segunda-feira, 26 de outubro de 2020

História--EJA( 2º SA, 2ºSB, 2ºSC, 2ºSD) Prof.º Paulo

 


# Conteúdo: A realidade política do Brasil no Segundo Reinado, a trajetória da Grã-Bretanha e da França no século XIX , o processo de unificação da Alemanha e da Itália, a expansão dos EUA no século XIX e as causas e repercussões da Guerra da Secessão.      

# Exercícios de revisão que podem ser pesquisados na Internet ou nos textos já enviados.    


1) Leia o texto abaixo : 

            O cartaz abaixo parte de uma campanha sindical pela redução da jornada diária de trabalho, foi divulgado em 1919 pela União Interdepartamental da Confederação Geral dos Trabalhadores da

Região do Sena, na França. 


                            


Tradução dos escritos do cartaz: “União dos Sindicatos de Trabalhadores do Sena”. “As 8 horas”. “Operário, a regra foi aprovada, mas apenas sua ação a fará ser aplicada”.


A - Identifique a principal reivindicação da classe trabalhadora contida no cartaz. Além dessa reivindicação, que outros direitos eram exigidos pelos trabalhadores?    


B - Para o pensamento marxista, de que modo os trabalhadores poderiam construir uma sociedade socialista?    





2) Leia os textos e observe a imagem que estão abaixo:



                              Estudo para a Sagração de D. Pedro II ( junho de 1841)  

                                          Obra de Manuel de Araújo Porto Alegre 


             Texto I 

Por subir Pedrinho ao trono,

Não fique o povo contente;

Não pode ser coisa boa

Servindo com a mesma gente.

Quem põe governança

Na mão de criança

Põe geringonça

No papo de onça.


              

                                                  Texto II

“ Devo dizer, a bem da verdade, que a Corte ostentou nessa ocasião em luxo de toda a espécie (…) realmente espantoso nesse país, onde os recursos são muito limitados, onde outrora tudo faltava, e onde há pouco e, por assim dizer, nenhum precedente (…) O golpe de vista no momento em o Imperador se apresentou ao povo de balaustrada da varanda era magnífico e possivelmente incomparável por causa da natureza do local. “    

        (Barão Daiser em sua correspondência ao Príncipe austríaco Metternich IN : Schwarcz, Lilia Moritz, As Barbas do Imperador: D. Pedro, um monarca dos trópicos, São Paulo, Companhia das Letras, 1998, p.83) 


Com base nos contextos retratados pelos textos e pela imagem e em seus conhecimentos, responda:


A - Por que D. Pedro II tornou-se imperador, antes dos dezoito anos, como previa a Constituição? Como os políticos do Partido Liberal justificaram esse fato?   

 

B – Por que o regime parlamentarista implantado no Brasil a partir de 1847 ficou conhecido como “ parlamentarismo às avessas “ ?  



3) Leia a frase abaixo, dita certa vez por Oto von Bismarck, chanceler alemão : 

 

“ As grandes questões do nosso tempo não serão resolvidas com discursos e votações, mas com sangue e ferro “ .   


Relacione o teor da mensagem acima com as guerras que antecederam a unificação alemã.   (Identificar os três países que guerrearam com os alemães nessa época)  


4) Assim como na Alemanha, a unificação da Itália também se consolidou em 1871. Por que a burguesia industrial e os grandes proprietários de terras do país desejavam a unificação política?    


5) Para responder às questões, analise e interprete a imagem e o texto abaixo:   


                         

                                    Progresso Americano – pintura de 1872 de John Gast 


     “ Se vendemos nossa terra a vós, deveis conservá-la à parte, como sagrada, como um lugar onde mesmo um homem branco possa ir sorver a brisa aromatizada pelas flores dos bosques. Assim consideraremos vossa proposta de comprar nossa terra. Se nos decidirmos a aceitá-la, farei uma condição: o homem branco terá que tratar os animais desta terra como se fossem seus irmãos.

  Sou um selvagem e não compreendo outro modo. Tenho visto milhares de búfalos apodrecerem nas pradarias, deixados pelo homem branco que neles atira de um trem em movimento. Sou um selvagem e não compreendo como o fumegante cavalo de ferro possa ser mais importante que o búfalo, que nós caçamos apenas para nos mantermos vivos.

(Carta do chefe índio Seattle ao presidente dos Estados Unidos, que pretendia comprar as terras de sua tribo em 1855.)


Com base no contexto retratado pela imagem e pelo texto e em seus conhecimentos, responda : 


A -  Como a doutrina do Destino Manifesto justificava a expansão do povo estadunidense para o Oeste da América do Norte?


B - O que a Marcha para o Oeste representou para os povos indígenas dos EUA?  


6) Leia e interprete os textos abaixo:


“ Nos Estados Unidos da década de 1870, o projeto político sulista de excluir os negros venceu. Os Republicanos Radicais ficaram isolados em sua defesa dos negros e tiveram que enfrentar a oposição violenta do terrorismo branco no sul. A Ku Klux Klan, formada por veteranos do exército confederado, virou uma organização de terroristas, perseguindo os negros e seus aliados com incêndios, surras e linchamentos. A depressão de 1873 apressou o declínio dos Republicanos Radicais, que sentiram a falta do apoio financeiro dos bancos. Para o público, a corrupção tolerada pelos Republicanos Radicais agora parecia um desperdício inaceitável.” 

(Adaptado de Peter Louis Eisenberg, "Guerra Civil Americana". São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 102-105.)


"Chegou o momento em que percebi que a escravatura devia morrer para que a Nação pudesse viver."

(Abraham Lincoln, 22 de julho de 1863.)

Considerando seus conhecimentos sobre a Era Napoleônica, responda: 


A - De acordo com o texto, aponte dois fatores que levaram à vitória do projeto de exclusão dos negros no sul dos Estados Unidos após a Guerra da Secessão.


B – Que divergências econômicas existiam entre os estados do Norte e do Sul antes da Guerra Civil Americana?   

 


7) Diferenças afastaram e semelhanças aproximaram comunistas e anarquistas no século XIX e primeira metade do XX. Identifique e comente essas diferenças e semelhanças. 


8) Por que o povo de Paris sublevou-se após a Guerra Franco-Prussiana. Caracterize o movimento conhecido como “ Comuna de Paris” .     


9) “ Nada mais liberal do que um conservador no poder. Nada mais conservador do que um liberal na oposição. Ambos são farinha do mesmo saco. “    ( Ditado popular do Brasil no Segundo Reinado). Que partidos dominaram a cena política do Brasil no Segundo Reinado? O que esse ditado revela sobre a atuação deles no governo do país?   


10) Descreva a situação econômica da Grã-Bretanha durante a Era Vitoriana (1837-1901). 


 email : PROVASGERAISCSCS@GMAIL.COM