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Aula de Química 1° A e B
Como identificar materiais por meio das propriedades?
Propriedades gerais da matéria: São aquelas comuns a todos os materiais, como massa, extensão (volume), divisibilidade
Propriedades específicas da matéria: São aquelas que caracterizam a matéria e servem para identificar os materiais de acordo com suas particularidades, que podem ser físicas, químicas, organolépticas ou funcionais.
Pontos de fusão e ebulição
Pontos de fusão: temperatura em que certa substância passa do estado sólido para o líquido (S + L).
Ponto de ebulição: temperatura em que certa substância passa do estado líquido para o gasoso (L + G).
Estados físicos
Sólido: forma e volume definidos
Líquido: forma variada e volume definido
Gasoso: forma e volumes indefinidos
Experimento 1
Materiais
Água destilada, termômetro, fonte de calor, recipiente resistente ao calor.
Parte experimental
Adicione água destilada ao recipiente
Verifique a temperatura da água antes de iniciar o aquecimento e, depois, anote o valor
Aqueça a água e anote a temperatura a cada minuto.
Temperatura inicial 24°C
1 min. 30°C
2 min 44°C
3 min 56°C
4 min 68°C
5 min 77°C
6 min 86°C
7 min 91°C
8 min 95°C
9 min 96°C
10 min 97°C
11 min 97°C
12 min 98°C
13 min 97°C
14 min 97°C
Enquanto nós tivermos água a temperatura vai se manter em 97°C
Obs.: A água é uma substância pura que apresenta ponto de ebulição em 100º C, ao nível do mar (1 atm ou 760 mmHg). Deste modo, a sua temperatura não irá ultrapassar os 100º C na forma líquida e permanecerá constante até ser transformada em vapor. Como nós moramos na capital de SP, não estamos ao nível do mar, então a temperatura de ebulição não será 100°C.
Aquecimento da água com sal
Experimento 2
Materiais e reagentes
Água, sal, termômetro, fonte de calor, recipiente resistente ao calor.
Parte experimental
1- Adicione a água e o sal ao recipiente
2- Verifique a temperatura da mistura antes de iniciar o aquecimento e, depois anote o valor
3- Aqueça a mistura e anote a temperatura a cada minuto.
Temp inicial 25°C
1 min 27°C
2 min 40°C
3 min 54°C
4 min 63°C
5 min 77°C
6 min 85°C
7 min 92°C
8 min 96°C
9 min 97°C
10 min 97°C
11 min 96°C
12 min 96°C
13 min 99°C
14 min 100°C
15 min 100°C
16 min 101°C A temperatura continua aumentando e a parte do sal deposita na borda da vidraria (Becker)
Exercícios
- Temos dois frascos, fechados e sem identificação, e cada um contém 100 ml de um líquido incolor. Sabe-se que um frasco contém água e o outro etanol.
Como você faria para identificar adequadamente cada frasco?
- Por que a água não entrou em ebulição em 100°C?
- (1° experimento) O que acontece com a temperatura da água depois que entra em ebulição?
1- Aumenta
2- Diminui
3-Não sofre alteração
- (2° experimento) O que acontece com a temperatura da água com sal depois que esta entra em ebulição?
1- Aumenta
2- Diminui
3- Não sofre alteração
- Qual a diferença foi possível observar nos experimentos?
- O que causou essa diferença?
- Qual é a temperatura de ebulição da água? 100°C
Temos dois frascos, fechados e sem identificação, e cada um contém 100 ml de um líquido incolor. Sabe-se que um frasco contém água e o outro etanol.
Como você faria para identificar adequadamente cada frasco?
Gasoso: forma e volumes indefinidos