segunda-feira, 8 de março de 2021

Atividade Língua Portuguesa 1º Bimestre 7º Ano A e D-----Prof.ª Suellen

 7ºs anos A e D– 1º bimestre

  • Para realizar esta atividade leia o conteúdo abaixo com atenção;

  • Copie as informações mais importantes em seu caderno, bem como os exercícios propostos;

  • Após realizar esta atividade envie-a para o e-mail: sconceicao@prof.educacao.sp.gov.br até dia 22/03/2021.

  • Não se esqueça de colocar nome e número;

  • Atividade destinada aos alunos que não estão vindo às aulas presenciais.

E.E. Prof. Dr. Lauro Pereira Travassos

Nome:_________________________________nº_____ Séries: 7º anos AD    Data:____/_____/2021.

Atividade de Interpretação I


Leia o texto abaixo e responda as questões de 1 a 6.


O INCÊNDIO DE CADA UM

                                                                              Affonso Romano de Sant'Anna

    A cena foi simples. Ia eu passando de carro pela Lagoa quando vi na calçada uma moça esperando o ônibus com seu jeans e bolsa a tiracolo. Nada demais numa moça esperando o ônibus. Mas eis que passou um caminhão de som tocando uma lambada. Aí aconteceu. Aconteceu uma coisa quase imperceptível, mas aconteceu: os quadris da moça começaram a se mexer num ritmo aliciante. Já não era a mesma criatura antes estática, solitária, esperando o ônibus na calçada. Ela havia se coberto de graça, algo nela se incendiara. 

    A fotógrafa veio fazer umas fotos. Estava com o pescoço envolto num pano, pois tinha torcicolo. E eu ali posando meio frio, fingindo naturalidade, e ela cautelosa com seu pescoço meio duro, tirando uma foto aqui, outra ali, quase burocraticamente. De repente, ela descobriu um ângulo, e pronto: se incendiou profissionalmente, jogou-se no chão, clic daqui, clic dali, vira para cá, vira para lá, este ângulo, aquele, enfim, desabrochou, o pescoço já não doía. Ela havia detonado em si o que mais profundamente ela era...


http://mylcedro.multiply.com/journal/item/95?&show_interstitial=1&u=%2Fjournal%2Fitem


Vocabulário

Aliciante: adj. atraente, aliciador.


1. De acordo com a leitura do texto, a moça começou a mexer os quadris porque:

(A) (      ) sentia uma dor insuportável.

(B) (      ) a lambada tem esse poder.

(C) (      ) começou a dançar ao ouvir a lambada.

(D) (     ) tinha o costume de se mexer quando passava um caminhão.


2. A partir dos estudos realizados em sala de aula, o texto “O incêndio de cada um”:

(A) (   ) é um texto biográfico, pois possui informações sobre alguém que tornou-se reconhecido por conta de suas ações.

(B)  (    )  é um texto narrativo, pois possui os elementos da narrativa.

(C)  (     ) é um anúncio publicitário, pois tenta vender um produto

(D)  (     ) é um texto informativo, como uma notícia.


3. Como podemos classificar as palavras retiradas do texto: “Lagoa”, “moça” e “pescoço”?

(A) (      ) verbos, indicam ações.

(B) (      ) adjetivos, qualificam os substantivos.

(C) (      ) substantivos, dão nome às coisas, seres, objetos.

(D) (     ) pronomes que acompanham os substantivos.


4. É possível afirmar que o texto:


(A) (    ) utiliza o foco narrativo em 3ª pessoa, o narrador na participa da história.

(B) (      ) não possui foco narrativo, pois não é uma narrativa.

(C) (      ) o foco narrativo está na primeira pessoa do plural, nós.

(D) (   ) utiliza o foco narrativo em 1ª pessoa, o narrador é um personagem que participa da história.


5. Define-se verbo como a palavra que indica ação, estado ou fenômeno da natureza, desta maneira, são verbos no texto as palavras:

(A) (      ) ônibus, calçada, havia e graça.

