sexta-feira, 23 de abril de 2021

EJA-----Atividade de Língua Portuguesa 1º SA e 1º SB-------Prof.ª Dôra

 



E.E. Prof. Lauro Pereira Travassos


Roteiro de plano de aula e atividades online



Professor: RITA DAS DORES FONSECA- Dôra

Disciplina: L. Portuguesa

Série/ano: 1ºanos  – Suplência.



Habilidades: Ler e compreender o gênero textual levando em conta as características próprias do gênero (lenda). Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso das palavras em diferentes contextos de linguagem.


Atividade: Texto: Os três pássaros de rei Herodes – Realizar a leitura e a interpretação do texto. Denotação e conotação – Leitura, acompanhamento das aulas do CMSP – telecurso – e realização de exercícios.


Metodologia: Os alunos assistirão ao vídeo, lerão os conteúdos explicativos e realizarão os exercícios, bem como as questões do texto a serem interpretadas.


Ferramenta para disponibilização: Uso do blog/educalauro.blogspot.com e vídeos do CMSP – telecurso.


Instrumentos avaliativos: Os alunos realizarão a atividade e enviarão via e-mail, onde ocorrerá a correção e será dada a devolutiva de erros, acertos e ajustes a serem feitos por cada aluno. Ou, entregarão trabalho físico.









Língua Portuguesa – Prof.ª Dôra  – Suplência - 1º anos

Orientações: 

  1. As matérias e os exercícios deverão ser feitos no caderno do aluno; 

  2.  As atividades deverão ser entregues via e-mail: rdorafonseca@yahoo.com.br

Atividade via e-mail (envie somente as respostas)

1 ) Conotação e Denotação:

DENOTAÇÃO

É o que chamamos de sentido literal da palavra, ou seja, seu significado real no mundo. Quando afirmo que crianças morrem de fome ao redor do mundo, não é mera força de expressão para afirmar que sentem muita fome. Elas, de fato, estão morrendo por problemas de inanição e outros ocasionados pela alimentação precária ou mesmo falta dela. 

Mais um exemplo: Meu primo tem um papagaio. (sentido real, meu primo tem uma ave)

CONOTAÇÃO

É o que chamamos de sentido figurado da palavra, o que significa que temos uma força de expressão, um modo de dizer. Este sentido está muito presente em figuras de linguagem como metáfora ou hipérbole, esta última sendo o caso da frase “estou morrendo de fome” para apontar estar sentindo muita fome. Eu posso afirmar que não tomei o café da manhã e agora estou morrendo de fome, por exemplo. 

Mais um exemplo: Meu primo é um papagaio. (sentido figurado, meu primo não para de falar)

NUMERE EM QUE SENTIDO FORAM EMPREGADAS AS PALAVRAS 

DENOTATIVO (1), ou CONOTATIVO (2):

1. (___). Meu pai é meu espelho
2. (___). Quebrei o espelho do banheiro
3. (___). Essa menina tem um coração de ouro.
4. (___) A Praça da Sé fica no coração de São Paulo.
5. (___). Fez um transplante de coração.
6. (___). Você é mesmo mau: tem um coração de pedra.
7. (___). Para vencer a guerra era preciso alcançar o coração do país. 
8. (___). Completou vinte primaveras.
9. (___). Na primavera os campos florescem.
10. (___) O leão procurou o gerente da Metro.
11. (___) O metro é uma unidade de comprimento.
12. (___). Estava tudo em pé de guerra.
13. (___). Ela estava com os pés inchados.
14. (___). É órfão de afeto.
15. (___). Muito cedo ele ficou órfão de pai.
16. (___) Caíram da escada.
17. (___) O leão caiu num sono profundo.
18. (___). Feriu-se na boca.
19. (___) Vem o Flamengo apontando a boca do túnel.
20. (___) O alpinista conseguiu escalar a montanha.

                       2 - Sinônimos / Antônimos

Sinônimos são as palavras que são diferentes, mas que possuem significados semelhantes. 

Ex: Feliz = alegre = contente

Antônimos  são palavras que possuem significados exatamente opostos um ao outro.

