sexta-feira, 24 de julho de 2020

Ciências 8º Ano A----Prof.ª Rosemary----2º Bimestre

Aula de ciências FUND II
Biodiversidade e sustentabilidade
    Todas as ações humanas causam alterações no ambiente. Entre as atividades que podem gerar sérios impactos ambientais e sociais estão o desmatamento para a construção de moradias e estradas, a caça, a pesca e a coleta de partes de plantas, como frutos, flores e sementes.
    Para evitar que essas ações esgotem os recursos naturais é preciso planejar a melhor maneira de utilizá-los. Esse tipo de planejamento – que se preocupa em atender às necessidades da geração atual sem prejudicar as necessidades das gerações futuras – é chamado desenvolvimento sustentável.

A importância da biodiversidade para o desenvolvimento sustentável Atividade sustentável

A importância da biodiversidade
    Para muitos cientistas, atualmente está acontecendo mais uma extinção em massa na história da Terra: muitas espécies estão desaparecendo em um ritmo cerca de 100 mil vezes mais rápido do que o da extinção natural. Esse tipo de extinção acontece em um ritmo muito mais lento do que o da extinção em massa e se deve aos fatores de evolução biológica, como a seleção natural.
    extinção em massa é um tipo de extinção terminal em que 10% ou mais das espécies desaparecem sem descendentes ao longo de um ano, ou 50% ou mais das espécies num período entre um e três milhões de anos, quando em momentos normais as extinções ocorrem a uma taxa entre duas e cinco famílias biológicas de invertebrados ..
    Um animal é considerado extinto quando já não existe na natureza ou em cativeiro.
Proteção da biodiversidade
    Diante do aumento da destruição da vegetação nativa e da maior ocorrência de extinções nas últimas décadas, foi necessário criar algumas medidas para proteger a biodiversidade. Entre essas medidas está o combate ao desmatamento ilegal, bem como a fiscalização do corte de árvores para extração de madeira. As autoridades devem verificar se a extração está sendo feita em uma área específica e se estão sendo respeitados os direitos das comunidades locais, as leis trabalhistas e a legislação ambiental.
    Para a preservação da biodiversidade é preciso também combater a biopirataria, ou seja, o envio ilegal de plantas, animais e outros organismos para países estrangeiro interessados em utilizar esses recursos naturais para desenvolver medicamentos, cosméticos e outros produtos. Uma forma de evitar a pirataria é criar leis que regulamentem a exploração da biodiversidade e fiscalizar o cumprimento dessas leis. Também é preciso estimular as pesquisas científicas locais com esses recursos naturais.
    A criação de áreas naturais de proteção ambiental tem sido adotada no mundo todo como uma das principais estratégias para conservação da natureza e manutenção da biodiversidade. Essas áreas visam preservar o equilíbrio ecológico que permite a sobrevivência de todas as espécies-inclusive da espécie humana. 
Tigre-da-tasmânia (Thylacinus cynocephalus, cerca de 1 m de comprimento, fora a cauda), natural da Austrália e Nova Guiné, já extinto, foto é de 1928, em zoológico da Tasmânia, na Austrália.
     A extinção atual vem sendo provocada pelo ser humano, principalmente por meio da destruição dos ambientes naturais, como florestas e campos. No lugar da vegetação original estão sendo construídas estradas, cidades e fábricas, e estabelecidos cultivos e pastagens. Atividade de exploração dos recursos naturais, como a extração da madeira e de minérios, também resultam no prejuízo das características originais do ambiente. Essas atividades provocam retirada da vegetação, morte de animais nativos, erosão do solo, poluição da água, entre outras consequências. 
    Além disso, os ambientes naturais também vêm sendo prejudicados por outros fatores: pelo aquecimento global, provocado pela queima de combustíveis
Exercícios
  1. Explique o que é a extinção em massa.
  2. O que devemos fazer para preservar a biodiversidade?
  3. Como devemos evitar a pirataria?
  4. Faça uma pesquisa na internet sobre Unidades de Conservação: a) Unidades de Conservação de Proteção Integral b) Unidades de Conservação de Uso Sustentável.