quarta-feira, 16 de junho de 2021

EJA-----Atividade de Língua Portuguesa 3º SD-----Prof.º Ely

 Atividade de língua Portuguesa 

2° BIMESTRE

Prof° Ely

Nome:......................................Série 3°SD

Data…………….

Não enviar ao mail ..( envie no whatsapp 11967336767)


Quem já faz no Google classroom

Continue fazendo por lá ,ok!




Na seca inclemente no nosso Nordeste

O sol é mais quente e o céu, mais azul

E o povo se achando sem chão e sem veste Viaja à procura das terras do Sul


Porém quando chove tudo é riso e festa

O campo e a floresta prometem fartura

Escutam-se as notas alegres e graves

Dos cantos das aves louvando a natura

Alegre esvoaça e gargalha o jacu

Apita a nambu e geme a juriti


E a brisa farfalha por entre os verdores

Beijando os primores do meu Cariri

De noites notamos as graças eternas

Nas lindas lanternas de mil vaga-lumes

Na copa da mata os ramos embalam

E as flores exalam suaves perfumes

Se o dia desponta vem nova alegria

A gente aprecia o mais lindo compasso

Além do balido das lindas ovelhas

Enxames de abelhas zumbindo no espaço

Se o forte caboclo da sua palhoça

No rumo da roça de marcha apressada

Vai cheio de vida sorrindo e contente

Lançar a semente na terra molhada

Das mãos deste bravo caboclo roceiro

Fiel prazenteiro modesto e feliz

E que o ouro branco sai para o progresso

Fazer o progresso do nosso país.

Em certas regiões do planeta observam-se quatro estações bem definidas ao longo do ano. 


  1. Com base na leitura do cordel, 

quantas e quais são as estações que caracterizam a região Nordeste?


A(. ) duas; a seca e inverno

B(. ) três; verão, primavera e outono

C(. ) duas; a seca e verão

D(. ) uma, a seca


  1. Que elementos da natureza 

representam os períodos climáticos no poema?

A(. ) terra e sol

B(. ) terra e chuva

C(. ) sol e chuva

D(. ) sol e ar


  1. Sabendo-se que o cordel é um 

texto para ser cantado ou declamado, com que objetivo o cordelista emprega recursos sonoros em seus textos?

A(. ) Apenas para enfatizar as rimas.

B(. ) Apenas para dar ritmo.

C(. ) Para facilitar a leitura em voz baixa.

D(. ) Para atribuir beleza aos versos e facilitar a memorização.


  1. No último verso da 1ª estrofe, o 

cordelista diz que o povo “Viaja à procura das terras do Sul”. Assinale a alternativa que responda corretamente o motivo de os Nordestinos buscam as terras do Sul.

A(  ) Buscam apenas paz e sossego.

B(. ) Buscam melhores condições de vida.

C(. ) Buscam descanso.

D(. ) Buscam apenas moradia própria.


OBS: Os verbos cantar, comer e partir são regulares porque seus radicais não mudam. Observe:


Eu CANTava / Eu COMia / Eu PARTia


Tu CANTavas /  Tu COMias / Tu PARTias


Eles CANTavam / Eles COMiam /  Eles PARTiam


  1. Diante disso, assinale a alternativa 

em que o verbo é considerado irregular, isto é, que sofre mudança no radical.


A(. ) Eu vendo / Tu vendes

B(. ) Eu posso / Tu podes

C(. ) Eu compro / Tu compras

D(. ) Eu jogo / Tu jogas