Geografia - Prof.ª Alessandra
Turmas: 3º série (A e B) – 1º Bimestre
Habilidade do Currículo Paulista: “Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as envolvem”.
Unidade Temática: Regionalização do Espaço Mundial
Bom dia, para todas e todos!
Espero que vocês e suas famílias estejam bem!
Oriento que todos acompanhem o CMSP (Centro de Mídias São Paulo) e as atividades que serão postadas no Blog da escola. Isso é necessário para que todos possam ter acesso ao mesmo conteúdo. A Proposta de aula do Centro de Mídias atende ao que é solicitado no Currículo de Geografia e ele será a base das atividades propostas.
Caso ocorra alguma dúvida entre em contato comigo por meio das plataformas digitais e assim que realizar a atividade a envie imediatamente, pois nesse ano a sua presença está relacionada ao envio das atividades.
Bom estudo!
Atividade complementar das aulas do CMSP: Que poderá ser acessada também a partir do link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=ysV15v1BiEM&list=PLYyXIuxt8-m1ZEAKpH70ByX9JOiwt5TGU&index=3&ab_channel=3as%C3%A9rieEM-CMSP
GLOBALIZAÇÃO
Para a maioria dos autores, a Globalização é um processo econômico, social e cultural que se estabeleceu nas duas ou três últimas décadas do século XX, cujas principais características incluem, em uma escala nunca antes alcançada:
- Crescimento do comércio internacional de bens, produtos e serviços;
- Transnacionalização de megaempresas;
- Livre- circulação de capitais;
- Privatização da economia e minimização do papel dos governos e dos Estados- Nação;
- Queda de Barreiras comerciais protecionistas e regulação do comércio internacional, segundo as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC);
- Facilidade de trânsito de pessoas e bens entre os diversos países do mundo;
- Expansão das possibilidades de comunicação, pelo surgimento da chamada sociedade da informação e da grande facilidade de contato entre as pessoas devido ao aparecimento de diversos instrumentos e ferramentas, entre os quais a internet.
Fonte: Centro de Mídias SP
O que são Transnacionais?
As transnacionais são grandes empresas — em muitos casos corporações — que possuem filiais em diversos países, ultrapassando os limites físicos das fronteiras de seus territórios de origem.
Transnacional é a empresa que atua em vários países simultaneamente.
A maioria dessas grandes empresas tem sua sede original nos países de industrialização pioneira — grande parte localizada no Hemisfério Norte —, ou seja, são empresas de países desenvolvidos que acumulam um grande excedente de capital ao longo dos anos e usam esse excedente para expandir seus negócios, instalando filiais em países subdesenvolvidos e/ou emergentes, utilizando mão de obra barata, o que faz com que seus lucros aumentem de forma considerável.
Exemplos de empresas transnacionais
Essas empresas podem ser encontradas em vários segmentos e produtos, de todos os cantos do mundo, principalmente de países acima da Linha do Equador. Dentre as mais famosas, podemos citar:
Coca-Cola;
Apple;
Nestlé;
Hyunday;
Sony;
Samsung;
Shell;
General Motors;
Nike;
Mc Donald’s;
Puma;
Honda;
Toyota;
Unilever;
Volkswagen etc.
Pontos positivos e negativos das transnacionais
As transnacionais atuam em várias partes do globo. Por essa razão, são corporações empresariais que têm pontos positivos e negativos em suas ações.
De forma positiva, tais empresas geram muitos empregos nos locais de atuação, além de oferecerem grandes oportunidades de crescimento para os colaboradores. Além disso, existem, dentro das transnacionais, processos que propiciam trocas culturais entre os profissionais, o que pode trazer benefícios corporativos e deixar o ambiente agradável e estimulante para quem ali trabalha. Esses processos permitem que o colaborador trabalhe em uma unidade fora de seu país de origem, aumentando seu conhecimento tanto em âmbito profissional quanto pessoal, uma vez que ele conhecerá culturas e pessoas diferentes.
Porém, uma transnacional não chega a um país por acaso. Para que isso ocorra, ela recebe incentivos fiscais dos governos, como isenção de impostos, doação de terrenos, entre outros. Além disso, essas empresas, na sua maioria, não investem seu lucro nos países em que possuem filiais, mas sim na empresa original, também há em muitos casos, um comprometimento ambiental por conta dessa produção nos países menos desenvolvidos, sendo esses alguns dos aspectos negativos.
Transnacionais brasileiras
O Brasil contém alto número de empresas estrangeiras desde a década de 1950, quando o então presidente, Juscelino Kubitschek, promoveu uma intensa industrialização com capital estrangeiro. Entretanto, temos em nosso país indústrias nacionais que também são consideradas transnacionais, atuando em outros países.
Algumas dessas empresas são:
Petrobras;
Vale;
Embraer;
Tigre;
Gerdau;
Odebrecht;
Camargo Corrêa;
Grupo Votorantim;
JBS-Friboi, entre outras.
Fonte Adaptada: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/transnacionais.htm
Atividade
Com base nas aulas do CMSP e na leitura dos textos acima, responda:
Com suas palavras, explique o que é Globalização e aponte duas de suas características principais.
Explique o que são Empresas Transnacionais. Cite 3 exemplos de empresas transnacionais.
Aponte aspectos positivos e aspectos negativos das empresas Transnacionais.
Registre sua atividade no caderno, fotografe e envie para o meu e-mail: geografausp@gmail.com. Muito importante: Necessário colocar seu nome completo e sua turma e por favor, façam de caneta para ser possível a leitura.
Se alguém preferir digitar também é aceito da mesma forma.
Poderão encaminhar para o Messenger no perfil criado para os estudantes na minha disciplina: https://www.facebook.com/alessandra.geografia.77. Postarei as atividades por lá também para facilitar aqueles que possuem maior familiaridade com o Facebook.
Data de Entrega: 17/03/2021.
Bom Estudo!