Geografia - Prof.ª Alessandra
Turmas: 2º série (A e B) – 1º Bimestre
Habilidade do Currículo Paulista: “Identificar dados, representações e informações encontradas em cartas e mapas para comparar as diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil”.
Unidade Temática: Território Brasileiro
Objetos de conhecimento: A gênese geoeconômica do território brasileiro
Bom dia, para todas e todos!
Espero que vocês e suas famílias estejam bem!
Oriento que todos acompanhem o CMSP (Centro de Mídias São Paulo) e as atividades que serão postadas no Blog da escola. Isso é necessário para que todos possam ter acesso ao mesmo conteúdo. A Proposta de aula do Centro de Mídias atende ao que é solicitado no Currículo de Geografia e ele será a base das atividades propostas.
Caso ocorra alguma dúvida entre em contato comigo por meio das plataformas digitais e assim que realizar a atividade a envie imediatamente, pois nesse ano a sua presença está relacionada ao envio das atividades.
Bom estudo!
Atividade complementar das aulas do CMSP: Que poderá ser acessada também a partir do link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=DY0_oqseuTY&list=PLtYe4M7gMnkMfO1eb6KnVnJg8oofoNlDc&index=4&ab_channel=2as%C3%A9rieEM-CMSP
A EXPANSÃO TERRITORIAL E ECONÔMICA BRASILEIRA
O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os dois países protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, suas posses no território da América do Sul.
O território a oeste da linha pertencia a Espanha e a leste, pertencia a Portugal. De acordo com alguns mapas, o território português no Brasil se iniciava próximo onde atualmente se encontra Belém, no Pará, e descia em linha reta até perto de Laguna, em Santa Catarina, como pode ser visto no mapa abaixo. O objetivo do tratado era finalizar as disputas de território do novo continente.
Expansão Territorial do Brasil
A expansão territorial do Brasil foi a ampliação dos limites do território brasileiro que aconteceu entre o descobrimento e o Tratado de Madri em 1750. Durante esse tempo, o país aumentou sua área em mais de duas vezes. Essa expansão é decorrente do desenvolvimento econômico da colônia e dos interesses político-estratégicos da colonização.
Um primeiro evento que permitiu a expansão foi a União Ibérica, que, entre 1580 e 1640, colocou as possessões lusas e hispânicas sob controle de um mesmo governo. Nesse momento, a necessidade de se respeitar fronteiras do Tratado de Tordesilhas foi praticamente invalidada.
Durante as primeiras décadas após o descobrimento do Brasil, o povoamento avançou bem pouco, estando restrito às áreas litorâneas do Nordeste e do Sudeste. A população branca era reduzida, não conhecendo bem o território e se depararam com grande resistência por parte dos nativos.
No século XVII, as atividades produtivas, a ação do Estado com relação a resistência dos nativos e a ameaça iminente de invasores estrangeiros impulsionaram a expansão territorial para o interior do Brasil.
A colonização do território brasileiro seguiu um padrão de ocupação e povoamento das regiões litorâneas.
Ocupar e povoar o litoral era uma estratégia para a consolidar a posse de Portugal sobre as novas terras, afastando o risco de incursões e invasões estrangeiras por mar.
Expansão na Região Norte
As expedições para o Norte do país saíram do litoral do Nordeste, abrindo passagem para a Amazônia. A expansão pela região amazônica foi favorecida por uma atividade econômica muito lucrativa no século XVII: a exploração das drogas do sertão (ervas medicinais e aromáticas, guaraná, pimenta, cravo e castanhas).
Muitos adentraram pela floresta amazônica para extrair e vender para comerciantes que as vendiam na região nordestina e também na Europa.
Expansão na Região Centro-Sul
As expedições de expansão territorial da região centro-sul foram encabeçadas pelos bandeirantes paulistas, que buscavam o aprisionamento de índios, a descoberta de metais preciosos e a recuperação de escravos que haviam fugido.
Os bandeirantes adentraram para as regiões central, sudeste e sul do território brasileiro, extrapolando os limites do tratado de Tordesilhas. Essas expedições resultaram na exploração e conquista dessas regiões, onde várias vilas foram fundadas, possibilitando a ocupação destes territórios.
Durante o século XVII, os bandeirantes descobriram inúmeras minas de ouro em toda área onde atualmente é o estado de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, dando início ao Ciclo do Ouro.
Após essas descobertas, o eixo de desenvolvimento econômico do Nordeste foi deslocado para as regiões central e sudeste do Brasil. Diversas cidades foram fundadas e se desenvolveram aceleradamente devido a renda gerada pela exploração do ouro.
Aprenda mais sobre como era a Mineração no Brasil Colonial.
Expansão na Região Sul
Durante o auge da exploração do ouro no século XVIII, a expansão territorial na região sul fez com que a criação de gado aumentasse, para que as regiões de exploração do ouro fossem abastecidas de carne. Esse processo fez com que diversas vilas e cidades se desenvolvessem na região interior do sul do país.
A fronteira natural do Brasil foi fixada no rio da Prata em 1680, através da implantação de um agrupamento militar chamado Colônia do Sacramento, em frente de Buenos Aires. Essa Colônia permite o acesso por terra a toda a região do pampa e, através do rio, para o atual Centro-Oeste do Brasil, Paraguai e Bolívia.
Fonte: https://beduka.com/blog/materias/historia/expansao-territorial-do-brasil
Atividade
Com base nas aulas do CMSP e na leitura dos textos acima, responda:
1)- O que foi o Tratado de Tordesilhas?
2)- A colonização do território brasileiro seguiu um padrão de ocupação e povoamento das regiões litorâneas. Por que isso ocorreu?
3) – Cite as atividades econômicas que contribuíram para a expansão territorial e surgimento de cidades nas regiões Norte, Sul e Centro-Sul.
Registre sua atividade no caderno, fotografe e envie para o meu e-mail: geografausp@gmail.com Muito importante: Necessário colocar seu nome completo e sua turma e por favor, façam de caneta para ser possível a leitura.
Se alguém preferir digitar também é aceito da mesma forma.
Poderão encaminhar para o Messenger no perfil criado para os estudantes na minha disciplina: https://www.facebook.com/alessandra.geografia.77. Postarei as atividades por lá também para facilitar aqueles que possuem maior familiaridade com o Facebook.
Data de Entrega: 15/03/2021.
Bom Estudo!