quarta-feira, 17 de junho de 2020

Arte -----6º Ano B -----Prof.ª Andreia----2º Bimestre

E.E. Prof. Dr. Lauro Pereira Travassos - 6ºAnoB - Artes

2º Bimestre - Atividade Semanal -  Profª Andreia Candido - 15/06/2020

Habilidade: (EF06AR09
Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças folclóricas, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.


Entrega: Até dia 19/06/2020

1- Pode ser através do E-mail da professora: andreiacandidosilva@prof.educacao.sp.gov.br 
2- Pode ser feito digitado ou escrito a mão. Tirem uma foto e enviem por email ou no google sala de aula. Se não tiver como enviar via e-mail, deixe no caderno para ser dado a nota na volta das aulas.

Atividade passada, vocês pesquisaram sobre as danças populares…. muito bom não é??? Sabemos que são danças conhecidas por quase toda a população em geral…. Agora, vamos estudar um pouco sobre as danças folclóricas!!!  Copiem o texto no caderno de artes!!

Danças Folclóricas

As danças folclóricas representam um conjunto de danças específicas de cada estado brasileiro, nascidas geralmente de antigos rituais mágicos e religiosos.
As danças folclóricas possuem diversas funções como a comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, saudações às forças espirituais, etc.

Principais Danças Folclóricas

No Brasil, o folclore brasileiro possui muitas danças que representam as tradições e as culturas de determinada região. As danças folclóricas surgiram da fusão das culturas europeia, indígena e africana. Elas são celebradas em festas populares caracterizadas por músicas, figurinos e cenários representativos.
Confira abaixo as principais danças folclóricas brasileiras:

Bumba meu boibumba meu boi








Esta dança folclórica, conhecida em outras regiões brasileiras como o boi-bumbá, é típica do norte e do nordeste.
O Bumba meu boi possui uma origem diversificada, pois apresenta traços das culturas espanhola, portuguesa, africana e indígena.
Trata-se de uma dança na qual a representação teatral é um fator marcante. Assim, a história da vida e da morte do boi é declamada enquanto os personagens realizam suas danças.

Samba de Rodasamba de roda









O samba de roda surgiu no estado da Bahia no século XIX e representa uma dança associada à capoeira e ao culto dos orixás.
Surgiu como forma de preservação da cultura dos escravos africanos. O samba de roda é uma variante do samba, que embora tenha se disseminado por várias partes do Brasil, é tradicional da região do Recôncavo Baiano.

Frevofrevo












O frevo é uma dança típica do carnaval pernambucano surgida no século XIX. Diferente de outras marchinhas carnavalescas, ele é caracterizado pela ausência de letras onde os dançarinos seguram pequenos guarda-chuvas coloridos como elemento coreográfico.
A palavra "frevo" é originária do verbo "ferver", representando, desta maneira, particularidades desta dança demasiadamente frenética.

Maracatumaracatu








O maracatu, termo africano que significa "dança" ou "batuque", é uma dança típica da região nordeste com grande destaque para a região de Pernambuco.
Esse ritmo e dança apresentam fortes características religiosas, composto por uma mistura de elementos indígenas, europeus e afro-brasileiros.

BaiãoBaião






O baião é uma dança e canto típicos do nordeste brasileiro que recebeu, em suas origens, influências das danças indígenas e da música caipira.
Com movimentos que se aproximam do forró, o baião é dançado em pares e sua temática é baseada no cotidiano e nas dificuldades da vida dos nordestinos.

Catiracatira







A catira ou cateretê é uma dança folclórica presente em vários estados brasileiros. Há controvérsias em relação à sua origem, entretanto, acredita-se que ela contém influências indígena, africana, espanhola e portuguesa.
A catira apresenta muitos elementos ligados à cultura caipira caracterizada pelo figurino dos dançarinos acompanhados ao som das violas.

Jongo

Jongo
Dança folclórica de origem africana e em alguns lugares é conhecida pelo nome "caxambu". O jongo é uma dança da zona rural, acompanhada por instrumentos de percussão. Muitas vezes ela é considerada uma variante do samba.
Enfim, existem diversas outras danças folclóricas. Agora é com vocês:

Atividade:

VocÊ sabia que a Quadrilha da nossa Festa Junina é uma dança folclórica???? 
Faça uma pesquisa bem elaborada, sobre a Quadrilha de  Festa Junina!!! De onde surgiram, quais os estados que tem a tradição dessa dança…. a história… enfim.. tudo sobre essa dança tão linda e gostosa de se dançar!!!



Bons Estudos!!