terça-feira, 30 de junho de 2020

QUÍMICA EJA (1SA, 1SB, 1SC) 2º Bimestre Prof.º Everton

ATIVIDADE DE QUÍMICA    EJA  (1SA, 1SB, 1SC) REFERENTE A SEMANA DO DIA 29/06/2020 À 03/07/2020
2º BIMESTRE

NOME: _______________________________   Nº: _________   SÉRIE: ___
DATA: __________________     PROF. EVERTON
RESPONDA NO CADERNO, TIRE FOTO E ENVIE PARA O EMAIL 

Origem da Tabela Periódica

A origem da Tabela Periódica ocorreu no início século XIX, por volta do ano de 1829, quando os químicos da época decidiram propor formas de organização dos elementos químicos conhecidos até então.
No início do século XIX, os químicos possuíam conhecimentos sobre diversas características (densidade, massa atômica, reatividade, ponto de fusão, ponto de ebulição, estado físico) de trinta elementos químicos. Esses conhecimentos serviram de ponto de partida para a origem da Tabela Periódica.
Ao longo de 200 anos, vários foram os químicos que procuraram propor formas de organizar os elementos químicos, ou seja, a Tabela Periódica que conhecemos hoje, na verdade, teve várias origens, já que ao longo da história muitas tentativas foram realizadas.
Mapa Mental: Origem da Tabela Periódica
Veja alguns dos químicos que se destacaram na tentativa de organizar os elementos em uma tabela.
Tríades de Dobereiner
Ilustração de Johann Wolfgang Dobereiner *
Ilustração de Johann Wolfgang Dobereiner *
No ano de 1829, o químico alemão Johann Wolfgang Dobereiner organizou a primeira Tabela Periódica da história. Ela apresentava os trinta elementos químicos conhecidos até então e foi batizada por ele de tríades de Dobereiner.
A tabela periódica de Dobereiner foi denominada de tríade porque os elementos foram organizados em grupos de 3. Cada grupo apresentava elementos que possuíam características químicas semelhantes.
Representação de uma tríade de Dobereiner
Representação de uma tríade de Dobereiner
Um fato interessante em relação às tríades de Dobereiner é que a massa atômica do elemento central da tríade era exatamente a resultante da média aritmética entre as massas atômicas dos outros dois elementos da tríade.
https://s4.static.brasilescola.uol.com.br/img/2017/02/calculo-da-massa-do-sodio.jpg
Parafuso telúrico de Alexandre de Chancourtois
No ano de 1862, o geólogo e mineralogista francês Alexandre de Chancourtois resolveu propor uma organização dos elementos químicos conhecidos na época para facilitar a aplicação deles na mineralogia. A tabela de Chancourtois foi denominada de parafuso telúrico.
Representação do parafuso telúrico de Chancourtois
Representação do parafuso telúrico de Chancourtois
Chancourtois distribuiu os elementos (pontos escuros na imagem) químicos em ordem crescente de massa atômica ao longo de uma faixa espiral existente em um cilindro. Com essa organização, Chancourtois observou que os elementos posicionados na mesma linha vertical apresentavam propriedades químicas semelhantes.
Lei das Oitavas
Lei das oitavas foi o nome proposto pelo químico inglês J.A.R. Newlands, no ano de 1865, à Tabela Periódica. Pelo fato de Newlands também ser músico, ele montou a tabela de acordo com as notas musicais (dó, lá, ré, mi, fá, sol, lá, si).
Newlands organizou os 61 elementos químicos conhecidos na época em ordem crescente de massa atômica e colocou-os em colunas verticais. Cada uma das colunas verticais possuía sete elementos.
Representação de duas oitavas de Newlands
Representação de duas oitavas de Newlands
Newlands observou que os elementos químicos presentes em uma mesma linha horizontal de oitavas diferentes apresentavam propriedades químicas semelhantes. Assim, o primeiro elemento de uma oitava apresentava propriedades semelhantes ao primeiro elemento da outra oitava e assim sucessivamente.




