quarta-feira, 17 de junho de 2020

Língua Portuguesa-----6º Ano A, B, C e D-----2º Bimestre----Prof.ª Patrícia Lopes




Disciplina: Língua Portuguesa
Série/Turma: 6° ano A, B, C e D
Professor(es) Responsável(eis): Patrícia Lopes Domingos
Quantidade de aulas: 04
Período: Semana de 08 a 12 de junho de 2020

OBJETOS DE ESTUDO

-    Sentido conotativo e denotativo

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

EF06LP05B - Utilizar diferentes gêneros textuais, considerando a intenção comunicativa, o estilo e a finalidade dos gêneros.

OBJETIVOS

Utilizar e reconhecer diferentes gêneros textuais. Produzir texto com coerência a partir d e comando específico e orientado. Usar conhecimentos prévios na construção de sentido.

MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS

Caderno, lápis, livros, livro didático e internet.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS


Para início de conversa
Uma das coisas mais fantásticas da linguagem é que ela é mutável, ou seja, ela pode se transformar conforme a necessidade do falante, por isso existem diversas formas de dizer a mesma coisa
-
Na aula do dia 14 de maio do CMSP, foi tratado sobre o tema “Por dentro das fábulas, “ onde podemos verificar que um texto é construído a partir de vários recursos. Vamos retomar alguns conceitos trabalhados nesta aula e nos aprofundar em alguns deles.

DENOTAÇÃO: uso da palavra no seu sentido convencional, real , original.

CONOTAÇÃO: uso da palavra com um outro significado, criado pelo contexto.
-


ATIVIDADE 1 Observe o uso da palavra CRÂNIO na tirinha a seguir onde a palavra crânio foi usada em dois sentidos:



No1° quadrinho “CRÂNIO” significa inteligente , ou seja está no sentido conotativo, e no 4° quadrinho a palavra “CRÂNIO” quer dizer “conjunto de ossos que formam a cabeça de um vertebrado”, logo está no sentido denotativo.
Outro exemplo: Aquela flor é amarela. (Sentido denotativo) Jéssica é uma flor. (Sentido conotativo)

. Vamos fazer um exercício rápido. Anote em seu caderno as diversas maneiras que você consegue dizer que usando o sentido conotativo:
-Alguém é inteligente
  • Está muita saudade Que alguém é bonita.

ATIVIDADE 2 – Responda em seu caderno as questões do livro didático das páginas 45, 46 e, 47 ATIVIDADE 3- Leia atentamente a tirinha a seguir e responda as questões no caderno




    1. Quais palavras ou expressões dos quadrinhos acima estão sendo usadas no sentido conotativo?
    2. Explique cada uma das palavras ou expresões encontradas na questão anterior.


ATIVIDADE 4 – Forme uma frase com cada uma das seguintes palavras, usando-as no sentido conotativo e no denotativo. Observe o exemplo:

João é fera em matemática. (conotativo) Tem uma fera solta no parque. (denotativo)

a)doce    b)animal    c)fogo


DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO

As atividades podem ser enviadas para o e-mail do professor (patricialdomingos@yahoo.com.br) e caso não seja possível, as mesmas devem ser entregues no retorno as aulas presenciais.

OBSERVAÇÕES

Além das atividades descritas acima deve-se ainda realizar um pequeno resumo das aulas assistidas no CMSP. Anote em seu caderno o assunto da aula e o que você entendeu. Você pode enviar suas dúvidas pelo e-mail acima ou pelo chat da turma.