PROFESSORA: Edlaine (Didi) - Educação Física.
Enviar a atividade para: e-mail: edlainel@prof.educacao.sp.gov.br e cópia para: didinishi@gmail.com até dia 09/07/2020 Obs: colocar no assunto nome completo e série
TEMA: LUTAS - JUDÔ
CONTEXTO: Olá alunos! No roteiro anterior vocês puderam conhecer um pouco mais das lutas de forma geral. Nesta semana iremos nos aprofundar em um tipo específico de luta, o Judô. E aí, vamos lá?
HISTÓRIA DO JUDÔ
O Judô é derivado do Ju-Jutsu, uma arte que serve tanto para atacar quanto para defender usando nada mais que o seu próprio corpo.
Por muitos anos, o jovem Jigoro Kano, que nasceu no Japão, dedicou-se a estudar sobre as antigas formas de autodefesa, procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseadas em leis de dinâmica, ação e reação. Ele selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de Ju-Jutsu em um novo estilo chamado de Judô.
O Judô reúne dois Kanjis (ideogramas), 柔JU (suave) e 道DO (caminho) e os estilos de Ju-Jutsu japonês, TENJIN-SHINYO-RYU e o KITO-RYU, utilizados para dar base a sua criação e a alguns princípios filosóficos, entre eles: o SEIRYOKU-ZEN-YO – que é o princípio caracterizado pela mínima força e máxima eficiência utilizando a energia do oponente para superá-lo; e o JITA-KYOEI - que é o princípio caracterizado pela prosperidade e pelo crescimento mútuo para propiciar o convívio harmônico e solidário.
A filosofia do Judô tem por base o respeito ao seu oponente, como forma de auto respeito, assim, o mestre Jigoro Kano idealizou um código moral baseado em oito princípios básicos:
● Cortesia, para ser educado no trato com os outros;
● Coragem, para enfrentar as dificuldades com bravura;
● Honestidade, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;
● Honra, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;
● Modéstia, para não agir e pensar de maneira egoísta;
● Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros;
● Autocontrole, para estar no comando das suas emoções;
● Amizade, para ser um bom companheiro e amigo.
O Judô possui um repertório técnico extenso, apresentamos abaixo alguns deles:
● KUMI-KATA (Pegadas) - é a maneira de segurar com as mãos no JUDOGUI (roupa do judô), fundamental para ataques e defesas de golpes
● KUSUSHI (Desequilíbrio) - é levar o oponente a uma posição de desequilíbrio.
● UKEMI-NO-WAZA (técnicas de amortecimento) - usada para amortecer as quedas dos golpes do Judô.
● TE-WAZA (técnicas de braço) - são técnicas de projeção ao solo que usam os braços.
● KOSHI-WAZA (técnicas de quadris) – são técnicas de projeção ao solo que usam os quadris.
● ASHI-WAZA (técnicas de perna) - são técnicas de projeção ao solo que usam os pés ou as pernas.
● OSSAE-WAZA (técnicas de imobilização) - são técnicas para imobilizar o oponente no solo.
● SHIME-WAZA (técnicas de estrangulamento) – são técnicas para estrangular o oponente.
● KANSETSU-WAZA (técnicas de chaves nas articulações) – são técnicas de torções nos braços do oponente.
Fonte: Confederação Brasileira de Judô
- Assista ao vídeo abaixo para melhor entendimento do tema proposto: - Link: https://www.youtube.com/watch?v=wGyjXkbj3fg
QUESTÕES:
1) De acordo com o texto presente no roteiro de estudos, quem foi o criador do Judô?
( ) Ayaka Mori ( ) Natsu Dori ( ) Jigoro Kano ( ) Nanami Matsu
2) Qual o significado da palavra Judô?
( ) Caminho livre ( ) Caminho suave ( ) Caminho leve ( ) Caminho tranquilo
3) Qual é a principal filosofia do judô?
( ) Respeito ao seu oponente ( ) Vencer
( ) Derrotar o adversário ( ) Ganhar sempre
4) Cite pelo menos 3 dos 8 princípios básicos do judô apresentados no texto: