Aula: Quando é o meu tempo?
- Unidade temática: Sonhar com o futuro.
Habilidades e competências:
Correlacionar trabalho, lazer e aprendizagem com ócio criativo.
Objetivos:
- Refletir sobre o uso não automatizado do tempo, através da elaboração de possíveis roteiros para a vivência do ócio criativo.
- Contrapor à noção negativa de ócio o seu potencial modificador das noções utilitaristas e pretensamente norteadoras de uma forma homogênea de se elaborar a vida.
Materiais e recursos necessário:
Caderno ou diário de vivências, lápis e caneta.
Descrição das atividades a serem realizadas:
Atividade 1: Vamos refletir
“Meu tempo é quando!”
“Ociar” não quer dizer ficar o dia inteiro de pernas para o ar, sem fazer nada. Isso se chama perda de tempo. Também não é aquela sensação insuportável de não ter nada para fazer. O nome disso é tédio. Então, o que é? Você conhece a clássica fábula da cigarra e da formiga. E não seria difícil imaginar qual das duas personagens você desejaria ser. Não porque você não queira “fazer nada”,
mas porque sabe do valor de dar vazão àquela vontade maravilhosa de inventar, criar, ao identificar a beleza e a graça de viver. É o que fazia a cigarra. E com que dedicação! Quem sabe da disciplina, empenho e paciência exigidos de quem se propõe a aprendizagem da música pode dizer do quanto a
cigarra se empenhou para produzir a beleza que era a identidade dela. E era justamente isso que a diferenciava, e que a formiga infeliz e burocrata não entendeu: a dedicação ao aperfeiçoamento da própria potência, do talento, daquilo que fazia a cigarra gostar de viver. Esse é o ócio criativo. Qual é o seu? Você terá muito tempo para descobrir. É um projeto para a vida inteira.
Atividade 2: Direcionando o “ócio” : Coisas que gostaria de fazer, lugares que gostaria de ir. Nesta atividade você deverá fazer algumas listas criativas, ou seja , nada de uma listinha simples, com informações somente escritas e numeradas. Use a criatividade, desenhe, crie mapas mentais, fuja do óbvio.
Lista 1 “Cartografia do ócio”. Aqui deverá constar todos os lugares da sua cidade convidativos a passeios, seja porque neles é possível ver coisas belas, inusitadas, engraçadas, diferentes, estranhas, curiosas, seja porque induzem a calma, a reflexão, a contemplação desinteressada das coisas.
Lembre-se também daqueles locais aos quais você sempre quis ir, mas nunca foi; ou aqueles espaços públicos nos quais você nunca entrou, mas sempre quis “xeretar” para ver o que se passa por lá e ainda não teve “coragem”.
Lista 2: “Tempo de introspecção, de sonhar, divagar, devanear”. Esse é para aqueles momentos em que, pegos de surpresa, somos perguntados se estamos no mundo da lua – um lugar muito
bom de estar, aliás. Liste as condições adequadas para aqueles momentos de devaneio.
Lista 3: “Confiança, hospitalidade, emotividade”. Liste as circunstâncias que favorecem essas sensações, como a visita a um amigo, a criação de um sarau ou luau, a preparação de uma delicadeza surpreendente.
Lista 4: “Feminização da vida”. Tudo o que se opõe à pressa e à competitividade. Situações colaborativas, como ler para uma criança, para uma pessoa cega, fazer um trabalho voluntário. Lista 5: “Estética e intelectualidade”. Shows, livros e arte. Estudar, como a cigarra. Pode ser ler um livro por iniciativa própria, pautado pelo assunto da sua preferência, tentar descobrir quais os pontos que tornam a música clássica, o balé, a culinária, etc. interessantes para algumas pessoas.
Saciar a sua curiosidade, experimentando ou estudando, sempre orientado pelos interesses que surgirem.
Atividade 3: Em casa: O que é que eu vou fazer agora?
Essa é para os fortes. Responda honestamente: você consegue ficar um dia inteiro sem Twitter, Facebook e outras mídias sociais? Será esse o desafio da sua lição de casa. Fique um dia inteiro afastado das redes sociais virtuais (existem redes... reais! – mesmo em tempos de isolamento social, rsrs). Faz de conta que houve um bug de proporções globais e você não pode contar com esses recursos agora. Findo o dia de abstinência, capriche no relato por escrito. Como foi a sua saga?
-Devolutivas e avaliação
As atividades devem ser enviadas para o e-mail do patricialdomingos@yahoo.com.br até 29/06/2020 e caso não seja possível, as mesmas devem ser entregues no retorno às aulas presenciais.
-Observações
Além das atividades descritas acima deve-se ainda realizar um pequeno resumo das aulas assistidas no CMSP. Anote em seu caderno o assunto da aula, o que você entendeu e as suas dúvidas.
Acessem e curtam a página Dilemas contemporâneos – Projeto de vida através do link https://www.facebook.com/educalauroemprojetodevida/ criada especialmente para a troca de vivências sobre o assunto.