quinta-feira, 17 de junho de 2021

EJA----Atividade de Biologia 1º SA e 1º SB--------Prof.ª Rosemary

 Vacinação no Brasil

No Brasil, acredita-se que a história da vacinação inicia-se no ano de 1804 com a chegada da vacina contra a varíola. O mapa de vacinação mais antigo do Brasil data de 1820, indicando a vacinação de 2.688 pessoas, a primeira em massa do país.

No entanto, a partir de 1830, esse número começa a declinar em meio a diversas controvérsias, o que gerou na população uma fobia à vacinação. Desse modo, em 1846, por meio de um decreto imperial, esse ato torEGAnou-se obrigatório em todo o país.

No entanto, a resistência contra a vacinação continuava. Em 1904, a publicação de um decreto extremamente rígido sobre a obrigatoriedade da vacinação, com ameaças de multas e demissões sumárias, desencadeou a conhecida  Revolta da Vacina.

Assim o dia 11 de novembro de 1904 ficou marcado, pois a realização de um ato em oposição a tais medidas acabou gerando confrontos com a polícia que duraram dias, terminando com muitas pessoas processadas, presas, feridas e até mesmo mortas.

Anos mais tarde, com a mudança na forma de ação e o advento do Sistema Único de Saúde (SUS), criação do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunização, essa realidade começou a mudar. Com a conscientização da população sobre a importância da vacinação, muitas doenças (como sarampo, tuberculose e tétano) foram controladas e outras (varíola e poliomielite) erradicadas.

No entanto, informações errôneas divulgadas em diversos meios têm feito ressurgir movimentos antivacina em todo mundo, o que tem levado ao aparecimento de muitos casos de doenças que já estavam controladas.

Importância da vacinação

vacinação é umas das principais formas de proteção contra doenças causadas por vírus e bactérias, as quais podem ser graves e até levar a óbito. Dessa forma, as vacinas estimulam o nosso sistema imunológico a preparar a defesa contra um agente infeccioso causador de determinada doença.

Muitas pessoas, atualmente, ainda têm receio de vacinas, devido às reações que podem causar ou à quantidade delas administrada em curto período, especialmente em crianças. Se há esse receio, o ideal é conversar com esse profissional para que ele esclareça as dúvidas existentes, pois a falta de vacinação pode causar problemas sérios e, como já dito, até a morte.

A falta da vacinação não é um problema apenas para quem não vacina, mas para toda a população, pois quanto maior o número de pessoas imunizadas, menor o risco do surgimento de doenças. Além disso, é importante destacar que a falta de vacinação pode aumentar casos de doenças que já estavam controladas.

Isso pode ser observado, por exemplo, pelo aumento de casos de sarampo no mundo. No primeiro trimestre de 2019, esse número aumentou 300%. No Brasil, o número de casos também tem aumentado. a falta da vacinação por parte da população brasileira (mesmo estando disponível na rede pública de saúde) tem feito aumentar os casos dessa doença, que já estava controlada no país.

Assista o vídeo no link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=QdPqsT2VuS0

Interface gráfica do usuário, Site

Descrição gerada automaticamente

  1. Procure no caça palavras abaixo os sintomas do COVID 19. 

Calendário

Descrição gerada automaticamente com confiança média

  1. Por que a vacina é tão importante para a população?

 

  1. A vacina é uma forma preventiva? Explique.


  1. De acordo com o texto qual é a importância da vacina?


 

  1. Com a falta de vacinação o que acontece com a população? Dê um exemplo.

 

  1. Quando iniciou a história da vacinação? Com a chegada de qual vacina?