quinta-feira, 26 de março de 2020

1ª Série A, B e C Educação Física - Profª. Didi

1ª Série A,B e C
Tema: Corpo, Saúde e Beleza
•Padrões e estereótipos de beleza corporal
•Medidas e avaliação da composição corporal
•IMC
•Alimentação, exercício físico e obesidade.
Vale a pena emagrecer a qualquer custo?
Você já ouviu falar em transtornos alimentares?

Estes são definidos como desvios do comportamento alimentar que podem levar ao emagrecimento extremo ou à obesidade. Estão associados a sérios problemas de saúde que podem levar inclusive à morte. Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde – SP - há uma internação a cada dois dias, de pacientes paulistas que desenvolveram transtorno alimentar como anorexia, bulimia e compulsão alimentar, na maioria das vezes composta de mulheres jovens na fase de adolescência até inicio da vida adulta.
As pessoas que sofrem com esses transtornos, apresentam comportamentos e características como: ansiedade; fuga de situações que envolvam alimentação, como almoços entre amigos e familiares; percepção de estar gordo, mesmo estando magro demais; resistência ao ganho ou à manutenção do peso; restrição dietética exagerada; comportamento de pesagem ou medição excessiva, várias vezes ao dia, por exemplo; compulsão por exercícios físicos e dietas; depressão e insônia; uso excessivo do banheiro; excesso de autocrítica sobre o peso e o corpo; abuso de substâncias (álcool e outras drogas); uso descontrolado de laxantes e de diuréticos.                                                                                                                                  
Embora os transtornos alimentares sejam mais comuns entre as mulheres, cresce o número de casos de homens com esse diagnóstico.
Estética versus saúde
Os padrões de beleza estabelecidos atualmente são corpos magros e com músculos bem definidos. Você já deve ter percebido que nos filmes e nos vídeos, as pessoas são em sua maioria magras e aparentemente satisfeitos com seus corpos.
Mas será que essa satisfação é verdadeira?
Por que será que esses padrões de beleza são massivamente aplicados nas publicidades diversas?
Se você observar em seu bairro verá todos os tipos de corpos e mesmo assim, serão raros aqueles que se parecem com os modelos apresentados nas mídias. Essa busca frenética pela estética corporal, dependendo do caminho escolhido para alcançar, pode em alguns casos gerar problemas a saúde. Será que você sabe sobre eles?
Agora que você já sabe da existência dos transtornos alimentares, como será que eles começam, quais são suas razões, o que implicam e como será que são tratados?
Faça uma pesquisa sobre os seguintes temas: anorexia; bulimia e compulsão alimentar.
Após a realização da pesquisa, anote os pontos que você considera mais importantes.
• A anorexia e a Bulimia muitas vezes estão associadas, mas são a mesma coisa?
• Descreva os modelos de beleza corporal impostos pela mídia.
• São modelos de beleza comuns na sua rotina? Ou seja, você vê pessoas com essa estética na rua com muita frequência?
• Você já conheceu alguém que fez ou faz dieta? Será que essa dieta, fez ou vai fazer essa pessoa chegar ao modelo que definimos como esse atual padrão de beleza?
• Que outras ações, além de fazer restrições alimentares, essas pessoas fazem para atingir essa estética corporal?
• O que pode acontecer quando você restringe sua alimentação?
• Quando você vê uma foto publicitária na rua, onde o(a) modelo mostra seu corpo “perfeito” você acredita que aquela foto demonstra 100% da realidade? Será que não houve nenhum tipo de tratamento de imagem?
• Você já conheceu alguém que pessoalmente estava diferente de uma foto nas redes sociais?
Ser aceito ou se aceitar?
• Por que as pessoas procuram emagrecer com dietas, atividades físicas, cirurgias
plásticas e tratamentos estéticos?
• Existe algum padrão de beleza pré-estabelecido? Quem determina esse padrão?
• É preciso estar adequado a algum padrão de beleza para ser feliz?
• Será que as fotos apresentadas em revistas, outdoors e redes sociais revelam a realidade? Porque será que ocorre a utilização de “ferramentas digitais” para modificar a aparência física nas imagens?