7º ano A – 2º bimestre
- Para realizar esta atividade leia o conteúdo abaixo com atenção;
- Copie as informações mais importantes em seu caderno, bem como os exercícios propostos;
- Após realizar esta atividade envie-a para o e-mail: sconceicao@prof.educacao.sp.gov.br até dia 1º/07/2020.
- Não se esqueça de colocar nome e número.
Falando de gramática: Advérbio e locução adverbial: o que são?
Os advérbios constituem uma classe gramatical cuja função consiste em modificar, ou seja, adicionar sentido a verbos, a adjetivos e a outros advérbios. Sua classificação tem relação direta com a circunstância que expressam, podendo ser de tempo, modo, lugar, intensidade, negação, afirmação ou dúvida.
Classificação dos advérbios
Primeiramente, é importante entender que os advérbios modificam outras palavras e sua classificação serve para entender de que forma eles modificam essas palavras, quais sentidos serão adicionados. Assim, os exemplos a seguir não abordam todos os advérbios que existem, mas trazem os que são os mais comuns.
- Advérbios de lugar
São as palavras que indicam uma localização. Os advérbios de lugar mais comuns são aqui, ali, lá, atrás, perto, longe, dentro, fora, entre outros.
Veja:
- Meu amigo mora longe.
- Você pode vir aqui?
- O lugar fica atrás dessa casa.
- Advérbios de tempo
São as palavras que expressam tempo/período. Os advérbios de tempo mais comuns são hoje, amanhã, ontem, sempre, nunca, antes, depois, cedo, tarde, entre outros.
Veja:
- Eu cheguei depois.
- Nós fomos ontem.
- O evento acabará cedo.
- Advérbios de modo
São as palavras que ajudam a entender o modo/a maneira como alguma ação ocorreu ou como ocorre alguma característica. Os advérbios de modo mais comuns são bem, mal, melhor, pior, vagarosamente, rapidamente, entre outros. Também é possível transformar muitos adjetivos em advérbio de modo acrescentando o sufixo -mente ao final da palavra.
Veja:
- Você acabou rapidamente.
- Tudo ficará melhor.
- Vocês escrevem perfeitamente.
- Suas tarefas eram bem completas.
- Ela era naturalmente cacheada.
- Advérbios de intensidade
São as palavras que ajudam a entender o quão intensa é a ação do verbo ou a característica do adjetivo. Os advérbios de intensidade mais comuns são muito, pouco, demais, bastante, mais, menos, entre outros.
Veja:
- Você quer mais suco?
- Façam menos barulho.
- Ela está meio cansada.
- Nós éramos bastante quietos.
- Corríamos muito rapidamente.
- Advérbios de afirmação
São as palavras que complementam ou reforçam o sentido de afirmação. Os advérbios de afirmação mais comuns são sim, certamente, realmente, entre outros.
Veja:
- O jurado criticou positivamente nosso trabalho.
- Eu certamente tirarei férias em breve.
- Advérbios de negação
São as palavras que complementam ou reforçam o sentido de negação. Os advérbios de negação mais comuns são não, nunca, jamais, entre outros.
- Não fizeram questão da nossa presença.
- Cláudio jamais faria uma coisa assim.
- Advérbios de dúvida
São as palavras que dão a ideia de dúvida. Os advérbios de dúvida mais comuns são talvez, provavelmente, eventualmente, quiçá, porventura, entre outros.
- Provavelmente, sairemos ao anoitecer.
- Talvez essa não seja a melhor escolha.
Locuções adverbiais
As locuções adverbiais seguem exatamente a mesma lógica dos advérbios. Porém, elas chamam-se locuções adverbiais, porque são duas ou mais palavras juntas para passarem as ideias que vimos anteriormente nos advérbios, além de outros sentidos.
Locuções adverbiais de lugar: ao redor, por perto, em cima, por ali, à esquerda, entre outros.
Locuções adverbiais de tempo: logo mais, em breve, de manhã, mais tarde, para sempre, nunca mais, entre outros.
Locuções adverbiais de modo: bem devagar, ao contrário, em detalhes, entre outros.
Locuções adverbiais de intensidade: em excesso, de todo, muito menos, bem maior, entre outros.
Locuções adverbiais de afirmação: com certeza, de fato, sem dúvidas, entre outros.
Locuções adverbiais de negação: de jeito nenhum, nunca mais, de maneira nenhuma, entre outros.
Locuções adverbiais de dúvida: quem sabe, entre outros.
Diferenças entre advérbios e adjetivos
Para não confundir advérbio com adjetivo, lembre-se: o advérbio complementa o sentido do verbo, do adjetivo ou de outro advérbio, enquanto o adjetivo complementa o sentido do substantivo. Por exemplo:
Você é delicado.
“Delicado” é uma característica do sujeito, portanto, é adjetivo.
