Atividade 2° ano regular 08/03/21
Objetivos da classificação
A área da Biologia que identifica, nomeia e classifica os seres vivos é a Taxonomia (do grego taxis = arranjo, ordem: nomos = lei).
O precursor da Taxonomia científica foi o médico sueco Carl von Linné (1707-1778; Lineu em português). Lineu também propôs a nomenclatura binominal para as espécies, um sistema utilizado até hoje. Além disso, Lineu agrupou as espécies de maneira hierárquica, em grupos cada vez mais abrangentes: gêneros, ordens, classes e reinos.
Esta classificação, embora muito valiosa, nem sempre agrupava as espécies de acordo com o parentesco evolutivo, mas sim pela semelhança anatômica. Esse critério estava de acordo com o pensamento da maioria dos naturalistas da época, que acreditavam que as espécies eram imutáveis e não evoluíam.
O desenvolvimento da teoria evolucionista, porém, permitiu a elaboração de diagramas que representam a possível sequência de origem de diversos seres vivos. Esses diagramas que desenham a história evolutiva dos seres vivos são conhecidos como árvores filogenéticas.
Em uma árvore filogenética, cada nodo (ou nó) com descendentes representa o mais recente antepassado comum, e os comprimentos dos ramos podem representar estimativas do tempo evolutivo. Cada nodo terminal em uma árvore filogenética é chamado de "unidade taxonômica".
A área da biologia que estuda as relações evolutivas entre os seres vivos e seus padrões de parentesco e de evolução é a Sistemática.
Exercício
Qual o conceito de taxonomia?
O que são espécies imutáveis?
Qual o objetivo da classificação?
Qual a definição de Sistemática?
Lineu agrupou as espécies de maneira hierárquica, em grupos cada vez mais abrangentes. Quais foram esses grupos?