terça-feira, 20 de abril de 2021

EJA----Atividade de Química ---1SA, 1SB------Prof.º Everton

 ATIVIDADE DE QUÍMICA    EJA  (1SA, 1SB) REFERENTE A SEMANA DO DIA 19/04/2021 À 30/04/2021


NOME: _______________________________  Nº: _________   SÉRIE: _____

DATA: __________________     PROF. EVERTON

RESPONDA NO CADERNO, TIRE FOTO E ENVIE PARA O EMAIL 

everton.l.seixas@bol.com.br


20 QUESTÕES REFERENTE A PESQUISA FEITA SOBRE OS ASSUNTOS:

  • SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA (10 QUESTÕES)

  • SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS (10 QUESTÕES)

 

SOBRE A PESQUISA REALIZADA SOBRE SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUA RESPONDA:

 

 

  1. Preencha na figura a seguir as etapas que faltam para completar o processo de tratamento de água convencional e defina os procedimentos de desinfecção e fluoretação da água.

https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/conteudo/images/agua.gif

 

  1. Associe as etapas do processo utilizado nas ETA’s (Estações de tratamento de água) com o procedimento característico.

1- Filtração
2- Floculação
3- Decantação
4- Filtros de carbono
5- Desinfecção

(   ) adição de cloro para eliminar os germes nocivos à saúde.

(   ) a água é filtrada para a retirada de partículas grandes de sujeira.

(   ) a água fica parada para que os flocos mais pesados se depositem no fundo.

(   ) sulfato de alumínio é adicionado para que as partículas de sujeira se juntem, formando pequenos coágulos.

(   ) A água passa pelos filtros formados por camadas de areia, carbono e turfa. 

  1. A água sem tratamento quando ingerida pode ser responsável pela transmissão de muitas doenças, como por exemplo, gastroenterite e febre tifóide. Qual das enfermidades a seguir NÃO se classifica como doença de veiculação hídrica:

a) amebíase;

b) giardíase;

c) dengue;

d) hepatite infecciosa;

e) cólera.
 

  1.  Numa das etapas do tratamento de água que abastece uma cidade, a água é mantida durante um certo tempo em tanques para que os sólidos em suspensão se depositem no fundo. A essa operação denominamos:

  1. Filtração

  2. Sedimentação

  3.  Sifonação

  4. Centrifugação

  5. Cristalização

 

  1. Em uma das etapas do tratamento de água se acrescenta o Sulfato de alumínio Al2(SO4)3, este composto tem um importante papel no processo, sem ele seria praticamente impossível retirar as impurezas presentes na água sem tratamento. A imagem a seguir ilustra o Al2(SO4)3 agindo sobre a água, ela também serve para representar duas etapas do tratamento convencional usado nas ETA’s, defina estas etapas.

https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/conteudo/images/verde.gif


  1. A água potável proveniente de estações de tratamento resulta de um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo. Esta separação é necessária uma vez que a água de rios ou lagoas apresenta muitos resíduos sólidos, por isso tem que passar por uma série de etapas para que esses resíduos sejam removidos. Neste processo de tratamento a água fica livre também de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.

Assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

1) 

Fluoretação: é quando se adiciona flúor na água, cuja finalidade é prevenir a formação de cárie dentária em crianças.

2) 

Floculação: ocorre em tanques de concreto, logo após a coagulação. Com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.

4) 

Decantação: nesta etapa, que é posterior à coagulação e à floculação, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositados no fundo de outros tanques, separando-se da água. A etapa da decantação pode ser considerada um fenômeno físico.

8) 

Filtração: é a etapa em que a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro. A etapa da filtração pode ser considerada como um fenômeno químico.

16) 

Coagulação: é  a  etapa  em  que  a água, na sua forma bruta, entra na ETA. Ela recebe, nos tanques, uma determinada quantidade de cloreto de sódio. Esta substância serve para aglomerar partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.

32) 

Desinfecção: é  a  etapa  em  que  cloro  ou  ozônio  é  aplicado  na  água para eliminar microorganismos causadores de doenças.

64) 

Correção de pH: esse procedimento serve para corrigir o pH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição. Se a água está básica, é aplicada certa quantidade de cal hidratada ou de carbonato de sódio.

