segunda-feira, 26 de outubro de 2020

História 6º Ano A e B-----Prof.º Paulo----4º Bimestre----

 


EXERCÍCIOS  DE REVISÃO – ESSAS ATIVIDADES PODEM SER PESQUISADAS NA INTERNET OU NOS TEXTOS ENVIADOS ANTERIORMENTE.

# Conteúdo: Introdução aos estudos históricos, a Pré-História e a trajetória da civilização egípcia. 


1)  Assinale a alternativa correta: 

 “ Parte da geração da riqueza do Egito antigo estava ligada às cheias anuais do Nilo, que propiciavam uma excelente agricultura na época da vazante. Todas essas terras que margeavam o rio eram  “ : 

  

a-(  ) divididas em pequenos lotes e vendidas aos camponeses.   

b-(  ) em grande parte pertencentes ao Estado (governo).  

c-(  ) cultivadas pelos sacerdotes.    

d-(  ) loteadas pela nobreza aos camponeses felás ( camponeses). 

e-(  ) cooperativas administradas diretamente pelos felás ( camponeses). 

 

2) Coloque F ( falso ) ou V ( verdadeiro ) nas afirmativas abaixo relacionadas :  


a-(  ) A conquista do Baixo Egito pelo Alto Egito em 3200 a. C. representou a unificação política do país pelo primeiro faraó, cujo nome era Menés ( Narmer). 

b-( ) Durante a Idade Antiguidade, o Egito não conheceu um regime político teocrático porque os faraós tinham seus poderes limitados pela lei.     

c-(  ) Os hicsos , denominados “ reis pastores “, invadiram o Egito e ali introduziram o uso do ferro e do cavalo. 

d-(  ) Construídas na época do Antigo Império, as três grandes pirâmides eram túmulos para os reis que coordenaram a construção de cada uma delas. Segundo a crença da época, a preservação do corpo estava relacionada a vida após a morte. 

e-(  ) Os egípcios, assim como os hebreus, em toda a sua história, eram monoteístas pois só veneravam um deus : Osíris. 


3) Leia  as afirmativas abaixo:  


I- Durante o período Paleolítico, os grupos humanos viviam da agricultura e da pecuária, atividades que colaboraram para o florescimento das primeiras aldeias e cidades. 


II - O uso da escrita como forma de comunicação está ligado ao surgimento da divisão social do trabalho e da propriedade privada, características presentes na formação das primeiras civilizações. 


III - As pinturas rupestres, feitas nas paredes das cavernas, são testemunhos da arte da Pré-História e do dia-a-dia dos grupos humanos que viveram naquele período. 


Agora, assinale a alternativa correta: 


a-(   ) somente a afirmativa III está errada. 

b-(   ) somente as afirmativas II e III estão corretas. 

c-(   ) somente a afirmativa I está correta. 


d-(   ) somente as afirmativas  I e II estão erradas.

e-(   ) todas as afirmativas estão corretas. 


4) Assinale a alternativa correta : 


“ A descoberta e/ou o início da agricultura marcou o “ : 


a-(    ) o fim do Neolítico.   

b-(    ) o início do Paleolítico.

c-(    ) o fim do Paleolítico. 

d-(    ) o início da Idade Antiga. 

e-(    ) o fim da Idade Antiga. 


5)  Leia a oração abaixo: 


Adoração ao Nilo 


“ Salve, tu, Nilo ! 

Que te manifestas nesta terra [...] 

E vens dar vida ao Egito ! 

Ao irrigar os prados criados por Rá, 

Tu fazes viver todo o gado, 

Tu – inesgotável – que dás de beber á Terra!


Senhor dos peixes , durante a inundação , 

Nenhum pássaro pousa nas colheitas. 

Tu crias o trigo, fazes nascer o grão, 

Garantindo a prosperidade aos templos. 

Se tu paras, a tua tarefa e o teu trabalho, 

Tudo  o que existe cai em inquietação e desgraça“.      


Com base em seus conhecimentos e nas ideias centrais dos textos, responda : 


Por que o rio Nilo, no Egito, foi importante para a sobrevivência da civilização que ali floresceu? De que modo os antigos egípcios explicavam as cheias anuais do Nilo ? 


6)Leia o texto a seguir:  


“E a história humana não se desenrola apenas nos campos de batalha e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais, entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbio, nas casas de jogos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas. Disso eu quis fazer a minha poesia. Dessa matéria humilde e humilhada, dessa vida obscura e injustiçada, porque o canto não pode ser uma traição a vida, e só é justo cantar se o nosso canto arrasta consigo as pessoas e as coisas que não tem voz...” 

                                                                                                       ( Ferreira Gullar ) 

Agora, responda: Qual é a concepção ( ideia) de História defendida pelo autor ? Qual é o papel do conhecimento histórico na construção da cidadania ?


7)  As imagens abaixo representam alguns deuses adorados no antigo Egito. Os deuses representados são (da esquerda para a direita) Anúbis., Hòrus, Sekhmet e Taueret.  

              

 O que essas representações revelam sobre a religião praticada pelos antigos egípcios ?  




email PROVASGERAIS CSCS@GMAIL.COM