OBJETOS DE ESTUDO
- Sentido conotativo e denotativo
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
EF06LP05B - Utilizar diferentes gêneros textuais, considerando a intenção comunicativa, o estilo e a finalidade dos gêneros.
OBJETIVOS
Utilizar e reconhecer diferentes gêneros textuais. Produzir texto com coerência a partir d e comando específico e orientado. Usar conhecimentos prévios na construção de sentido.
MATERIAIS E RECURSOS NECESSÁRIOS
Caderno, lápis, livros, livro didático e internet.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
Para início de conversa
Uma das coisas mais fantásticas da linguagem é que ela é mutável, ou seja, ela pode se transformar conforme a necessidade do falante, por isso existem diversas formas de dizer a mesma coisa
-
Na aula do dia 14 de maio do CMSP, foi tratado sobre o tema “Por dentro das fábulas, “ onde podemos verificar que um texto é construído a partir de vários recursos. Vamos retomar alguns conceitos trabalhados nesta aula e nos aprofundar em alguns deles.
DENOTAÇÃO: uso da palavra no seu sentido convencional, real , original.
CONOTAÇÃO: uso da palavra com um outro significado, criado pelo contexto.
-
ATIVIDADE 1 – Observe o uso da palavra CRÂNIO na tirinha a seguir onde a palavra crânio foi usada em dois sentidos:
No1° quadrinho “CRÂNIO” significa inteligente , ou seja está no sentido conotativo, e no 4° quadrinho a palavra “CRÂNIO” quer dizer “conjunto de ossos que formam a cabeça de um vertebrado”, logo está no sentido denotativo.
Outro exemplo: Aquela flor é amarela. (Sentido denotativo) Jéssica é uma flor. (Sentido conotativo)
. Vamos fazer um exercício rápido. Anote em seu caderno as diversas maneiras que você consegue dizer que usando o sentido conotativo:
-Alguém é inteligente
- Está muita saudade Que alguém é bonita.
ATIVIDADE 2 – Responda em seu caderno as questões do livro didático das páginas 45, 46 e, 47 ATIVIDADE 3- Leia atentamente a tirinha a seguir e responda as questões no caderno
- Quais palavras ou expressões dos quadrinhos acima estão sendo usadas no sentido conotativo?
- Explique cada uma das palavras ou expresões encontradas na questão anterior.
ATIVIDADE 4 – Forme uma frase com cada uma das seguintes palavras, usando-as no sentido conotativo e no denotativo. Observe o exemplo:
João é fera em matemática. (conotativo) Tem uma fera solta no parque. (denotativo)
a)doce b)animal c)fogo
DEVOLUTIVAS E AVALIAÇÃO
As atividades podem ser enviadas para o e-mail do professor (patricialdomingos@yahoo.com.br) e caso não seja possível, as mesmas devem ser entregues no retorno as aulas presenciais.
OBSERVAÇÕES
Além das atividades descritas acima deve-se ainda realizar um pequeno resumo das aulas assistidas no CMSP. Anote em seu caderno o assunto da aula e o que você entendeu. Você pode enviar suas dúvidas pelo e-mail acima ou pelo chat da turma.