Atividade 2º Ano D – Lauro – Matemática
Fazer no caderno e enviar as respostas dessa atividade para o e-mail andrecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Link para a aula do cmsp https://www.youtube.com/watch?v=BLG-Z8LxkkI&t=5s
Assunto: Números irracionais
Título vídeo 28/10 - 2ª série EM - Matemática - Os números irracionais
Objetivo da aula:
Reconhecer a representação dos números irracionais dados em forma de decimal infinito ou de radical.
Extração de raízes por decomposição em fatores primos 2, 3, 5, 7, 11, 13 ,17, 19...
Calcular a raiz quadrada de um número natural x consiste em determinar o número que elevado ao quadrado resulta em x. Observe:
√25 = 5, pois 5² = 25
O cálculo da raiz quadrada de um número pode ser realizado de diferentes maneiras, ficando a critério do professor qual metodologia utilizar.
1ª situação
O professor pode realizar uma listagem de números quadrados perfeitos, pois são eles que possuem raiz quadrada exata. Essa listagem deve começar a partir do número 1. Observe
2ª situação
A fatoração auxilia o cálculo da raiz quadrada de números, pois ao realizarmos a decomposição em fatores primos, os números semelhantes são agrupados a partir de um expoente igual a 2. Após o agrupamento, realizamos uma simplificação multiplicando as bases dos expoentes. Veja:
√100
Decomposição em fatores primos
√256
Decomposição em fatores primos
3ª situação
Podemos relacionar a raiz quadrada de um número natural com a área e a medida do lado de um quadrado. Observe o exemplo:
Se um quadrado possui área de 625 m², a medida de seu lado é igual a 25, pois 25 x 25 = 625. Portanto, a raiz quadrada de 625 é igual a 25.
Exercícios – Atividades 1 Página 17
Simplifique os radicais a seguir usando a decomposição em fatores
b) 20
d) 354
e) 288
Identifique como racional ou irracional os números a seguir
a) 30
b) 36
d) 327
Considere os números abaixo. Identifique os números irracionais, justificando sua resposta.
310, 36, 8