GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIAO SUL 1
E. E. LAURO PEREIRA TRAVASSOS PROF DR
ATIVIDADE DE QUÍMICA EJA (1SA, 1SB) REFERENTE A SEMANA DO DIA 13/10/2020 À 16/10/2020
NOME: ____________________________ Nº: _________ SÉRIE: __
DATA: __________________ PROF. EVERTON
RESPONDA NO CADERNO, TIRE FOTO E ENVIE PARA O EMAIL
evertonlara@professor.educacao.sp.gov.br
ENTREGA: ATÉ 16/10/2020, SE POSSÍVEL
FAÇA UMA PESQUISA SOBRE:
TRANSFORMAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA
SUGESTÃO: ( https://www.youtube.com/watch?v=JBGL8WPq-Kg) - ASSISTA O VÍDEO E ESCREVA OS PONTOS IMPORTANTES DESTE VÍDEO, FAZENDO UM RESUMO. PODERÃO PESQUISAR TAMBÉM NO GOOGLE
ENERGIA ENVOLVIDA NAS TRANSFORMAÇÕES
SUGESTÃO: (https://www.youtube.com/watch?v=WAJ1Q7fMirY) - ASSISTA O VÍDEO E ESCREVA OS PONTOS IMPORTANTES DESTE VÍDEO, FAZENDO UM RESUMO.
PODERÃO PESQUISAR TAMBÉM NO GOOGLE
QUALQUER DÚVIDA PODERÁ SER TIRADA PELO E-MAIL
BONS ESTUDOS!!!
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIAO SUL 1
E. E. LAURO PEREIRA TRAVASSOS PROF DR
EXERCÍCIOS:
TRANSFORMAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA
QUESTÃO 1
(UFPE)
Veja os esquemas a seguir:
Corrente elétrica
I. Água → gás hidrogênio, gás oxigênio
calor
II. Gelo → água
luz
III. Água oxigenada → água e gás oxigênio
Classifique cada transformação em fenômeno físico ou químico.
QUESTÃO 2
2. Marque as alternativas referentes a fenômenos químicos:
a) Produção de plásticos a partir do petróleo.
b) Fabricação de fios de cobre a partir de uma barra de cobre.
c) Fabricação da coalhada a partir do leite.
d) Desaparecimento do açúcar ou do sal de cozinha quando colocados e agitados, em pequena quantidade, em determinado volume de água.
e) Produção da gasolina a partir do petróleo.
f) Prego enferrujado.
g) Queima da gasolina.
h) Fotossíntese realizada pelas plantas.
i) Decomposição da luz solar por um prisma
QUESTÃO 3
(UFPE) Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química?
1) “ O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”.
2) “ A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos”.
3) “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.”
4) “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.”
Estão corretas apenas:
a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 3 e 4
d) 2 e 4
e) 1 e 3
QUESTÃO 4
(UFSC)
As transformações que ocorrem em um sistema podem ou não ocasionar alteração na constituição da matéria envolvida. De acordo com o enunciado, estão corretas as associações:
01. Digestão de um alimento — fenômeno físico
luz
02. Água oxigenada → água + oxigênio gasoso — reação química
04. Queima de fogos de artifício — fenômeno físico
08. Transformação do gelo em água — fenômeno físico
16. Sublimação do iodo sólido — reação química
QUESTÃO 5
(UNESP – SP)
A elevação da temperatura de um sistema produz, geralmente, alterações que podem ser interpretadas como sendo devidas a processos físicos ou químicos.
Medicamentos, em especial na forma de soluções, devem ser mantidos em recipientes fechados e protegidos do calor para que se evite:
I. a evaporação de um ou mais de seus componentes;
II. a decomposição e consequente diminuição da quantidade de composto que constitui o princípio ativo;
III. a formação de compostos indesejáveis ou potencialmente prejudiciais à saúde.
Cada um desses processos – I, II, III – corresponde a um tipo de transformação classificada, respectivamente, como:
a) física, física e química
b) física, química e química
c) química, física e física
d) química, física e química
e) química, química e física
ENERGIA ENVOLVIDA NAS TRANSFORMAÇÕES
QUESTÃO 1
Considere as duas situações mostradas nas imagens a seguir:
a) Qual processo é representado pela imagem I:
b) Qual processo é representado pela imagem II:
QUESTÃO 2
A figura abaixo representa a mudança de estado físico da água:
Classifique cada mudança de estado em endotérmica ou exotérmica.
QUESTÃO 3
(UFMG)
Ao se sair molhado em local aberto, mesmo em dias quentes, sente-se uma sensação de frio. Esse fenômeno está relacionado com a evaporação da água que, no caso, está em contato com o corpo humano.
Essa sensação de frio explica-se corretamente pelo fato de que a evaporação da água:
a) é um processo endotérmico e cede calor ao corpo.
b) é um processo endotérmico e retira calor do corpo.
c) é um processo exotérmico e cede calor ao corpo.
d) é um processo exotérmico e retira calor do corpo.
QUESTÃO 4
(UNESP-SP)
Em uma cozinha, estão ocorrendo os seguintes processos:
I. gás queimando em uma das “bocas” do fogão e
II. água fervendo em uma panela que se encontra sobre esta “boca” do fogão.
Com relação a esses processos, pode-se afirmar que:
a) I e II são exotérmicos.
b) I é exotérmico e II é endotérmico.
c) I é endotérmico e II é exotérmico.
d) I é isotérmico e II é exotérmico.
e) I é endotérmico e II é isotérmico.
BONS ESTUDOS!!!