EE LAURO PEREIRA TRAVASSOS PROF DR
ATIVIDADES ONLINE / TELETRABALHO
3º Bimestre
Professor (a): CLAUDIA PEREIRA OLIVIERI Componente Curricular: História
Turmas: 6º D Número de aulas deste roteiro: 4 aulas
Habilidades: EF06Hl15.Descrever as dinâmicas de circulação pessoas, produtos e cultura Mediterrâneo e seu significado.
OBJETOS DE CONHECIMENTO. Compreender melhor os termos da cidade e comércio e associa-los ao contexto histórico.
Devolutiva 09/10/2020: E-mail claudiaolivieriprofessora@gmail.com
Realizar atividades l e ll, no caderno e enviar foto legível.
Atividade l
Caderno do aluno- volume 3
Situação de aprendizagem 1- A cidadania e as formas de governo na antiguidade clássica.
Continuação da atividade 5 - Páginas 37-38
.Atividade ll
Aula do centro de mídias do dia 30/09/2020.
https://www.youtube.com/watch?v=Bj7lw7WVQ9E
Material de apoio:
O termo democracia surgiu na Antiguidade clássica, em Atenas, na Grécia, para designar a forma de governo que caracterizava a administração política dos interesses coletivos dos habitantes das cidades-estados. Na Idade Média, o termo caiu em desuso. Só reapareceria por volta do século 18, durante as revoluções burguesas que eclodiram no mundo ocidental.
No século 20, a democracia voltou a ser objeto de grande interesse. Isso aconteceu especificamente a partir da década de 1950, quando as sociedades ocidentais haviam passado por períodos de violência armada entre vários Estados, em decorrência das duas Guerras mundiais.
A "vontade do povo"
A democracia teve diferentes significados em cada um dos períodos históricos mencionados. Na Antiguidade clássica, o critério utilizado pelos gregos para definir um governo democrático foi a "fonte" ou "origem" da autoridade política.
Para os gregos "demos" significa povo e "kratos" significa poder. Na concepção idealista da democracia grega, o poder ou "vontade do povo" se manifestava nas assembleias públicas das cidades-estados. Era quando os cidadãos reuniam-se para tomar decisões políticas de interesse da comunidade.
O princípio básico do funcionamento da democracia moderna é o direito dos cidadãos de participarem dos assuntos de interesse coletivo a partir do voto. A principal função do voto é a escolha de representantes. Os representantes eleitos dispõem de poderes que lhes foram delegados pelos cidadãos para cuidar dos assuntos políticos da comunidade.
O bem comum Quando a democracia moderna foi instituída, o direito de voto ficou restrito a uma pequena parcela da população. Somente alguns dos homens adultos tinham direitos políticos. Durante muito tempo, restrições, ou critérios censitários, impediram que todos os homens de uma mesma comunidade pudessem votar.
Foi então que inúmeros filósofos e teóricos elaboraram doutrinas que discutiam o "propósito" ou "finalidade" do governo constituído pelos representantes políticos dos cidadãos. Surgiu então a concepção utópica de "bem comum", que deveria guiar a política governamental.
A partir da década de 1950, travou-se um amplo debate acadêmico sobre as concepções de democracia existentes. Surgiu um novo conceito de democracia, contraposto às concepções idealistas e utópicas que se referiam à "vontade do povo" e ao "bem comum".
Fonte: https://educacao.uol.com.br