quarta-feira, 14 de abril de 2021

Atividade de História 7º Ano D ------Prof.ª Elaine

 ATIVIDADE DE HISTÓRIA 

Nome: Série: 

Feudalismo - Nome dado à forma de organização econômica e social vivenciada na Europa Centro-Ocidental durante o período histórico conhecido como Idade Média, entre os séculos V e XV. O nome é derivado dos feudos (ou vilas), as unidades de habitação e produção que eram características do período. 

O feudo era formado geralmente pelo senhor feudal, por escravos (que eram minoritários à época) e por camponeses, livres ou em condição de servidão. 

Havia ainda artesãos nos feudos, representando um número pequeno de pessoas, exercendo trabalhos agrícolas para sua subsistência. Uma das caraterísticas do feudalismo era a tendência para a autossuficiência das grandes propriedades agrárias, situação que levou a uma diminuição do comércio na região, se comparado com as trocas comerciais que existiram no Império Romano. 

O feudalismo seria o resultado da fusão de elementos de organização social derivados tanto dos séculos finais do Império Romano do Ocidente quanto das populações bárbaras. 

Haviam vários ritos entre os nobres para celebrar esse pacto de fidelidade. No momento da assinatura do termo de doação de terras ou concessão de favores do suserano (senhor mais rico) ao vassalo (senhor mais pobre) um beijo entre os dois poderia selar o acordo, além de o vassalo ajoelhar-se perante o suserano. Podia-se receber também a investidura, que era um ramo de folhas ou outro objeto entregue pelo suserano ao vassalo. As investiduras funcionavam como símbolo das terras que a eles estavam sendo concedidas

A ruralização da economia também atingiu diretamente as classes sociais instituídas no interior de Roma. A antes abrangente classe de escravos e plebeus veio a compor, com os povos germânicos, uma classe campesina consolidada como a principal força de trabalho dos feudos. Trabalhando em regime de servidão, um camponês estaria atrelado à vida rural em virtude das ameaças dos conflitos da Alta Idade Média e da relação pessoal instituída com a classe proprietária, ali representada pelo senhor feudal. 

O senhor feudal representava a classe nobiliárquica detentora de terras. O clero entrou em acordo com os reis e a nobreza com o intuito de expandir o ideário cristão. .

Exercício 

1. 

Existiam três estamentos (grupos) sociais no Feudalismo, a nobreza, o clero e os servos. Escreva conforme a organização social na pirâmide estamental, explicando o papel de cada grupo na sociedade. 

E-mailsouza2209@gmail.com