  1. Considere o esquema abaixo que mostra as etapas de tratamento da água na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP:

https://www.infoescola.com/files/2010/05/tratamento-agua.jpg

Na etapa 2, a adição de cal, nome vulgar do óxido de cálcio, tem o objetivo de corrigir o pH para aumentar a eficiência no processo de floculação das partículas em suspensão.

Sobre o fenômeno que ocorre nessa etapa, é correto afirmar que a cal reage com:

A) 

o cloreto de sódio presente na água para diminuir o pH do meio.

B) 

os íons H+ para aumentar o pH do meio.

C) 

os íons OH− para diminuir o pH do meio.

D) 

o hidróxido de sódio presente na água para aumentar o pH do meio.

E) 

a água da represa para diminuir o pH do meio.


  1. A obtenção de água doce de boa qualidade está se tornando cada vez mais difícil devido ao adensamento populacional, às mudanças climáticas, à expansão da atividade industrial e à poluição. A água, uma vez captada, precisa ser purificada, o que é feito nas estações de tratamento. Um esquema do processo de purificação é:

https://www.infoescola.com/files/2010/05/exec61.jpg

em que as etapas B, D e F são:

B – adição de sulfato de alumínio e óxido de cálcio,
D – filtração em areia,
F – fluoretação.

Assim sendo, as etapas A, C e E devem ser, respectivamente,

A) 

filtração grosseira, decantação e cloração.

B) 

decantação, cloração e filtração grosseira.

C) 

cloração, neutralização e filtração grosseira.

D) 

filtração grosseira, neutralização e decantação.

E) 

neutralização, cloração e decantação.


  1. Belém é cercada por 39 ilhas, e suas populações convivem com ameaças de doenças. O motivo, apontado por especialistas, é a poluição da água do rio, principal fonte de sobrevivência dos ribeirinhos. A diarreia é frequente nas crianças e ocorre como consequência da falta de saneamento básico, já que a população não tem acesso à água de boa qualidade. Como não há água potável, a alternativa é consumir a do rio.

O Liberal. 8 jul. 2008. Disponível em: http://www.oliberal.com.br.

O procedimento adequado para tratar a água dos rios, a fim de atenuar os problemas de saúde causados por microrganismos a essas populações ribeirinhas é a:

A) 

filtração

B) 

cloração.

C) 

coagulação

D) 

fluoretação

E) 

decantação.

 

  1.  Cite duas fontes poluidoras da água e explique como cada uma delas prejudica a qualidade da água.

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PODERÃO ASSISTIR A VÍDEO AULA: 

https://www.youtube.com/watch?v=YKIiDy4hgKc

HABILIDADES:


• Refletir sobre o significado do senso comum de água “pura” e água potável 

• Interpretar dados apresentados em gráficos e tabelas relativos ao critério brasileiro de potabilidade da água 

• Identificar e explicar os procedimentos envolvidos no tratamento da água 

• Avaliar a necessidade do uso consciente da água, interpretando informações sobre o seu tratamento e consumo


BONS ESTUDOS!!


ENTREGAR ATÉ DIA 30/04






















ATIVIDADE DE QUÍMICA    EJA  (1SA, 1SB) REFERENTE A SEMANA DO DIA 19/04/2021 À 30/04/2021


NOME: ________________________________________   Nº: _________   SÉRIE: _________

DATA: __________________     PROF. EVERTON

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evertonlara@professor.educacao.sp.gov.br


SOBRE A PESQUISA REALIZADA SOBRE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS RESPONDA:


Questão 1

(UFES) Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. O número de fases em cada um é, respectivamente:

Exercício sobre misturas
Exercício sobre misturas

I- óleo, água e gelo.
II- água gaseificada e gelo.
III- água salgada, gelo, óleo e granito.

a) 3,2,6.

b) 3,3,4.

c) 2,2,4.

d) 3,2,5.

e) 3,3,6. 






Questão 2

(UFES) Considere os seguintes sistemas:

I - nitrogênio e oxigênio;
II - etanol hidratado;
III - água e mercúrio.

