segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Química---EJA (3SA, 3SB, 3SC) Prof.º Everton

 

     GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO – REGIAO SUL 1

                   E. E. LAURO PEREIRA TRAVASSOS PROF DR


ATIVIDADE DE QUÍMICA   

 EJA  (3SA, 3SB, 3SC)  

REGULAR (3C) – REVISÃO/RECUPERAÇÃO CONTEÚDO


REFERENTE A SEMANA DO DIA 13/10/2020 À 16/10/2020


1º BIMESTRE – EJA E 3º BIMESTRE - REGULAR


NOME: ____________________________   Nº: _________   SÉRIE: ___

DATA: __________________     PROF. EVERTON

RESPONDA NO CADERNO, TIRE FOTO E ENVIE PARA O EMAIL 

evertonlara@professor.educacao.sp.gov.br


ENTREGA: ATÉ 16/10/2020, SE POSSÍVEL

FAÇA UMA PESQUISA SOBRE:

  •  Equilíbrio químico


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  • Variáveis que podem interferir na rapidez da reação



SUGESTÃO: (https://www.youtube.com/watch?v=Xc9UolJbab4


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 PODERÃO PESQUISAR TAMBÉM NO GOOGLE


QUALQUER DÚVIDA PODERÁ SER TIRADA PELO E-MAIL
























GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

DIRETORIA DE ENSINO – REGIAO SUL 1

                   E. E. LAURO PEREIRA TRAVASSOS PROF DR


REFERENTE A SEMANA DO DIA 13/10/2020 À 16/10/2020


Equilíbrio químico

 

QUESTÃO 1

(UFRS) Uma reação química atinge o equilíbrio químico quando:

a) ocorre simultaneamente nos sentidos direto e inverso.

b) as velocidades das reações direta e inversa são iguais.

c) os reagentes são totalmente consumidos.

d) a temperatura do sistema é igual à do ambiente.

e) a razão entre as concentrações de reagentes e produtos é unitária.

QUESTÃO 2

(FATEC) Nas condições ambientes, é exemplo de sistema em estado de equilíbrio uma:

a) xícara de café bem quente;
b) garrafa de água mineral gasosa fechada;
c) chama uniforme de bico de Bunsen;
d) porção de água fervendo em temperatura constante;
e) tigela contendo feijão cozido.

QUESTÃO 3

Em relação a uma reação em equilíbrio químico, assinale a alternativa incorreta:

a) Não pode ocorrer troca de matéria com o ambiente.

b) A energia não é introduzida ou removida do sistema.

c) A soma das quantidades de matéria dos reagentes deve ser igual à soma das quantidades de matéria dos produtos da reação.

d) As propriedades macroscópicas do sistema não variam com o tempo.

e) A rapidez é a mesma nos dois sentidos da reação e as concentrações das espécies envolvidas permanecem inalteradas.

QUESTÃO 4

A produção de amônia em escala industrial é realizada pelo sistema de Haber-Bosh em que se controla a pressão e a temperatura, mantendo-se um sistema em equilíbrio formado entre os gases:

N2(g) + 3 H2(g) ↔ 2 NH3(g)

Esse processo fornece um rendimento em produtos da reação de 30%, mas é a melhor condição de produção. Sobre esse equilíbrio, podemos afirmar que:

a) [N2] = [H2].

b) [NH3] = constante.

c) [N2] = [NH3].

d) v inversa > v direta.

e) v direta > v inversa.   

 

 

 

 

Variáveis que podem interferir na rapidez da reação

QUESTÃO 1

(UDESC SC) Se um comprimido efervescente que contém ácido cítrico e carbonato de sódio for colocado em um copo com água e mantiver-se o copo aberto, observa-se a dissolução do comprimido acompanhada pela liberação de um gás. Assinale a alternativa correta sobre esse fenômeno.

a) A massa do sistema se manterá inalterada durante a dissolução.

b) A velocidade de liberação das bolhas aumenta com a elevação da temperatura da água.

c) Se o comprimido for pulverizado, a velocidade de dissolução será mais lenta.

d) O gás liberado é o oxigênio molecular.

e) O fenômeno corresponde a um processo físico.

QUESTÃO 2

A temperatura é um fator que controla a velocidade das reações químicas que ocorrem no organismo. Quando a temperatura corporal aproxima-se de 41,7 ºC, pode causar morte, pois acelera todas as reações do corpo, destruindo substâncias vitais como as enzimas, que atuam como catalisadores de reações bioquímicas. A partir do que foi exposto, analise as afirmativas a seguir:

I. O aumento da temperatura provoca o aumento da velocidade das partículas formadoras de um sistema reacional, consequentemente, diminui a velocidade das reações.

II. Os catalisadores, em qualquer reação química, são consumidos, aumentando a energia de ativação do processo.

III. Enzimas são catalisadores biológicos que diminuem a velocidade das reações, diminuindo a energia de ativação.

IV. Enzimas são catalisadores biológicos que aumentam a velocidade das reações, diminuindo a energia de ativação.

Assinale a alternativa que apresenta o item ou itens correto(s):

a) III

b) IV

c) I e II

d) I e III

e) II e IV

QUESTÃO 3

(Uespi) Pesquisadores do Instituto Max Planck, na Alemanha, conseguiram ativar o CO2 para uso em uma reação química. Esse procedimento é um primeiro passo para um sonho antigo do homem: realizar a fotossíntese artificial. Para isso, os pesquisadores se utilizaram de um catalisador sem metal. Nesse sentido, qual o papel de um catalisador em uma reação química?

a) Diminuir as energias de reagentes e produtos.

b) Encontrar um novo caminho reacional com uma menor energia de ativação.

c) Ser consumido durante a reação, propiciando uma maior quantidade de reagente.

d) Eliminar completamente a energia de ativação.

e) Inibir os choques efetivos de reagentes e produtos.

QUESTÃO 4

O hidrogênio é um gás que pode ser obtido a partir da reação do zinco (Zn) com solução de ácido clorídrico (HCl). Essa reação foi realizada várias vezes, modificando-se as condições do meio reacional, como temperatura, forma do zinco e concentração da solução ácida. Observe a tabela que descreve essas condições:

Tabela com experiências com zinco

Analisando a tabela, em qual caso a velocidade da reação será maior:

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V

BONS ESTUDOS!!