GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIAO SUL 1
E. E. LAURO PEREIRA TRAVASSOS PROF DR
ATIVIDADE DE QUÍMICA
EJA (3SA, 3SB, 3SC)
REGULAR (3C) – REVISÃO/RECUPERAÇÃO CONTEÚDO
REFERENTE A SEMANA DO DIA 05/10/2020 À 09/10/2020
1º BIMESTRE – EJA E 3º BIMESTRE - REGULAR
NOME: ____________________ Nº: _________ SÉRIE: _________
DATA: __________________ PROF. EVERTON
RESPONDA NO CADERNO, TIRE FOTO E ENVIE PARA O EMAIL
evertonlara@professor.educacao.sp.gov.br
ENTREGA: ATÉ 16/10/2020, SE POSSÍVEL
FAÇA UMA PESQUISA SOBRE:
Equilíbrio químico
SUGESTÃO: (https://www.youtube.com/watch?v=VYlMJFBrE1c) - ASSISTA O VÍDEO E ESCREVA OS PONTOS IMPORTANTES DESTE VÍDEO, FAZENDO UM RESUMO. PODERÃO PESQUISAR TAMBÉM NO GOOGLE
Variáveis que podem interferir na rapidez da reação
SUGESTÃO: (https://www.youtube.com/watch?v=Xc9UolJbab4)
- ASSISTA O VÍDEO E ESCREVA OS PONTOS IMPORTANTES DESTE VÍDEO, FAZENDO UM RESUMO.
PODERÃO PESQUISAR TAMBÉM NO GOOGLE
QUALQUER DÚVIDA PODERÁ SER TIRADA PELO E-MAIL
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIAO SUL 1
E. E. LAURO PEREIRA TRAVASSOS PROF DR
REFERENTE A SEMANA DO DIA 05/10/2020 À 09/10/2020
Equilíbrio químico
QUESTÃO 1
(UFRS) Uma reação química atinge o equilíbrio químico quando:
a) ocorre simultaneamente nos sentidos direto e inverso.
b) as velocidades das reações direta e inversa são iguais.
c) os reagentes são totalmente consumidos.
d) a temperatura do sistema é igual à do ambiente.
e) a razão entre as concentrações de reagentes e produtos é unitária.
QUESTÃO 2
(FATEC) Nas condições ambientes, é exemplo de sistema em estado de equilíbrio uma:
a) xícara de café bem quente;
b) garrafa de água mineral gasosa fechada;
c) chama uniforme de bico de Bunsen;
d) porção de água fervendo em temperatura constante;
e) tigela contendo feijão cozido.
QUESTÃO 3
Em relação a uma reação em equilíbrio químico, assinale a alternativa incorreta:
a) Não pode ocorrer troca de matéria com o ambiente.
b) A energia não é introduzida ou removida do sistema.
c) A soma das quantidades de matéria dos reagentes deve ser igual à soma das quantidades de matéria dos produtos da reação.
d) As propriedades macroscópicas do sistema não variam com o tempo.
e) A rapidez é a mesma nos dois sentidos da reação e as concentrações das espécies envolvidas permanecem inalteradas.
QUESTÃO 4
A produção de amônia em escala industrial é realizada pelo sistema de Haber-Bosh em que se controla a pressão e a temperatura, mantendo-se um sistema em equilíbrio formado entre os gases:
N2(g) + 3 H2(g) ↔ 2 NH3(g)
Esse processo fornece um rendimento em produtos da reação de 30%, mas é a melhor condição de produção. Sobre esse equilíbrio, podemos afirmar que:
a) [N2] = [H2].
b) [NH3] = constante.
c) [N2] = [NH3].
d) v inversa > v direta.
e) v direta > v inversa.
Variáveis que podem interferir na rapidez da reação
QUESTÃO 1
(UDESC SC) Se um comprimido efervescente que contém ácido cítrico e carbonato de sódio for colocado em um copo com água e mantiver-se o copo aberto, observa-se a dissolução do comprimido acompanhada pela liberação de um gás. Assinale a alternativa correta sobre esse fenômeno.
a) A massa do sistema se manterá inalterada durante a dissolução.
b) A velocidade de liberação das bolhas aumenta com a elevação da temperatura da água.
c) Se o comprimido for pulverizado, a velocidade de dissolução será mais lenta.
d) O gás liberado é o oxigênio molecular.
e) O fenômeno corresponde a um processo físico.
QUESTÃO 2
A temperatura é um fator que controla a velocidade das reações químicas que ocorrem no organismo. Quando a temperatura corporal aproxima-se de 41,7 ºC, pode causar morte, pois acelera todas as reações do corpo, destruindo substâncias vitais como as enzimas, que atuam como catalisadores de reações bioquímicas. A partir do que foi exposto, analise as afirmativas a seguir:
I. O aumento da temperatura provoca o aumento da velocidade das partículas formadoras de um sistema reacional, consequentemente, diminui a velocidade das reações.
II. Os catalisadores, em qualquer reação química, são consumidos, aumentando a energia de ativação do processo.
III. Enzimas são catalisadores biológicos que diminuem a velocidade das reações, diminuindo a energia de ativação.
IV. Enzimas são catalisadores biológicos que aumentam a velocidade das reações, diminuindo a energia de ativação.
Assinale a alternativa que apresenta o item ou itens correto(s):
a) III
b) IV
c) I e II
d) I e III
e) II e IV
QUESTÃO 3
(Uespi) Pesquisadores do Instituto Max Planck, na Alemanha, conseguiram ativar o CO2 para uso em uma reação química. Esse procedimento é um primeiro passo para um sonho antigo do homem: realizar a fotossíntese artificial. Para isso, os pesquisadores se utilizaram de um catalisador sem metal. Nesse sentido, qual o papel de um catalisador em uma reação química?
a) Diminuir as energias de reagentes e produtos.
b) Encontrar um novo caminho reacional com uma menor energia de ativação.
c) Ser consumido durante a reação, propiciando uma maior quantidade de reagente.
d) Eliminar completamente a energia de ativação.
e) Inibir os choques efetivos de reagentes e produtos.
QUESTÃO 4
O hidrogênio é um gás que pode ser obtido a partir da reação do zinco (Zn) com solução de ácido clorídrico (HCl). Essa reação foi realizada várias vezes, modificando-se as condições do meio reacional, como temperatura, forma do zinco e concentração da solução ácida. Observe a tabela que descreve essas condições:
Analisando a tabela, em qual caso a velocidade da reação será maior:
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V
BONS ESTUDOS!!