Turma: 1 A Biologia
Água e Sais Minerais
Água: o solvente por excelência
É impossível imaginar que possa haver vida sem a água líquida. Nas especulações sobre a existência de vida em outros planetas, um dado fundamental a ser considerado é a disponibilidade ou não de água no estado líquido, condição obrigatória para a vida como a conhecemos.
Por que a água é tão fundamental? Ela é um dos melhores solventes da natureza, pois dissolve uma infinidade de substâncias. Por causa dessa característica, a água é capaz de transportar substâncias tanto dentro das células, quanto entre uma célula e outra. Nutrientes, gases da respiração e excretas se difundem na água e são por elas carregados.
A água favorece também a ocorrência de reações químicas. Isso porque as moléculas as moléculas em solução estão em constante movimento, podendo chocar-se umas com as outras e reagir quimicamente. Para que as reações do metabolismo aconteçam, é essencial a presença de água.
Quando se considera o organismo como um todo, verifica-se que a água tem muita importância na manutenção da temperatura de animais e plantas. De fato, a evaporação desse líquido na superfície do corpo, chamada transpiração, é um dos mecanismos que promovem a redução da temperatura corporal de muitos seres vivos terrestres.
Em geral, quanto maior o metabolismo de um tecido, maior é a taxa de água presente nele.
Atividade
- Por que a existência de água líquida é fundamental para os seres vivos? Cite pelo menos dois papéis desempenhados pela água que justificam essa ideia.
- Qual é o papel da água nas reações químicas do metabolismo?