segunda-feira, 23 de março de 2020

6º Ano ( A B C D )Língua Portuguesa (Atividade 2 e 3) Profª. Patrícia

(     ) “Se ele perder; que dor, imenso crime”            
(     ) “Posso morrer pelo meu time”
(     ) “Quem não sonhou / Em fazer um gol e ser jogador / de futebol?”
(     ) “Mas se ele ganha / Não adianta / Não há garganta que não pare de berrar”

4. No poema há associações de imagens que expressam a importância do futebol. Explique-as:
a. Bola “o sol” _________________________________________________________
b. Gramado

“tapete da realeza” ___________________________________________
Atividade 3: Estudo do texto

Leia o texto abaixo com atenção. 

Minha vida mudou

    E desde esse dia começou a vida da casa de Madalena a girar em torno de mim. Eu era o centro de tudo, dos cuidados de meu pai, dos zelos excessivos de Felismina. Um passo que eu dava por fora de casa era notado, um chuvisco que levava era um acontecimento. Felismina me espionava por toda parte. Via os meninos da minha condição soltos pelos quintais, trepados pelas mangueiras, brincando pela rua. Soltos e vivos. E eu proibido de botar os pés fora, de juntar-me à grande vida de todos os outros. Via o sol, via o Capibaribe, que corria por trás de casa, como perigos a evitar. Uma vez, não sei de que jeito, eu me meti com os outros meninos. Andei umas duas horas à toa, e fomos para debaixo da ponte grande. Quando voltei para casa, foi como se tivesse fugido pelas terras distantes. Felismina estava aflita. Havia gente a minha procura. A casa toda em rebuliço por minha causa. Não quiseram nem contar a meu pai.

(REGO, José Lins do. Pureza. Rio de Janeiro, José Olympio, 1961, p. 5)


1.Levante hipóteses sobre o que  pode ter acontecido para que a vida do menino mudasse a partir de um certo dia.   
               
2.O menino gostava do excesso de proteção? Justifique sua resposta. 

3.Mencione dois termos empregados no texto que indicam o exagero da vigilância em torno do menino. 

4.O narrador caracteriza os outros meninos como "soltos e vivos". Como ele se sente? 

5.O que nos mostra que o menino cometeu "falta grave" saindo de casa? 
6. Qual é o tipo de narrador desse texto?