços tecnológicos possibilitados após a Revolução Industrial.

A globalização está na cultura, na política, na consolidação dos direitos humanos, na educação, na geografia, economia, saúde e muito mais.

A globalização está tão presente no nosso dia a dia que nem se quer conseguimos mais notá-la. Quando uma arte marcial asiática é ensinada nos Estados Unidos, isso é globalização. Quando uma manifestação de dança africana é ensinada no Brasil ou um gênero musical brasileiro é estudado/escutado/referenciado no exterior, mais uma vez revivemos a cultura nacional.

Por mais positivo que pareça, a globalização também é responsável por alguns pontos negativos da sociedade atual – especialmente por conta da desigualdade social. Ela é proporcionada por conta da forte concentração de renda e poder em uma parcela mínima da sociedade, enquanto a grande maioria ainda vive em situações precárias.

O geógrafo Milton Santos, maior especialista em globalização, nos deixou, como um dos seus principais legados teóricos, a noção de Meio técnico-científico-informacional, que corresponde à evolução dos processos de produção e reprodução do meio geográfico. Para compreender o seu conceito, é necessário entender a evolução das transformações do espaço, que vão desde o meio natural, passando pelo meio técnico, até chegar ao período atual, em que há uma maior inserção das ciências e do meio informacional sobre as formas com que as produções espaciais ocorrem.