7ºs anos A e D– 1º bimestre
Para realizar esta atividade leia o conteúdo abaixo com atenção;
Copie as informações mais importantes em seu caderno, bem como os exercícios propostos;
Após realizar esta atividade envie-a para o e-mail: sconceicao@prof.educacao.sp.gov.br até dia 19/04/2021.
Não se esqueça de colocar nome, número e série/turma.
E.E. Prof. Dr. Lauro Pereira Travassos
Nome:______________________________nº_____Série: 7º ano AD Data:___/___/2021.
Atividade de Interpretação II
O texto a seguir será utilizado para responder às questões de número 1 a 3.
A cigarra e a formiga
Depois de haver cantado durante todo o verão, quando se aproximava o inverno, a cigarra se encontrou em extrema penúria, por falta de provisões. Como nada lhe restava, nem um pequeno verme ou algum resto de mosca, e estando faminta, foi à procura da amiga, sua vizinha. Pediu-lhe que lhe emprestasse alguns grãos, a fim de manter-se até que voltasse o estio.
__Eu lhe prometo, minha amiga __ disse a cigarra__ sob palavra, a pagar-lhe
tudo, com juros, antes do mês de agosto.
A formiga, que nunca empresta nada a ninguém e, por isso, consegue amealhar, perguntou à suplicante:
__Que fazias durante o verão?
__Passava cantando os dias e as noites __ respondeu a cigarra.
__Pois muito bem __ concluiu a formiga. Cantava? Pois dance agora!
LA FONTAINE, Jean de. Fábulas de La Fontaine. Rio de Janeiro: Matos Peixoto, 1965.
1. O texto acima é uma fábula e tem algumas características que fazem com que a chamemos assim. Quais são elas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Observe o trecho retirado do texto:
“Depois de haver cantado durante todo o verão, quando se aproximava o inverno, a cigarra se encontrou em extrema penúria, por falta de provisões.” Quais são os artigos presentes e qual a classificação deles?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. A fábula acima é construída a partir de frases verbais. Indique a alternativa que possui uma locução verbal e três verbos presentes no primeiro parágrafo.
(A) ( ) depois, durante, inverno, cigarra, encontrou.
(B) ( ) haver cantado, aproximava, encontrou, restava.
(C) ( ) haver cantado, verão, inverno, encontrou.
(D) ( ) extrema, provisões, nada, restava.
Leia o texto abaixo e responda às questões 4,5 e 6.
Circuito Fechado
Ricardo Ramos
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. Xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
4. O texto acima é constituído em maioria por qual classe de palavras?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. As frases do texto podem ser classificadas como:
(A) ( ) imperativas.
(B) ( ) verbais e nominais.
(C) ( ) verbais.
(D) ( ) nominais.
6. “Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.” Esse trecho retirado da narrativa, relata:
(A) ( ) o momento em que o homem escova os dentes e sai para ir trabalhar.
(B) ( ) o momento em que se vai assistir televisão e se dorme no sofá.
(C) ( ) o momento em que se quer chamar atenção para a pausa feita para almoçar.
(D) ( ) o momento em que o homem chega a casa, tira as roupas, toma banho e vai dormir, retratando o fim de mais um dia.
7. A língua portuguesa é rica em expressividade, pois se utilizando de uma mesma classe de palavras se pode descrever diversas situações. No texto Circuito Fechado, de Ricardo Ramos, o que é descrito?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Analise os seguintes enunciados:
Classifique os termos em destaque em artigo ou numeral:
(A) ( ) Os dois são artigos indefinidos.
(B) ( ) O primeiro é artigo indefinido e o segundo, numeral.
(C) ( ) O primeiro é numeral e o segundo, artigo indefinido.
(D) ( ) Os dois são numerais.
Faça uma leitura atenta do texto abaixo e em seguida responda às questões de número 9 e 10:
Quem vai salvar a vida
(...) No dia seguinte era sábado, e meu pai pegou o Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo com ele pra passear.
Eu então perguntei:
– Ô, pai, que tal levar um saquinho para pegar a sujeira do Trovão?
– Pegar a sujeira? – ele perguntou.
– Então, pai, não se pode deixar sujeira no meio da rua...
– Ora, ora – meu pai respondeu –, a rua é pra isso mesmo!
– Pai, que absurdo! A rua é de todos! É como se você levasse seu cachorro pra sujar a casa dos outros. Você não vê que a gente pisa nessa sujeira e traz pra casa? Não vê que tem crianças pequenas que andam na rua e sujam os pés?
Meu pai me olhou torto, torto.
E foi embora.
Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (...).
Ruth Rocha. Quem vai salvar a vida? São Paulo, FTD, 2009
9. Qual a parte do texto que nos indica que o narrador é um filho ou filha é?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Lendo o trecho “Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (...)”, pode-se concluir com isso que o pai fez o quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Bons estudos!