sexta-feira, 26 de junho de 2020

Língua Portuguesa 1ª Série A, B e C---Prof.ª Suellen


2º Bimestre – 1º ano
Denotação e Conotação
Uma palavra em estado de dicionário não é literária. Ou seja: a palavra usada em seu sentido primitivo, o sentido que o dicionário lhe dá, não corresponde ao seu uso artístico. A palavra denotativa só informa aquilo que é objetivo, concreto. A literatura é linguagem carregada de significado: ela é resultado de uma intenção. Por isso, a palavra literária é conotativa, isto é, vem da experiência pessoal subjetiva, carregada de emoções, resultado de associações que representam algo mais do que o estado de dicionário.
    Leia os dois textos a seguir e veja a análise feita com relação à linguagem empregada neles.
O desembarque
Às nove e quinze de uma segunda-feira, o pessoal da tripulação se reuniu no convés e alguém deu a notícia de que iríamos desembarcar. Desembarcamos às dez e meia, depois de várias recomendações e de sermos passados em revista. Quando os ferros foram lançados, os prisioneiros correram para várias partes a fim de ver pela primeira vez a paisagem daquela nova terra, que nunca tinham enxergado antes e que seria a nova moradia de todos. Depois da longa travessia marítima, do enjoo dos passageiros e da espera de vários dias, todos iam pisar em terra firme, fora do continente, é verdade, mas numa ilha, no meio do oceano. 
   
    Este segundo texto foi extraído do livro Camarim de prisioneiro, de Alex Polari, e se refere à sua entrada no presídio da Ilha Grande, em maio de 1971.
12.207
Desembarcamos
os ferros foram lançados
no porto e nos pulsos
enquanto fomos expulsos 
da vida e do continente
estando sujeitos ao pulsar 
de incríveis sentimentos
e ao sabor
das ondas e das continências dos guardas.

Depois da viagem
da travessia e do enjoo
nos colocaram em uma sala
tiraram nossa roupa
e nos revestiram de oco
e fizeram a chamada.

Ganhei um número de registro
e por um instante
perdi as esperanças.

Linguagem denotativa
O texto O desembarque é basicamente informativo, isto é, ele não contém elementos que produzem alguma reação emotiva no leitor. Trata-se de um conjunto de palavras organizadas na forma de um texto, destituídas de sentimentos, de juízos. As palavras que constituem os elementos formadores deste texto estão em estado de dicionário; elas não guardam outras significações além da informação em si. Trata-se da informação bruta. O seu objetivo é meramente informar.

Linguagem conotativa
    O poema de Alex Polari, 12.207, contém vários elementos que provocam reações no leitor. Trata-se de um texto carregado de expressividade. O poeta constrói sua imagem do desembarque através de impressões totalmente pessoais. Eis algumas:
  • a expressão “os ferros foram lançados” tem um significado mais amplo do que o texto O desembarque. Aqui, além de âncora, significa também algema;
  • “fomos expulsos/ da vida e do continente” significa que as pessoas estão meio mortas, já não servem para nada, podem ser descartadas...;
  • “nos revistaram, nos vestiram/ nos revestiram de oco” é uma passagem que tem uma combinação de palavras que provoca a ideia de inutilidade de revistar pessoas que não têm mais nada a esperar da vida, que estão vazias;
  • a sonoridade do texto é um aspecto literário notável;
  • o título do texto, 12.207, é o número que o prisioneiro recebeu nos registros da prisão. A intencionalidade do poeta é evidente: refere-se a uma pessoa que perdeu a identidade pessoal e passou a ser apenas um número de registro.


