Professora: Edlaine (Didi) - Educação Física.
Enviar a atividade para: e-mail: edlainel@prof.educacao.sp.gov.br com cópia para: didinishi@gmail.com até dia 05/07/2020 Obs.: colocar no assunto nome completo e série.
TEMA: ATIVIDADES RITMICAS
CONTEXTO: Olá aluno! A partir dessa semana estaremos dando início ao 2º bimestre. O primeiro assunto que iremos estudar neste período é um tema muito interessante. Iremos aprender um pouco mais sobre as atividades rítmicas. Já parou para pensar e reparar em como quase tudo a nossa volta possui um ritmo? Os ponteiros de um relógio, os passos de uma pessoa que está andando na rua, o latido de um cachorro, a água saindo da torneira. Interessante, não? Nesta atividade irei lhes apresentar o conceito de ritmo, ou seja, o que é ritmo?
Aula 1 – Leia o texto abaixo e assista ao vídeo proposto.
CONCEITO DE RITMO
Do latim rhythmus, o ritmo é uma ordem cadenciada na sucessão das coisas. Trata-se de um movimento controlado ou calculado que se produz pela ordenação de elementos diferentes.
O ritmo pode definir-se como a combinação harmoniosa de sons, vozes ou palavras, incluindo as pausas, os silêncios e os cortes necessários para que soe de forma agradável para os sentidos.As artes encontram, portanto, no ritmo uma das suas principais características. No caso da música, o ritmo é a proporção existente entre o tempo de um movimento e o de outro diferente. A organização das cadências, os compassos, a batida e os acentos determinam a forma como o ouvinte irá captar o ritmo e, por conseguinte, a estrutura da obra.
O ritmo, também conhecido como ritmo musical, pode possuir tempos fortes e fracos, assim como tempos longos ou curtos. E ainda que um ritmo seja mais lento, ele continua tendo um movimento constante e simétrico, do mesmo modo que acontece com os ritmos mais rápidos.
A literatura (tanto a narrativa como a poesia) tem o seu ritmo na escolha das palavras e no equilíbrio das orações. Por exemplo: uma sucessão de palavras com sílabas longas e orações extensas fará que a obra tenha um ritmo lento.
Nisso, temos o que é conhecido como “prosódia”, uma parte da linguística que estuda os atributos da fala, tais como o ritmo, o acento da língua falada, entre outros. Em outras palavras, ela alastra-se com a emissão das palavras de forma correta tendo como base a posição da sílaba tônica num discurso.
O ritmo também se pode denotar nos processos naturais como a sucessão periódica de fenômenos geofísicos. As marés oceânicas e os meses lunares estão relacionados com processos rítmicos.
Na linguagem do dia-a-dia, tende-se a associar o ritmo à velocidade à qual se vive: “As minhas férias tiveram um ritmo frenético: percorri cinco países e não fiquei mais de dois dias em cidade nenhuma”, “Gosto de ir até à aldeia para visitar os meus avós, pois vivem a um ritmo muito mais sereno e posso descansar”.
Há também que faça uso do termo “ritmo” para definir a velocidade com a qual se realiza uma atividade física: “fiz três séries de abdominais, comecei num ritmo devagar, mas depois fui aumentando”.
Por fim, temos o emprego do termo “ritmo” na medicina em “ritmo cardíaco”, quando nos referimos ao movimento que faz o coração para bombear sangue. Esse movimento acontece devido ao fluxo de sangue que há ao longo de todo o organismo humano ou animal.
O processo pelo qual o coração se contraí, impulsionando o sangue, é chamado de sístole e há outro movimento que complementa esse que é chamado de diástole, que é quando o coração relaxa, onde o sangue volta a enchê-lo. E daí todo o processo começa novamente. E para que o coração esteja funcionando corretamente, é necessário que o ritmo de ambos os movimentos ocorram de maneira adequada, do contrário ocorrerá uma arritmia que, se persistente, pode provocar danos ao coração e causar um infarto, o que pode levar uma pessoa a óbito.
- Assista ao vídeo abaixo para se aprofundar ainda mais no tema estudado:
- Link: https://www.youtube.com/watch?v=kI4Yp-6Mlh4
QUESTÕES:
1) No lugar onde você está neste exato momento, observe ao seu redor e cite 3 coisas que você consegue observar que possui um ritmo:
______________________________________________________________________________________________
2) Em nosso corpo, cite 2 características, gestos ou ações que possui ritmo:
______________________________________________________________________________________________
3) Na natureza, cite 3 coisas que possui rítmo:
______________________________________________________________________________________________
4) De acordo com o texto do roteiro de estudos, qual é o conceito de rítmo?
a) É um movimento repetitivo
b) É uma ordem cadenciada na sucessão das coisas
c) Diz respeito apenas as danças
d) Diz respeito apenas as músicas