EXERCÍCIOS DE REVISÃO – ESSAS ATIVIDADES PODEM SER PESQUISADAS NA INTERNET OU NOS TEXTOS ENVIADOS ANTERIORMENTE.
# Conteúdo: Introdução aos estudos históricos, a Pré-História e a trajetória da civilização egípcia.
1) Assinale a alternativa correta:
“ Parte da geração da riqueza do Egito antigo estava ligada às cheias anuais do Nilo, que propiciavam uma excelente agricultura na época da vazante. Todas essas terras que margeavam o rio eram “ :
a-( ) divididas em pequenos lotes e vendidas aos camponeses.
b-( ) em grande parte pertencentes ao Estado (governo).
c-( ) cultivadas pelos sacerdotes.
d-( ) loteadas pela nobreza aos camponeses felás ( camponeses).
e-( ) cooperativas administradas diretamente pelos felás ( camponeses).
2) Coloque F ( falso ) ou V ( verdadeiro ) nas afirmativas abaixo relacionadas :
a-( ) A conquista do Baixo Egito pelo Alto Egito em 3200 a. C. representou a unificação política do país pelo primeiro faraó, cujo nome era Menés ( Narmer).
b-( ) Durante a Idade Antiguidade, o Egito não conheceu um regime político teocrático porque os faraós tinham seus poderes limitados pela lei.
c-( ) Os hicsos , denominados “ reis pastores “, invadiram o Egito e ali introduziram o uso do ferro e do cavalo.
d-( ) Construídas na época do Antigo Império, as três grandes pirâmides eram túmulos para os reis que coordenaram a construção de cada uma delas. Segundo a crença da época, a preservação do corpo estava relacionada a vida após a morte.
e-( ) Os egípcios, assim como os hebreus, em toda a sua história, eram monoteístas pois só veneravam um deus : Osíris.
3) Leia as afirmativas abaixo:
I- Durante o período Paleolítico, os grupos humanos viviam da agricultura e da pecuária, atividades que colaboraram para o florescimento das primeiras aldeias e cidades.
II - O uso da escrita como forma de comunicação está ligado ao surgimento da divisão social do trabalho e da propriedade privada, características presentes na formação das primeiras civilizações.
III - As pinturas rupestres, feitas nas paredes das cavernas, são testemunhos da arte da Pré-História e do dia-a-dia dos grupos humanos que viveram naquele período.
Agora, assinale a alternativa correta:
a-( ) somente a afirmativa III está errada.
b-( ) somente as afirmativas II e III estão corretas.
c-( ) somente a afirmativa I está correta.
d-( ) somente as afirmativas I e II estão erradas.
e-( ) todas as afirmativas estão corretas.
4) Assinale a alternativa correta :
“ A descoberta e/ou o início da agricultura marcou o “ :
a-( ) o fim do Neolítico.
b-( ) o início do Paleolítico.
c-( ) o fim do Paleolítico.
d-( ) o início da Idade Antiga.
e-( ) o fim da Idade Antiga.
5) Leia a oração abaixo:
Adoração ao Nilo
“ Salve, tu, Nilo !
Que te manifestas nesta terra [...]
E vens dar vida ao Egito !
Ao irrigar os prados criados por Rá,
Tu fazes viver todo o gado,
Tu – inesgotável – que dás de beber á Terra!
Senhor dos peixes , durante a inundação ,
Nenhum pássaro pousa nas colheitas.
Tu crias o trigo, fazes nascer o grão,
Garantindo a prosperidade aos templos.
Se tu paras, a tua tarefa e o teu trabalho,
Tudo o que existe cai em inquietação e desgraça“.
Com base em seus conhecimentos e nas ideias centrais dos textos, responda :
Por que o rio Nilo, no Egito, foi importante para a sobrevivência da civilização que ali floresceu? De que modo os antigos egípcios explicavam as cheias anuais do Nilo ?
6)Leia o texto a seguir:
“E a história humana não se desenrola apenas nos campos de batalha e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais, entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbio, nas casas de jogos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas. Disso eu quis fazer a minha poesia. Dessa matéria humilde e humilhada, dessa vida obscura e injustiçada, porque o canto não pode ser uma traição a vida, e só é justo cantar se o nosso canto arrasta consigo as pessoas e as coisas que não tem voz...”
( Ferreira Gullar )
Agora, responda: Qual é a concepção ( ideia) de História defendida pelo autor ? Qual é o papel do conhecimento histórico na construção da cidadania ?
7) As imagens abaixo representam alguns deuses adorados no antigo Egito. Os deuses representados são (da esquerda para a direita) Anúbis., Hòrus, Sekhmet e Taueret.
O que essas representações revelam sobre a religião praticada pelos antigos egípcios ?
email PROVASGERAIS CSCS@GMAIL.COM.