Assinale a alternativa correta.

a) Os três sistemas são homogêneos.

b) O sistema I é homogêneo e formado por substâncias simples.

c) O sistema II é homogêneo e formado por substâncias simples e composta.

d) O sistema III é heterogêneo e formado por substâncias compostas.

e) O sistema III é uma solução formada por água e mercúrio.


Questão 3

Assinale as alternativas que apresentam misturas homogêneas:

a) Água mineral

b) Ferro

c) Aço

d) Salmoura

e) Refrigerante

f) Gasolina

g) Ouro 18 quilates

h) Leite


Questão 4

Relacione corretamente as colunas a seguir:

Coluna I:

a) Mistura líquida homogênea constituída por duas substâncias.

b) Mistura bifásica formada por três substâncias.

c) Mistura trifásica formada por duas substâncias.

d) Solução líquida.

e) Mistura homogênea constituída por três substâncias.

 

Coluna I:

I. água + álcool + areia

II. vapor de água + gás carbônico + gás oxigênio

III. sal + água

IV. água + areia + gelo

V. álcool hidratado.

 

Questão 5

(Fuvest-SP) Para a separação das misturas: gasolina-água e nitrogênio-oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente:

a) decantação e liquefação.

b) sedimentação e destilação.

c) filtração e sublimação.

d) destilação e condensação.

e) flotação e decantação.


Questão 6

(Cefet-PR) Para um químico, ao desenvolver uma análise, é importante verificar se o sistema com o qual está trabalhando é uma substância pura ou uma mistura. Dependendo do tipo de mistura, podemos separar seus componentes por diferentes processos. Assinale a alternativa que apresenta o método correto de separação de uma mistura.

a) Uma mistura homogênea pode ser separada através de decantação.

b) A mistura álcool e água pode ser separada por filtração simples.

c) A mistura heterogênea entre gases pode ser separada por decantação.

d) Podemos afirmar que, ao separarmos as fases sólidas e líquida de uma mistura heterogênea, elas serão formadas por substâncias puras.

e) O método mais empregado para a separação de misturas homogêneas sólido-líquido é a destilação.


Questão 7

Faça a associação correta entre as colunas, relacionando a(s) técnica(s) que deve(m) ser empregada(s) para separar os componentes de cada mistura a fim de obter todos os componentes:

Coluna I:

(1) Óleo + água

(2) Álcool + éter

(3) Sal + água

(4) Limalhas de ferro + areia

(5) Areia + cascalho

(6) Ar atmosférico

(7) Sal de cozinha + iodeto de chumbo (insolúvel em água) + água

(8) Óleo + água + sal

(9) Tinta preta

 

Coluna II:

a) Evaporação

b) Filtração

c) Destilação simples

d) Decantação

e) Destilação fracionada

f) Levigação

g) Decantação e destilação

h) Liquefação

i) Separação magnética

j) Análise cromatográfica ou cromatografia

k) Peneiração ou tamisação

l) Adsorção

 

Questão 8

Uma das etapas do funcionamento do aspirador de pó, utilizado na limpeza doméstica, é a:

a) filtração.

b) decantação.

c) sedimentação.

d) centrifugação.

e) sifonação.

 

 



9. (Unirio) Uma mistura formada por gasolina, água, serragem e sal de cozinha pode ser separada nos seus diversos componentes seguindo-se as seguintes etapas:

a) filtração, decantação e destilação.
b) catação e decantação.
c) sublimação e destilação.
d) prensagem e decantação.
e) destilação e decantação.



10. (Unifor) Um sólido A está totalmente dissolvido num líquido B. É possível separar o solvente B da mistura por meio de uma:

a) centrifugação.
b) sifonação.
c) decantação.
d) filtração.
e) destilação.

 

PODERÃO ASSISTIR A VÍDEO AULA: 

https://www.youtube.com/watch?time_continue=94&v=hCYGjcQAZhs&feature=emb_logo

https://www.youtube.com/watch?v=V2_TedeNloI

https://www.youtube.com/watch?v=bKwnkZphw6c


HABILIDADES:

• Reconhecer o estado físico dos materiais a partir de suas temperaturas de fusão e de ebulição 

• Avaliar e escolher métodos de separação de substâncias (filtração, destilação, decantação etc.) com base nas propriedades dos materiais



BONS ESTUDOS!!


ENTREGAR ATÉ DIA 30/04