Tabela periódica de Mendeleev
Ilustração do químico Mendeleev **
Ilustração do químico Mendeleev **
Mendeleev, durante seus trabalhos com os elementos químicos, tinha o hábito de anotar as propriedades de cada um deles em fichas. Em um dado momento, no ano de 1869, ele resolveu colocar essas fichas em ordem crescente de massa atômica.
Logo após organizar os elementos em ordem crescente de massa atômica, Mendeleev manteve o padrão, mas posicionou os elementos em colunas horizontais e verticais, respeitando as características e semelhanças dos elementos.
Tabela periódica de Moseley
No ano de 1913, o químico inglês Henry Moseley, a partir da tabela proposta por Mendeleev, montou a tabela periódica nos padrões que conhecemos até os dias de hoje.
Diferentemente de Mendeleev, Moseley organizou os elementos em ordem crescente de número atômico, manteve a organização em colunas horizontais e verticais, mas posicionou os elementos de mesmas características químicas nas mesmas colunas verticais.
Tabela periódica atual
Após 1913, a Tabela Periódica proposta por Moseley não sofreu nenhuma grande modificação, na verdade, passou por algumas atualizações, já que alguns elementos químicos foram descobertos.
Comparando-a com a tabela atual, a tabela de Moseley não apresentava, por exemplo, os elementos químicos de números atômicos entre 110 e 118. Além disso, a série dos actinídeos estava localizada acima da série dos lantanídeos.
A última atualização realizada na Tabela Periódica foi no ano de 2016, quando os elementos 113, 115, 117 e 118 passaram a fazer parte oficialmente dela.

Tabela periódica atualTabela periódica atual 

Se desejar assista o vídeo explicativo pelo youtube. Copie e cole o link no navegador 

https://www.youtube.com/watch?v=scJnpGTZHJM
RESPONDA EM UMA FOLHA SEPARADA E ENVIE AS PERGUNTAS E RESPOSTAS PELO E-MAIL:
QUESTÃO 1
Marque a alternativa que apresenta o nome do cientista que propôs uma tabela periódica organizando os 61 elementos químicos conhecidos na época, em ordem crescente de massa atômica, e colocou-os em colunas verticais (denominadas oitavas). Cada uma dessas colunas verticais possuía sete elementos, observando-se que os elementos químicos presentes em uma mesma linha horizontal, de oitavas diferentes, apresentavam propriedades químicas semelhantes?
a) Moseley
b) Chancourtois
c) Mendeleev
d) Newlands
e) Dobereiner
QUESTÃO 2
Durante seus trabalhos com os elementos químicos, o cientista tinha o hábito de anotar as propriedades de cada um deles em fichas. Em um dado momento, no ano de 1869, ele resolveu colocar essas fichas em ordem crescente de massa atômica. Logo após organizar os elementos em ordem crescente de massa atômica, o cientista manteve o padrão, mas posicionou os elementos em colunas horizontais e verticais, respeitando as características e semelhanças dos elementos. Quem era esse cientista?
a) Moseley
b) Chancourtois
c) Mendeleev
d) Newlands
e) Dobereiner
QUESTÃO 3
(ITA-SP) Na elaboração das primeiras classificações periódicas, um dos critérios mais importantes para agrupar elementos numa mesma coluna foi observar:
a) o último subnível eletrônico ser igualmente ocupado.
b) mesma(s) valência(s) na combinação com elementos de referência.
c) mesma estrutura cristalina dos próprios elementos.
d) número atômico crescente.
e) número de massa crescente.

QUESTÃO 4
(Uece) Dmitri Mendeleeev, químico russo (1834–1907), fez prognósticos corretos para a tabela periódica, mas não soube explicar por que ocorriam algumas inversões na ordem dos elementos. Henry Moseley (1887–1915), morto em combate durante a Primeira Guerra Mundial, contribuiu de maneira efetiva para esclarecer as dúvidas de Mendeleev ao descobrir experimentalmente:
a) o número atômico dos elementos da tabela periódica.
b) a primeira lei de recorrência dos elementos químicos.
c) os gases nobres hélio e neônio.
d) o germânio, batizado por Mendeleeev de eka-silício.
QUESTÃO 5

Desenhe uma tabela periódica numa folha separada de forma simplificada

OBS.: Pesquise na internet ou em livros, onde conste as famílias, grupos, símbolos e nomes, número atômico de cada elemento e divida em metais, semi-metais, não metais e gases nobres por cor.


BONS ESTUDOS!!

ENTREGAR ATÉ DIA 10/07

29/06/2020