Atividade de Filosofia 1ª Séries – 1º Bimestre – Atividade 2
Semana de 08/03/2021 a 12/03/2021
Data de Entrega do Trabalho: 19/03/2021
Professor: Geraldo Pereira Chagas
Habilidade: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de diferentes matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo, desenvolvimento etc.) avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
Unidade Temática: Filosofia a golpes de martelo
Objeto de conhecimento: O pensamento pós-moderno
Crepúsculo dos ídolos ou filosofia a golpes de martelo (1888).
Por que você acha que a obra recebeu este nome?
“Este pequeno livro é uma grande declaração de guerra; e, quanto ao escrutínio de ídolos, desta vez eles não são ídolos da época, mas ídolos eternos, aqui tocados com o martelo como se este fosse um diapasão – não há, absolutamente, ídolos mais velhos, mais convencidos, mais empolados... E tampouco mais ocos...”
Crepúsculo dos Deuses, de Richard Wagner: Quarta parte da tetralogia O anel do Nibelungo.
Estreou em Bayretuh, em 1876.
Pela Orquestra Filarmônica de Londres)
“Enunciemo-la, esta nova exigência: necessitamos de uma crítica aos valores morais, o próprio valor desses valores deverá ser colocado em questão – para isto, é necessário um conhecimento das condições e das circunstâncias nas quais estres valores nasceram, como sintoma, como máscara, tartufice, doenças, mal-entendido; mas também moral como causa, medicamento, estimulante, inibição, veneno). Um conhecimento tal como até hoje nunca existiu nem foi desejado. Tomava-se o valor desses ‘valores’ como dado, efetivo, como além de qualquer questionamento; até hoje não houve dúvida ou hesitação ao atribuir ao ‘bom’ valor, mais elevado que ao ‘mau’, mais elevado no sentido da promoção, utilidade, influência fecunda para o homem (não esquecendo o futuro do homem). E se o contrário fosse verdade? E se no ‘bom’ houvesse um sintoma regressivo, como um perigo, uma sedução, um veneno, um narcótico, mediante o qual o presente vivesse como que às expensas do futuro?
NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. Uma polêmica Tradução, notas e posfácio. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia de bolso, 2009 p. 12.
Partamos daqui: não há FATO nem FUNDAMENTO. Toda produção humana é interpretação
Já que
Não há na natureza humana apta a dar conta da verdade, pois, se assim fosse, ela já teria nos fornecido todas as explicações.
Assim,
Nietzsche promove uma profunda ruptura com o discurso filosófico da tradição. Neste sentido, a VERDADE é uma ficção e o homem é um animal estimador/avaliador.
Muitos autores veem em Nietzsche um precursor do que se veio a designar como pós-modernidade.
Para Jean-François Lyotard (1979):
Marco: década de 1950;
Fase pós-industrial;
O saber se transforma em mercadoria a ser vendida;
Crise do sabor;
Questão
Escreva sobre o que é a moral na pós-modernidade, tendo em mente, o conteúdo da aula: “Crepúsculo dos ídolos ou filosofia a golpes de martelo”. (5 a 8 linhas).
Cmsp: https://www.youtube.com/watch?v=u7PkfE5eOwA&ab_channel=1as%C3%A9rieEM-CMSP