(B) (      ) ia, foi, vi e veio.

     (C) (      ) ângulo, aquele, enfim e era.

(D) (     ) imperceptível, quadris, inegavelmente e de repente.


6. Os verbos utilizados no texto, em sua grande parte, pertencem a que tempo?

     (A) (      ) passado, porque são narradas ações já ocorridas.

(B) (      ) presente, pois ações acontecem neste momento.

(C) (      ) futuro, o narrador faz planos.

(D) (     ) presente, ações que já aconteceram.


Leia o texto a seguir e responda as questões 7 a 9.



Monteiro Lobato foi um escritor infantil brasileiro. Ele nasceu dia 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP). Cresceu em uma fazenda, se formou em direito, mas não estava entusiasmado, por que seu sonho era ser pintor!  Ela tinha o dom de desenhar. Em 1907 se mudou para Areias onde se casou com Maria Pureza com quem teve três filhos. Ficou entediado com a vida de cidade pequena, começou a fazer prefácios e traduções, se mudou para fazenda Buquira. Criou o “Jeca Tatu”.

Em 1918 conseguiu lançar seu primeiro livro de contos URUPÊS. Fundou a Editora Monteiro Lobato & Cia.

Em 1920 lançou A MENINA DO NARIZ ARREBITADO, conseguindo uma edição recorde de 50.000 exemplares. – Fundou a Cia Editora Nacional no Rio de Janeiro. Foi para Nova Iorque, ficou lá durante 4 anos, onde acabou perdendo seu dinheiro na bolsa de valores, voltou para o Brasil e fez muito sucesso com mais livros.

Suas personagens mais conhecidas são: Emília, Pedrinho, Visconde de Sabugosa, Cuca, Saci Pererê, narizinho, Dona Benta e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.

Ele fez muito sucesso, mas morreu em 4 de julho de 1948 de um acidente vascular.

(Fonte:http://not1.xpg.uol.com.br/monteiro-lobato-biografia-e-obras-do-escritor/ Acesso em: 14 mar 2014)


    7. O texto acima é do gênero biografia, pois:

(A) (   ) tem por objetivo descrever a vida de uma pessoa notável, além disso a própria       palavras nos remete a isso “bio” = vida e “grafia”= escrita.

(B) (     ) tem por objetivo relatar um fato importante que ficou guardado na memória.

(C) (     ) tem por objetivo narrar um acontecimento nacional importante.

(D) (     ) tem por objetivo instruir alguém a atingir um objetivo.


8. Observe os seguintes períodos retirados do texto: “(...) ficou durante 4 anos, onde acabou  perdendo seu dinheiro na bolsa de valores, voltou para o Brasil e fez muito sucesso com mais livros.” A palavra é um advérbio e refere-se a qual lugar:

(A) (      ) Brasil.

(B) (      ) Canadá.

     (C) (      ) Nova Iorque.

(D) (     ) Grã Bretanha


9. As datas destacadas no texto dizem respeito:

(A) (      ) ao ano em que fez sua primeira e última viagem aos Estados Unidos.

(B) (      ) ao ano da publicação do Sítio do Pica-Pau Amarelo e a sua última edição.

     (C) (      ) ao ano em que deixou Taubaté e ao ano que voltou para lá.

(D) (     ) ao ano de nascimento e de morte de Monteiro Lobato.


Observe e leia a tirinha abaixo para responder a questão 10.


Descrição: vendo por do sol


(Fonte: http://portugues.colband.net.br/author/karlasgy/ Acesso em: 14 mar 2014)


10. O que provoca humor ao texto?


(A) (      ) O fato da menina conversar com um homem cujo o rosto não se vê.

(B) (      ) O duplo sentido do verbo “ver” que é confundido com “vender”.

     (C) (      ) O fato de não ser mostrado o pôr-do-sol em nenhum dos quadros.

(D) (     ) O uso de cores fortes no cabelo e nas calças das duas personagens (menina e homem) da cena.

   Bons estudos!