EE PROF DR LAURO PEREIRA TRAVASSOS
Língua Portuguesa Profª Helenice
Série: 8º anos ( A,B e C)
ATIVIDADE SOBRE O GÊNERO ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Responda as atividades no caderno.
POR QUE SALIVAMOS DIANTE DE UMA COMIDA APETITOSA?
A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que aciona as glândulas produtoras de saliva
Isso acontece porque o organismo já está se preparando antecipadamente para a digestão.
A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva, secreção que tem a função de ajudar o aparelho digestivo a decompor a comida ingerida.
Essa reação é um exemplo de reflexo condicionado, descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) em um experimento clássico. Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma campainha. Resultado: sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir seu cheiro, prova de que havia sido criada, em seu cérebro, uma associação entre a campainha e a hora em que o alimento era servido.
O curioso é que a quantidade de salivação varia de acordo com o estado motivacional da pessoa. “Um indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome”, afirma a fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP).
(https://super.abril.com.br/ciencia/por-que-salivamos-diante-de-uma-comida-apetitosa/)
1. Após a leitura do texto acima, responda:
a) Que gênero textual é esse?
b) Em que meio de comunicação esse texto é veiculado para o leitor?
c) Qual o tema tratado no texto que acabamos de ler?
d) Que explicação o texto mostra ao fato de salivarmos diante de um alimento saboroso?
e) A partir de que o texto pode comprovar essa explicação para o leitor?
2. A partir da leitura do texto acima, assinale V para verdadeiro e F para falso sobre o gênero em análise:
( ) Esse texto apresenta uma linguagem clara, objetiva e impessoal (destituído de marcas pessoais) de acordo com as normas da língua.
( ) Na leitura, é notório a presença de termos técnicos da área, essenciais da linguagem científica e ainda, verbos predominantemente no presente do indicativo.
( ) Por se tratar de um artigo de divulgação científica, o autor tem a finalidade de apresentar determinado tema e seu ponto de vista, e por isso recebe esse nome.
( ) O texto em análise é um artigo de divulgação científica. Esses textos possuem uma função primordial para o desenvolvimento da sociedade, posto que são divulgados conhecimentos diversos baseados em experimentos, estudos de caso, dentre outros.
( ) O gênero Artigo de divulgação científica a finalidade principal de “popularizar a ciência”, ou seja, difundir o conhecimento científico, transmitindo assim diversas informações de valor indiscutível.
3. Sobre o título e o subtítulo do texto, responda:
a) Qual a possível intenção do autor de construir o título em forma de pergunta?
b) Qual a função do subtítulo no artigo lido acima?
c) Que tipo de informação (juízo de valor, científica, casual, estatística) o subtítulo apresenta ao leitor?
d) O título deste texto pode ser considerado objetivo(previsível) ou subjetivo(imprevisível) em relação ao tema?
e) Que outro título você daria a esse texto?
4. De acordo com o texto, salivamos diante de um alimento saboroso porque:
a) a salivação é a primeira etapa da digestão dos alimentos.
b) a visão do prato e seu cheiro desregulam o cérebro.
c) é uma forma de apreciação do alimento saboroso.
d) é uma reação involuntária do organismo humano.
e) a imagem e o cheiro do alimento fazem o cérebro ativar glândulas produtoras de saliva.
5. Sobre a linguagem utilizada no texto, é CORRETO afirmar:
a) Apresenta uma linguagem rebuscada, marcada por palavra de difícil compreensão do leitor.
b) Apresenta uma linguagem regional, marcada por palavra típicas de certas regiões do país.
c) É notória a presença de termos técnicos da área da biologia.
d) Contém palavras e expressões exageradamente da linguagem científica.
e) É possível perceber algumas expressões populares, da linguagem coloquial como, por exemplo, “alimentava um cão com um pedaço de carne”.
6. No fragmento:
“Um indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome”, afirma a fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP).
As ASPAS são usadas para:
a) explicar, por meio do discurso direto, a preocupação da autora em relação à fome no Brasil.
b) destacar, de forma indireta, a explicação da especialista sobre o fenômeno da salivação.
c) acentuar, por meio do discurso indireto livre, que a salivação acontece em pessoas que estão com menos fome.
d) reproduzir o discurso do outro, de forma indireta, sobre como acontece a salivação nas pessoas a depender do grau de fome.
e) citar o discurso alheio, de forma direta, reproduzindo literalmente a fala da fisiologista da USP.
7. Ainda sobre a fala da fisiologista Sara Shammah Lagnado, da Universidade de São Paulo (USP) no último parágrafo, é CORRETO afirmar:
a) Trata-se de uma informação desnecessária, pois o texto em si já está esclarecedor.
b) Trata-se de citação de uma fonte confiável, já que a citada é uma especialista no assunto.
c) Consiste no relato de um pequeno fato real.
d) É um argumento que contradiz o que vinha sendo explicado no texto.
e) Trata-se de um argumento que não enriquece o assunto, pois não é comprovado cientificamente.
8. No trecho:
Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma campainha. Resultado: sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar, mesmo sem ver a carne nem sentir seu cheiro [...]
Assinale a alternativa que melhor caracteriza a estratégia que o cientista utilizou para chegar a sua conclusão.
a) Ele utilizou a comprovação por meio de dados estatísticos.
b) Ele baseia-se em um caso isolado.
c) O autor sustenta-se por meio do argumento da causa e consequência, ou seja, “toda ação gera uma reação”.
d) Esse fisiologista cita um exemplo como forma de sustentar sua tese.
e) O russo Ivan Pavlov constrói sua tese a partir da experimentação e observação de um fato ocorrido apenas uma vez.
9. Observe o trecho abaixo:
Isso acontece PORQUE o organismo já está se preparando antecipadamente para a digestão.
A palavra em destaque pode ser substituída sem alterar o sentido original do texto, por:
a) então
b) Sendo assim
c) Porém
d) Portanto
e) tendo em vista
10. No trecho:
ESSA REAÇÃO é um exemplo de reflexo condicionado, descoberto pelo fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936) em um experimento clássico.
A expressão em destaque REFERE-SE dentro do texto:
a) ( ) “Toda vez que alimentava um cão com um pedaço de carne, Pavlov fazia soar antes uma campainha”
b) ( )“sempre que ouvia esse som, o cachorro começava a salivar”
c) ( ) “O curioso é que a quantidade de salivação varia de acordo com o estado motivacional da pessoa”
d) ( )“A visão do prato e seu cheiro estimulam o cérebro, que, por sua vez, aciona as glândulas produtoras de saliva”
e) ( ) " Um indivíduo faminto tende a salivar muito mais diante de um prato de comida do que alguém com menos fome”
FONTE:https://professorjeanrodrigues.blogspot.com/search?q=artigo+divulga%C3%A7%C3%A3o+cient%C3%ADfica <acesso em 05/03/2021>
As atividades devem ser respondidas no caderno, em seguida fotografe e envie para o e-mail indicado.
Enviar para o e-mail : helenicejesus@prof.educacao.sp.gov.br