Aproveitamento de leitura...
  1. Faça o resumo do texto em seu caderno. Copie e responda as demais questões, lembrando que deve enviar a atividade completa (resumo e questões) para o e-mail sconceicao@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 30/06/2020.
  2. Explique com suas palavras o que é denotação e conotação. 
  3. Classifique os trechos a seguir em denotação (D) ou em conotação (C):
  1. (   ) A discussão pegou fogo.
  2. (   ) Genitora é sinônimo para mãe.
  3. (   ) Seu corpo ardia de desejo.
  4. (   ) Rapadura é doce, mas não é mole não.
  5. (   ) O aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, da febre amarela e da chikungunya.
  6. (   ) A gema do ovo faz parte de diversos pratos da culinária portuguesa.
  7. (   ) Jorge é carioca da gema, nascido em Madureira.
  8. (   ) É um tremendo pé de valsa.
  9. (   ) Quebrei a minha cabeça para resolver este exercício.
  10. (   ) Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento de informações ou processamento de dados.
  11. (   ) A criança parecia um anjo.

  1. Leia com atenção os textos abaixo.

Texto 1
Amor (do latim amore) é uma emoção ou sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem a outra pessoa ou a uma coisa.[1] O uso do vocábulo, contudo, lhe empresta outros tantos significados, quer comuns, quer conforme a ótica de apreciação, tal como nas religiões, na filosofia e nas ciências humanas. O amor possui um mecanismo biológico que é determinado pelo sistema límbico, centro das emoções, presente somente em mamíferos e talvez também nas aves — a tal ponto que Carl Sagan afirmou que o amor parece ser uma invenção dos mamíferos.  (https://pt.wikipedia.org/wiki/Amor)
Texto 2
Amor é fogo que arde sem se ver;
é ferida que dói e não se sente;
é um contentamento descontente;
é dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
é solitário andar por entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?
                                                                        Luís de Camões
Responda as questões a seguir.
  1. Em qual dos dois textos é utilizada a linguagem de forma denotativa/literal? Justifique sua resposta.
  2. Qual deles trata o amor de forma subjetiva/conotativa? Por quê?
  3. Volte ao texto 2 e leia a primeira estrofe. Agora, diga qual a figura de linguagem presente.
  4. Os dois textos são de gêneros textuais diferentes. Quais?
  5. A maneira como o amor é tratado nos dois textos é igual? Explique.

Leia o texto abaixo e responda a questão 4.
Só Os Loucos Sabem
Charlie Brown Jr.

 
Agora eu sei exatamente o que fazer
Bom recomeçar, poder contar com você
Pois eu me lembro de tudo, irmão
Eu estava lá também
Um homem quando está em paz
Não quer guerra com ninguém

Eu segurei minhas lágrimas
Pois não queria demonstrar a emoção
Já que estava ali só pra observar
E aprender um pouco mais sobre a percepção
Eles dizem que é impossível encontrar o amor
Sem perder a razão
Mas pra quem tem pensamento forte
O impossível é só questão de opinião

E disso os loucos sabem
Só os loucos sabem
Disso os loucos sabem
Só os loucos sabem

Toda positividade eu desejo a você
Pois precisamos disso nos dias de luta
O medo cega os nossos sonhos
O medo cega os nossos sonhos
Menina linda, eu quero morar na sua rua

Você deixou saudade
Você deixou saudade
Quero te ver outra vez
Quero te ver outra vez
Você deixou saudade

Agora eu sei exatamente o que fazer
Vou recomeçar, poder contar com você
Pois eu me lembro de tudo, irmão
Eu estava lá também
Um homem quando está em paz
Não quer guerra com ninguém
 
                Fonte: https://www.letras.mus.br/charlie-brown-jr/1554240/Acesso em 23 jun 2020

4. A linguagem conotativa é utilizada também em músicas, pois a palavra pode adquirir novos significados. Agora responda:
a) Como podemos conceituar “loucos” nesta canção? 
b) A palavra “guerra” assume qual significado?
c) Qual a figura de linguagem apresentada nos versos “Um homem quando está em paz/ Não quer guerra com ninguém”? Justifique seu uso.
d) Uma música pode utilizar em sua composição termos informais para chamar atenção sobre o assunto que aborda. Nesta canção, o que foi utilizado? 
e) Dê uma interpretação possível a letra de música “Só os loucos sabem”, de Charlie Brown Júnior.
                                    Bons estudos!