Atividade de Filosofia 1ª Séries – 1º Bimestre – Atividade 3
Semana de 05/04/2021 a 09/04/2021
Data de Entrega do Trabalho: 16/04/2021
E-mail: geraldochagas@prof.educacao.sp.gov.br
Professor: Geraldo Pereira Chagas
Habilidade: (EM13CHS105) – Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade e campo, cultura e natureza, civilizados e bárbaros, razão e emoção, material e virtual etc.), explicitando suas ambuiguidades.
Unidade Temática: desejos e ambiguidades do desenvolvimento científico, tecnológico e humano.
Objeto de conhecimento: o pensamento científico e os valores tradicionais; a afirmação do discurso científico e filosófico em oposição ao senso comum em diferentes contextos históricos.
Situação-Problema: como os meus desejos podem ser compatibilizados com a cidadania?
Tradição e conhecimento
O que é tradição?
Do latim traditio ou tradere, significa “entregar”, “passar adiante”. É a continuidade ou a permanência de doutrinas, visões de mundo, costumes e valores de um grupo social ou escola de pensamento”. [1]
Nas palavras de Hegel: “(...) não é uma estátua imóvel, mas vive e emana como um rio impetuoso que mais cresce quanto mais se afasta da origem. (...) O que cada geração produziu no campo da ciência e do espírito é uma herança para a qual todo o mundo anterior contribuiu com sua economia, é um santuário em cujas paredes os homens de todas as estirpes, gratos e felizes, afixaram tudo o que os auxiliou na vida, o que eles hauriam das profundezas da natureza e do espírito. E esse herdar é, ao mesmo tempo, receber a herança e fazê-la frutificar.”.
A Tradição está presente em aspectos:
Cognitivos – como o conhecimento que compreendemos, conectado ao senso comum.
Sociais – como as comunidades tradicionais (“grupos culturalmente diferentes e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição”).
Morais – nos quais se constituem os ditos “valores tradicionais”.
Antiguidade: Hipócrates (460 a.C. – 377 a.C):
- “Na verdade, existem duas coisas distintas: saber e acreditar que se sabe. A ciência consiste em saber; no acreditar que se sabe, a ignorância é conhecida”.
HIPÓCRATES. Aforismos e Sentenças. p. 7.
- “Veja as condições necessárias, importantes de se atender para o estudo da Medicina. O conhecimento profundo que deve ser adquirido, se quiser, percorra as cidades exercendo-o, alcance reputação como médico, não apenas no nome, mas na prática. A falta de habilidade é uma propriedade ruim, uma raiz ruim para quem a possui (...).”
HIPÓCRATES. Aforismos e Sentenças. p. 6 e 7.
IDADE MÉDIA:
Alberto Magno (1193/1206 – 1280):
- “... a ciência não consiste em ratificar o que os outros disseram, mas em buscar as causas dos fenômenos.”
- “Só a experiência nos pode certificar nessas cosias.”
Roger Bacon (1214 – 1292):
- A ignorância filosófica decorre da autoridade inocente e fraca, do hábito constante, dos leigos em suas ideias e da aparente sabedoria que acoberta o desconhecimento. Somente a experiência e a argumentação levam ao conhecimento. (cf. Opus Majus).
MODERNIDADE: Galileu Galilei (1564 – 1642):
“Parece-me, além disso, que percebo em Sarsi uma firme convicção de que para filosofar é necessário confiar nas opiniões de algum autor famoso, para que nossa mente, quando não concordar com a fala do outro, permanece estéril e infértil em tudo. Talvez considere que a Filosofia é um livro e uma fantasia de um homem, como a Ilíada e Orlando Furioso, livros em que o menos importante é que aquilo que está escrito seja verdade. Sr. Sarsi, não é assim. A Filosofia está escrita neste grande livro que está constantemente se abrindo diante dos nossos olhos (eu digo, o universo), mas você não pode entendê-lo se não aprender primeiro a compreender a linguagem e conhecer os caracteres em que está escrito. (...) Sem eles é inútil vagar por um labirinto escuro.”
IDADE CONTEMPORÂNEA: Ludwig Wittgenstein (1889 – 1951)
A filosofia consiste em:
- Ver o que senso comum responde sobre uma questão;
- Aprofundar-se na questão, pondo-a na perspectiva de que o sendo comum é “insuportável”;
- Voltar deste processo em direção a uma resposta inicial ao senso comum, ciente de que tal resposta não é uma “solução”.
Questão:
1 - O que é progresso?
Conhecimento é sempre “sinônimo” de progresso?
2 – Faça uma reflexão sobre as seguintes frases: “tradicional é bom e certo, ou ruim e errado?”
“Há um critério universal que possa lhe conferir esses atributos?” (3 a 5 linhas).
Cmsp: https://www.youtube.com/watch?v=W9LMSfGIo-E&ab_channel=1as%C3%A9rieEM-CMSP