“Delicado” é uma característica do sujeito, portanto, é adjetivo.
Você age delicadamente.
“Delicadamente” é a maneira como o sujeito age, portanto, é advérbio (de modo).
“Delicadamente” é a maneira como o sujeito age, portanto, é advérbio (de modo).
Agora faça os exercícios abaixo:
1. Classifique os advérbios sublinhados. Siga o exemplo.
Talvez ela viaje - advérbio de dúvida
a) Não irei ao passeio.
b) Gosto de quem fala bem.
c) Sim, posso ir com você.
d) Amanhã levarei os livras.
e) Vi um ninho lá na árvore.
f) Chegamos muito tarde para a aula.
g) Ela não sabe como perdeu.
h) Gostaria de esperar um pouco?
i) Perto deles, todos ficam em paz.
j) Olhei calmamente a paisagem..
k) Nunca mais nos veremos.
2. Leia o bilhete abaixo.
Oi Murilo!
Já recebeu o convite da festa da Juliana? Ela disse que vai ser muito legal! A turma toda vai estar lá.Será que eu poderia ir junto com você? A minha mãe não vai poder me levar. Ela disse que vai falar com sua mãe amanhã na saída do colégio.
Falô cara.
Até,
Pedrinho.
Agora faço o solicitado abaixo.
a) Retire os advérbios de tempo
b) Retire os advérbios de intensidade
c) Retire os advérbios de negação
d) Retire os advérbios de lugar
3. Complete as frases empregando um advérbio do quadro abaixo:
a) Eu __________ quis conhecer as praias de Maceió.
b) ___________ fiz um passeio inesquecível.
c) Nós gostamos de caminhar __________do jantar.
d) As pessoas falam __________ de coisas que desconhecem.
e) __________ em nossa cidade temos muitos pontos turísticos interessantes.
f) Nenhum lugar é __________ demais quando a amizade é verdadeira.
g) As flores da exposição são __________lindas.
h) __________teremos que refazer o trabalho de história.
i) As pessoas costumam ser __________ simpáticas com desconhecidos.
4. Leia o trecho do diário abaixo e responda o que se pede.
02/01 – Segunda – feira, 21h.
Por motivos óbvios, não escrevi ontem. Certo, não são tão óbvios assim – mas a verdade é que ninguém, em sã consciência, escreve no primeiro dia do ano. Ainda mais quando o réveillon foi desastroso como o meu. Não gosto nem de lembrar, mas vamos lá...
Foi no sítio da família da Bia. Até aí, tudo bem, poderia ter sido divertido. Principalmente por que a Bia tem uns primos lindos, lindos mesmo, e, se eu passei horas me arrumando e tentando domar meu cabelo foi por eles. Bem, primeira decepção da noite: eles não foram. Claro, deviam ter algo mais interessante para fazer do que conhecer a encalhada aqui – hoje faz exatamente duas semanas que não fico com ninguém! Talvez dê para perceber só de olhar, sei lá.
Mas, tudo bem, a festa teve outros atrativos. A piscina, por exemplo. Combinei com a Bia que à meia-noite nós pularíamos, e o que acontece? Quinze para a meia-noite, mãe liga para lá, pedindo aos pais da Bia que me vigiassem PARA EU NÃO PULAR NA PISCINA. É incrível, faz duas semanas que eu já sarei da garganta inflamada e minha mãe ainda se lembra. Não estou falando com ela até agora.
Espero que o resto do ano seja melhor do que o primeiro dia!
PRATA, Liliane. O diário de Débora. São Paulo: Marco zero, 2003. (adaptação)
Relacione a primeira coluna com a segunda, de acordo com o valor semântico (significado) dos advérbios retirados do texto:
(1) Negação ( ) ontem
(2) Tempo ( ) mais
(3) Dúvida ( ) aqui
(4) Intensidade ( ) talvez
(5) Lugar ( ) não
5. Leia com atenção as frases abaixo e relacione os advérbios destacados com as circunstâncias que transmitem.
( a ) Intensidade ( d ) Tempo (g) negação
( b ) Lugar ( e ) Modo
( c ) Afirmação ( f ) Dúvida
( ) Hoje fomos surpreendidos com a chegada dos visitantes.
( ) Não me incomodo com sua impaciência.
( ) Talvez eu compareça ao seu aniversário.
( ) Estamos muito contentes com sua aprovação.
( ) Talvez eu compareça ao seu aniversário.
( ) Estamos muito contentes com sua aprovação.
( ) Alegremente, Pedro se despediu de sua família.
( ) Os alunos se portaram muito bem.
( ) Eram pessoas bastante simpáticas.
( ) Eles certamente assistirão à corrida.
( ) Talvez as meninas não compareçam.
( ) Meus irmãos sempre vão ao baile.
( ) Ali estava o que procurava.
Bons estudos!