Ex: Feliz – Infeliz / Alegre – Triste

Exercícios:

  1. Copie as palavras a seguir. Depois, escreva um vocábulo que possa ser usado como antônimo de cada uma delas.

a) dia -

b) longo -

c) quente -

d) devagar -

e) forte -

f) duro -

  

2 - Use A para antônimo e S para sinônimo:


A)  (   ) amigo, inimigo
B) (   ) salto, pulo
C) (   ) casa, lar
D) (   ) honesto, desonesto
E) (   ) aluno, estudante
F) (   ) dor, sofrimento
G) (   ) problema, solução
H) (   ) grande, amplo






Os três pássaros do rei Herodes (lenda)

Pela triste estrada de Belém, a Virgem Maria, tendo o Menino Jesus ao colo, fugia do rei Herodes.
Aflita e triste ia em meio do caminho quando encontrou um pombo, que lhe perguntou:
– Para onde vais, Maria?
– Fugimos da maldade do rei Herodes, – respondeu ela.
Mas como naquele momento se ouvisse o tropel dos soldados que a perseguiam, o pombo voou assustado.
Continuou Maria a desassossegada viagem e, pouco adiante, encontrou uma codorniz que lhe fez a mesma pergunta que o pombo e, tal qual este, inteirada do perigo, tratou de fugir.
Finalmente, encontrou-se com uma cotovia, que, assim que soube do perigo que assustava a Virgem, escondeu-a e ao menino, atrás de cerrado grupo de árvores que ali existia.
Os soldados de Herodes encontraram o pombo e dele souberam o caminho seguido pelos fugitivos.
Mais para a frente a codorniz não hesitou em seguir o exemplo do pombo.
Ao fim de algum tempo de marcha, surgiram à frente da cotovia.
– Viste passar por aqui uma moça com uma criança no regaço?
– Vi, sim – respondeu o pequenino pássaro – Foram por ali.
E indicou aos soldados um caminho que se via ao longe. E assim afastou da Virgem e de Jesus os seus malvados perseguidores.
Deus castigou o pombo e a codorniz.
O primeiro, que tinha uma linda voz, passou a emitir, desde então, um eterno queixume.
A segunda passou a voar tão baixo, tão baixo, que se tornou presa fácil de qualquer caçador inexperiente.
E a cotovia recebeu o prêmio de ser a esplêndida anunciadora do sol a cada dia que desponta.

1. O texto é uma lenda porque:

a) faz menção a uma passagem bíblica do Novo Testamento.
b) narra uma história fantasiosa transmitida pela tradição oral.
c) faz uma revelação importante.
d) está baseado num fato histórico, que realmente aconteceu.
e) os animais falam.

2. Com relação à expressão “Pela triste estrada de Belém”, podemos afirmar que:

a) a paisagem era deserta, sem árvores.
b) o autor estava triste quando escreveu o texto.
c) Maria estava angustiada e triste e, com isso, todo o ambiente parecia triste.
d) essa é uma pista que o narrador nos dá de que o desfecho será ruim.
e) o caminho era muito longo e assim deixava a impressão de tristeza.

3. Assinala o único item que NÃO se aplica nem ao pombo nem à codorniz:

a) covardia
b) medo
c) egoísmo
d) coragem
e) delação

4. A codorniz não hesitou em seguir o exemplo do pombo. O exemplo da:

a) fuga
b) mentira
c) violência
d) amizade
e) delação

5. Assinala o item que caracteriza a cotovia:

a) solidária
b) delatora
c) orgulhosa
d) esquiva
e) sarcástica

6. Como castigo, a linda voz do pombo passou a ser um:

a) pio
b) gorjeio
c) latido
d) uivo
e) arrulho

7. De acordo com o texto, a cotovia canta:

a) na aurora
b) de madrugada
c) ao meio-dia
d) ao anoitecer
e) no pôr do sol

8. A codorniz “passou a voar tão baixo, tão baixo, que se tornou presa fácil de qualquer caçador inexperiente. ” A expressão grifada dá a ideia de:

a) condição
b) consequência
c) causa
d) tempo
e) finalidade

9. Assinala a alternativa em que NÃO há correspondência entre a explicação e a significação da palavra no texto:

a) inteirada do perigo: cientificada do perigo
b) cerrado grupo de árvores: compacto grupo de árvores
c) com uma criança no regaço: com uma criança na garupa
d) não hesitou em seguir o exemplo: não titubeou em seguir o exemplo
e) cada dia que desponta: cada dia que surge

10. A cotovia deu aos perseguidores uma pista falsa porque:

a) era mentirosa.
b) queria se vingar das outras aves.
c) era inimiga de Herodes.
d) sabia que poderia ser punida por Deus.
e) queria salvar a Virgem Maria e o Menino Jesus.